Prática de Análise Linguística em narrativas de ficção:

um olhar sobre as atividades da coleção Português: Conexão e Uso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20125

Palavras-chave:

Atividades de AL, Atividades de Produção de Textos, Livro didático, 6° ano do Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as atividades didáticas de Análise Linguística (AL) e de Produção de Textos, de um livro de 6º ano da coleção Português: Conexão e uso, para verificar em que medida ocorre a articulação entre as práticas de linguagem para o trabalho com a narrativa de ficção em uma perspectiva de gêneros textuais. De base qualitativo-interpretativista, o corpus do estudo é composto por 21 atividades de AL e 26 atividades de Produção de Textos presentes na unidade 1, Da vida real à ficção, seção Leitura 1. Para a análise, utilizamos como ferramentas teórico-metodológicas a taxonomia de Bloom revisada (Ferraz; Belhot, 2010) e os estratos da linguagem da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Mathiessen, 2014). Os resultados evidenciam que a articulação entre as atividades de AL e produção de textos ocorre apenas entre os processos cognitivos e os níveis de complexidade. Os objetos de conhecimento não abordam os movimentos retóricos nem dão subsídios para que os alunos analisem e empreguem a linguagem de forma adequada na produção da narrativa de ficção. No que concerne aos estratos da linguagem, a semântica, apesar de ser majoritariamente explorada nas atividades de AL, é mobilizada em apenas uma atividade de Produção de Textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Regner, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduada (2022) em Licenciatura em Letras Português - Habilitação em Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra (2024) em Estudos Linguísticos na mesma instituição É Doutoranda em Estudos Linguísticos e Cognição, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa PROSUC/CAPES .

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Mestrado (2003 e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.

DELMANTO, D.; CARVALHO, L. de. Português: conexão e uso. 6º ano: Ensino Fundamental, Anos Finais/ Dileta Delmanto, Laiz de Carvalho - 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens, v. 2, p. 15-41, 2006.

FERRAZ, A. P. do C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, v.17, p.421-431, 2010.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, p.

-45, 1987. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/3748. Acesso em: 2 fev. 2024.

GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006 [1984].

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fonte, 1991.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4. ed., New York, London: Routledge, 2014.

MENDONÇA, M. A. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.; (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PIANO, K. F. A prática de Análise Linguística no livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4013. Acesso em: 27 jun. 2023.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. Epistemologia teórica do nascimento da Prática de Análise Linguística: décadas de 80 e 90. In: PEREIRA, R. A.; COSTA-HÜBES, T. da C. (org.). Prática de Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 529p.

REGNER, A. P. Prática de Análise Linguística: um olhar sobre as atividades da coleção Português: conexão e uso. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2024.

RODRIGUES, B. Entre a gramática tradicional e a prática de análise linguística nas atividades em livros didáticos de língua portuguesa no ensino médio: um estudo dialógico. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211376. Acesso em: 23 jun. 2023.

SANTOS, P. H. R; GOMES, R. O ensino de Análise linguística com o gênero tira em um livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v.14, n.1, p.202-217, 2021. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/reacl/article/view/4424/pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.

SCHMITT, R. M. Base Nacional Comum Curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

STEINHORST, C. Desbravando os mares da Base Nacional Comum Curricular: a Prática de Análise Linguística. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

REGNER, A. P.; PINTON, F. M. Prática de Análise Linguística em narrativas de ficção:: um olhar sobre as atividades da coleção Português: Conexão e Uso. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 29–43, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.20125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20125. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO