Metáfora, metonímia e cognição

um percurso da retórica à semântica cognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21589

Resumo

Neste artigo, apresentamos um percurso teórico das noções de metáfora e metonímia partindo da Retórica, a fim de destacar algumas questões que são pertinentes para o debate em torno desses conceitos no âmbito da Linguística – em particular, i) na abordagem pragmática clássica baseada em implicaturas conversacionais (Grice, 1975); ii) na vertente pragmática neogriceana da Teoria da Relevância (Sperber; Wilson, 1995); e, por fim, iii) no paradigma da Linguística Cognitiva (Lakoff; Johnson, 1980). O nosso objetivo é partir de perspectivas que assumem uma separação categórica entre os domínios da Semântica e da Pragmática, a fim de situar a discussão empreendida pelo modelo cognitivista no que diz respeito à relação entre metáfora, metonímia e cognição. Veremos também como o componente cognitivo é considerado diferentemente a depender do paradigma teórico assumido.

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Biografia do Autor

Andressa D'Ávila, Universidade Federal do Paraná

Pesquisadora independente nas áreas de Semântica e Pragmática Formais e Psicolinguística Experimental. Mestre e doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – área de concentração Estudos Linguísticos – da Universidade Federal do Paraná, na linha de Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

D’ÁVILA, A. Metáfora, metonímia e cognição: um percurso da retórica à semântica cognitiva. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 329–343, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21589. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21589. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS