Prática de Análise Linguística em narrativas de ficção:
um olhar sobre as atividades da coleção Português: Conexão e Uso
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20125Palavras-chave:
Atividades de AL, Atividades de Produção de Textos, Livro didático, 6° ano do Ensino FundamentalResumo
Este trabalho objetiva analisar as atividades didáticas de Análise Linguística (AL) e de Produção de Textos, de um livro de 6º ano da coleção Português: Conexão e uso, para verificar em que medida ocorre a articulação entre as práticas de linguagem para o trabalho com a narrativa de ficção em uma perspectiva de gêneros textuais. De base qualitativo-interpretativista, o corpus do estudo é composto por 21 atividades de AL e 26 atividades de Produção de Textos presentes na unidade 1, Da vida real à ficção, seção Leitura 1. Para a análise, utilizamos como ferramentas teórico-metodológicas a taxonomia de Bloom revisada (Ferraz; Belhot, 2010) e os estratos da linguagem da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Mathiessen, 2014). Os resultados evidenciam que a articulação entre as atividades de AL e produção de textos ocorre apenas entre os processos cognitivos e os níveis de complexidade. Os objetos de conhecimento não abordam os movimentos retóricos nem dão subsídios para que os alunos analisem e empreguem a linguagem de forma adequada na produção da narrativa de ficção. No que concerne aos estratos da linguagem, a semântica, apesar de ser majoritariamente explorada nas atividades de AL, é mobilizada em apenas uma atividade de Produção de Textos.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.
DELMANTO, D.; CARVALHO, L. de. Português: conexão e uso. 6º ano: Ensino Fundamental, Anos Finais/ Dileta Delmanto, Laiz de Carvalho - 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens, v. 2, p. 15-41, 2006.
FERRAZ, A. P. do C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, v.17, p.421-431, 2010.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, p.
-45, 1987. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/3748. Acesso em: 2 fev. 2024.
GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006 [1984].
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fonte, 1991.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4. ed., New York, London: Routledge, 2014.
MENDONÇA, M. A. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.; (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
PIANO, K. F. A prática de Análise Linguística no livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4013. Acesso em: 27 jun. 2023.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. Epistemologia teórica do nascimento da Prática de Análise Linguística: décadas de 80 e 90. In: PEREIRA, R. A.; COSTA-HÜBES, T. da C. (org.). Prática de Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 529p.
REGNER, A. P. Prática de Análise Linguística: um olhar sobre as atividades da coleção Português: conexão e uso. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2024.
RODRIGUES, B. Entre a gramática tradicional e a prática de análise linguística nas atividades em livros didáticos de língua portuguesa no ensino médio: um estudo dialógico. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211376. Acesso em: 23 jun. 2023.
SANTOS, P. H. R; GOMES, R. O ensino de Análise linguística com o gênero tira em um livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v.14, n.1, p.202-217, 2021. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/reacl/article/view/4424/pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.
SCHMITT, R. M. Base Nacional Comum Curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.
STEINHORST, C. Desbravando os mares da Base Nacional Comum Curricular: a Prática de Análise Linguística. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.