Abordagem do léxico e da seleção vocabular no Manual do Professor em livro didático do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19816

Palavras-chave:

Ensino do léxico, Seleção lexical, Livro didático de português, Manual do professor

Resumo

Considerando a importância do material destinado ao aluno, os livros didáticos de português (LDP), e do que chega às mãos do docente no Manual do Professor (MP), objetivamos investigar os pressupostos teórico-metodológicos relacionados ao ensino do léxico e da seleção vocabular no MP de um LDP. Nossa base teórica se assenta em autores que tratam da Lexicologia, do conceito de léxico e do seu ensino (Neves, 2020; Castilho, 2020; Antunes, 2012), bem como em estudos relacionados à seleção lexical (Cardoso, 2015). A metodologia deste trabalho parte de uma pesquisa documental, descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa dos dados obtidos a partir de um LDP selecionado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, destinado ao Ensino Médio. Nossas análises apontam para uma orientação teórica produtiva em relação a conceitos como o de língua, que dão sustentação a atividades que considerem o léxico e a seleção lexical no interior dos textos, mas ainda há lacunas consideráveis que devem ser superadas, por um lado, pelos proponentes dos LDP e, por outro, pelo professor em sala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Gonçalves da Silva , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorando em Linguagem e Ensino, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG), mestre em Linguagem e Ensino pelo referido programa, graduado em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG) e professor da rede estadual de Pernambuco (SEDUC/PE). 

Herbertt Neves, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal de Pernambuco(UFPE)

É doutor e mestre em Letras (Linguística) pela UFPE e graduado em Letras - Licenciatura (Línguas Portuguesa e Francesa e respectivas literaturas) e Bacharelado (Tradução em Língua Francesa/ Pesquisa em Língua Francesa) pela mesma universidade. É professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (docente permanente). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Rede (ProfLetras) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), ambos na Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

ANTUNES, Irandé. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2012.

ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola, 2014.

ANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. 56. ed. São Paulo: Parábola, 2015.

BARROS, Fernanda Pinheiro et al. Estações língua portuguesa: rotas de atuação social. São Paulo: Ática, 2020.

BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. Teoria linguística: linguística quantitativa e computacional. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001 [1978].

CARDOSO, E. de A. O léxico na sala de aula: da teoria à prática pedagógica. In: VALENTE, A. C. (org.). Unidade e variação na língua portuguesa: suas representações. São Paulo: Parábola, 2015. p. 118-124.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2020.

CORREIA, Margarita; ALMEIDA, Gladis Maria de Barcellos. Neologia em português. São Paulo: Parábola, 2012.

FARACO, Carlos Alberto. História do português. São Paulo: Parábola, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES DA SILVA, Carlos Roberto; PATRIOTA, Luciene Maria. A comunicação na era digital: as gírias das redes sociais. Revista de Letras - Juçara, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 54–72, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2270. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2270. Acesso em: 18 fev. 2024.

GUIRAUD, P. A estilística. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2002.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021 [2015].

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O léxico: lista, rede ou cognição social? In: NEGRI, Ligia; FOLTRAN, Maria José; OLIVEIRA, Roberta Pires de (orgs.). Sentido e significação. Em torno da obra de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2004. p. 263- 284.

MASCARENHAS, Sidnei A. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

NEVES, Herbertt. Argumentatividade das palavras: construção de aparato textual- interativo para o estudo do léxico e análise em textos do jornalismo recifense sobre as eleições de 2018. 2020. 259 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

SIMÕES, Darcilia. O léxico e a expressividade em língua portuguesa: um caminho para o ensino. In: VASCONCELOS, W. S. de. Letras: representações, construções e textualidades 2. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021, p. 147-156.

STRÖHER, Carlos Eduardo; MONTEIRO, Franciele de Souza. As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história. Revista História Hoje, v. 7, nº 14, p. 218-238 - 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/463/287. Acesso em: 05 out. 2022.

VILLALVA, Alina; SILVESTRE, João Paulo. Introdução ao estudo do léxico: descrição e análise do português. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

SILVA , C. R. G. da; NEVES, H. Abordagem do léxico e da seleção vocabular no Manual do Professor em livro didático do Ensino Médio. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 321–336, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19816. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19816. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS