A diversidade nas narrativas do PNLD literário 2018:
um olhar para Mãos de vento e olhos de dentro
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.18653Keywords:
Diversidade, Inclusão, Literatura infantil, Políticas públicasAbstract
A leitura literária desenvolve a criatividade, a imaginação, o senso crítico, além de contribuir na humanização. Considerando que muitas crianças terão contato com obras literárias apenas na escola e a importância da literatura na constituição do sujeito, o presente estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: que nuances de diversidade perpassam a obra Mãos de vento e olhos de dentro, de Lô Galasso, selecionada para o PNLD Literário 2018? A pesquisa tem como objetivo geral averiguar em que medida a diversidade permeia essa obra destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas à educação plural e inclusiva. Realiza-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa e a análise da obra quanto à história e ao discurso, assim como aos aspectos pictóricos que a compõem. Com base no aporte teórico, na análise da obra e considerando que a escola é espaço vivo, de reflexão, de pensamento, um espaço plural e, portanto, de respeito e valorização das diversidades, esta investigação, que se insere no campo da Inclusão Social e das Políticas Públicas, traz contribuições relevantes para estudos referentes às diversidades na literatura infantil, sobretudo no que se refere à seleção de obras literárias no contexto escolar.
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