Escrita, universidade e sociedade

formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.17955

Keywords:

Leitura, Escrita, Polifonia, Formação universitária.

Abstract

This article aims to reflect on the development of readers in higher education, for which we used chronicles produced by students of the Technology in Business Management course in the first semester of 2020. To carry out this work, students engaged with different texts and their possible interpretations. The proposal presented in the classroom sought to better understand the students, including a written production that allowed us to observe their writing skills, thematic choices, and how they relate to everyday events. In order to conduct the analysis presented in this work, we relied on the works of Freire (2008), Kock (2011), and Ducrot (1972; 1987; 1989; 1990). These analyses indicate that the students' production, resulting from their readings, generally reproduces what is conventionally referred to as 'common sense,' that is, the discourse of the dominant ideology. The texts not only reproduce this ideology but also reinforce it in the discursive process. We conclude that it is necessary to always return to one of the principles of Portuguese language teaching - that of promoting the development of readers who, through writing, can express something to the community they belong to and in accordance with the moment they are living, going beyond mere observation or reproduction of common sense.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvia Aparecida José e Silva, Faculdade de Tecnologia (Fatec/USP)

Professora da Faculdade de Tecnologia – Fatec Americana.  Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Atua nos cursos de Gestão Empresarial, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Logística com as disciplinas de Português e Comunicação.

Valdir Heitor Barzotto, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular da Faculdade de Educação. Pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010). Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nos cursos de Letras e Pedagogia e nos programas de Pós-graduação em Educação na FE/USP e em Filologia e Línuga Portuguesa, no DLCV/FFLCH/USP. Co-coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP). Foi presidente da Comissão de Pesquisa e da Comissão de Cooperação Naiconal e Internacional da FEUSP. Atualmente é Vice-Diretor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.

André Campos Mesquita, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutorando do programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, DLCV-FFLCH-USP..Doutor em linguística pelo Instituto de Estudos Linguísticos da Unicamp, com bolsa do CNPq. Professor adjunto do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá. 

References

ASSIS, A. W. A.. O uso de Operadores Argumentativos em notícias online. Revista Domínios de Lingu@agem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 59-75, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14438. Acesso em: 04 out. 2021.

BARZOTTO, V. H. Prefácio. In: BARZOTTO, V. H. (org.) Estado de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.

BARZOTTO, V. H. Leitura, escrita e relação com conhecimento. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

BARZOTTO, V. H. A leitura na juventude e as contribuições desta para a sociedade: a influência da leitura na vida de jovens Publicado em 20 mai. 2020 disponível em: https://falauniversidades.com.br/a-leitura-na-juventude-e-as-contribuicoes-desta-para-a-sociedade/. Acesso em: 10 nov. 2021.

BENDER, F. C.; LAURITO, I.B. Crônica, história, teoria e prática. São Paulo: Editora Scipione, 1993.

CÂNDIDO, A. A vida ao rés-do-chão. In: ANDRADE, Carlos Drummond et al. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 2003. v. 5, Prefácio.

CASALETTI, D. Saiba quais são as diferentes fases do isolamento social. Estado de São Paulo, São Paulo, 28 mar. 2020. Blogs Divirta-se, Cultura. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/blogs/divirta-se/as-fases-do-isolamento/. Acesso em 23 out. 2021.

CONTABILIZEI.Blog, 2022. TORRES, V. 11 Dicas: O que fazer na quarentena? Coisas para Passar o Tédio. Contabilizei.blog, 2022. Disponível em: https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/o-que-fazer-na-quarentena/ . Acesso em: 04 jul. 2023

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. No tédio neste período de isolamento? Confira 12 comédias românticas para relembrar os anos 2000. Recife, 25 mar. 2020. Twitter @DiarioPE. Disponível em: https://twitter.com/DiarioPE/status/1242966494964674563. Acesso em: 23 out. 2021.

DUCROT, O. Princípios de semântica linguística. São Paulo: Cultrix, 1972.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

DUCROT, O. Énonciation. Encyclopaedia Universalis, 1990, disponível em https://www.universalis.fr/encyclopedie/enonciation/; acessado em 23 out. 2021.

DUCROT, O. Argumentação ‘topoi’ argumentativos. In: GUIMARÃES, E. (org) História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989.

DUCROT, O. ANSCOMBRE, J. C. Polifonía y argumentación. Conferencias del seminario Teoría de La Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1988.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho’Água, 2008

GANDRA, A. Pesquisa revela que 19 milhões passaram fome no Brasil no fim de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/pesquisa-revela-que-19-milhoes-passaram-fome-no-brasil-no-fim-de-2020. Acesso em 04 jun. 2023.

GONTIJO, J. Isolamento social é oportunidade para fazer atividades de desenvolvimento pessoal e organização doméstica. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 9 abr. 2020. Saúde e Bem Viver. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/09/interna_bem_viver,1136833/isolamento-social-e-oportunidade-para-fazer-atividades-de-desenvolvime.shtml#:~:text=Isolamento%20social%20%C3%A9%20oportunidade%20para,dom%C3%A9stica%20%2D%20Sa%C3%BAde%20%2D%20Estado%20de%20Minas. Acesso em: 9 ago. 2020

KOCH, I. G. V. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2011.

LOUBAK, A. L. Brincadeiras para Instagram na quarentena: dez desafios para fazer no app. TechTudo, 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/brincadeiras-para-instagram-na-quarentena-dez-desafios-para-fazer-no-app.ghtml. Acesso em: 14 out. 2021.

MORAIS, M. E. G.; FRANÇA, M. G. S. de; NASCIMENTO, E. P. do. Semântica argumentativa e enunciativa: uma análise dos operadores argumentativos. Revista do GELNE, Natal/RN, v. 21, n. 1, p. 63-76, 2019.

LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative Analysis: oral versions of personal experience. Seattle: University of Washington Press, 1967.

OBSERVATÓRIO DO ESTADO SOCIAL BRASILEIRO. Relatório: Celeiros da pobreza urbana: suplementação de renda e isolamento social em ambientes metropolitanos em tempos pandêmicos. Goiânia, 2020; disponível em http://obsestadosocial.com.br/obs/wp-content/uploads/2020/05/timbrado_relatorio-02.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.

ORIENTE OFICIAL. 5 coisas para se fazer na quarentena [...]. Rio de Janeiro, RJ, 27 mar. 2020. Twitter @orienterj. Disponível em: https://twitter.com/orienterj/status/1243577804731510784. Acesso em: 23 out. 2020.

PARREIRAS, M. Contra o tédio no isolamento social, que tal explorar cavernas virtualmente?, Estado de Minas, Belo Horizonte, 06 mai. 2020. Gerais. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/05/06/interna_gerais,1144897/contra-o-tedio-no-isolamento-social-que-tal-explorar-cavernas-virtual.shtml. Acesso em: 23 out. 2021.

REVISTA ANAMARIA, 2020. Como diminuir o tédio durante a quarentena do coronavírus? Veja 7 dicas. Revista AnaMaria, 2020. Disponível em: https://revistaanamaria.com.br/noticias/ultimas-noticias/como-diminui-o-tedio-durante-a-quarentena-do-coronavirus-veja-7-dicas.phtml. Acesso em: 04 jul. 2023.

SEMANA ON, 2020. Tédio na quarentena? O que há por trás da queixa da 'falta do que fazer' no isolamento. Semana on, 07 abr. 2020. Disponível em: https://semanaon.com.br/comportamento/tedio-na-quarentena-o-que-ha-por-tras-da-queixa-da-falta-do-que-fazer-no-isolamento/. Acesso em: 23 out. 2021.

Published

2023-12-14

How to Cite

SILVA, S. A. J. e; BARZOTTO, V. H.; MESQUITA, A. C. Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 163–178, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.17955. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17955. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS