Letramento literário via web:

um paralelo entre a bookinfluência e a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19791

Palavras-chave:

Letramento Literário, Letramento na Web, Ensino de Literatura, Letramento digital, Redes sociais

Resumo

Este estudo buscou explorar as possibilidades de aprendizado literário no ambiente online para promover a habilidade de leitura e o pensamento crítico, com foco nos métodos utilizados por bookinfluencers, que influenciam significativamente os jovens leitores. A pesquisa foi fundamentada nos trabalhos de Cosson (2014/15/18), Magda Soares (2002/05/09) e Ângela Kleiman (1996/2005/06). Analisamos perfis de influenciadores literários na web e suas experiências em atrair novos leitores. Investigamos como as técnicas de aprendizado dos bookinfluencers podem ser aplicadas em contextos educacionais. Observamos as estratégias desses influenciadores e propusemos a adaptação de algumas para transformar a dinâmica pedagógica. Nossa metodologia envolveu a coleta de dados por meio de análise qualitativa de conteúdos online, visando entender o impacto dessas práticas no engajamento e na habilidade de leitura dos alunos. Os resultados indicam que integrar elementos digitais e interativos, inspirados nas práticas dos bookinfluencers, pode aumentar significativamente o engajamento dos estudantes e aprimorar suas habilidades de leitura. A implementação dessas estratégias em ambientes educacionais mostra-se promissora para aproximar os alunos da leitura de maneira mais dinâmica e conectada com suas realidades digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Vanessa Couto Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Graduada em Letras com Francês pela Universidade Estadual de Feira de Santana , 2022. Membro do grupo de pesquisa Escritas à Deriva: redes literárias nas malhas da ficção em língua portuguesa (UNEB); membro do grupo de pesquisa Janela de Tomar: matrizes culturais em narrativas portuguesas e brasileiras (UEFS).

Flávia Aninger de Barros, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2009). Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. Líder do grupo de pesquisa Janela de Tomar: matrizes culturais em narrativas portuguesas e brasileiras.

Referências

Associação Nacional Das Livrarias (ANL); GFK. Mercado do livro no Brasil/ Números do setor. São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.anl.org.br/v1/numeros-do- setor/ >. Acesso em 11 mai. 2022.

Brasil. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em 12 mai. 2022.

Brasilia/df. Inep. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira (Org.). Relatório Brasil No Pisa 2018: Versão Preliminar. 2019. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf>. Acesso em: 07 mai. 2022.

Burlamaque, Fabiane Verardi; Barth, Pedro Afonso. Redes sociais e o ensino: o skoob como ferramenta para o letramento digital e literário. Nuances: estudos sobre Educação, v. 26, n. 3, p. 53-73, 2015.

Câmara Brasileira Do Livro (cbl); Sindicato Nacional Dos Editores De Livro (snel); Nielsen. Pesquisa produção e vendas no setor editorial brasileiro. São Paulo, 2020. Disponível em <https://snel.org.br/pesquisas/>. Acesso em 11 mai. 2022.

Cbl; Snel; Nielsen Book. Conteúdo digital do setor editorial brasileiro - 2020. Disponível em: <https://snel.org.br/wp/wpcontent/uploads/2021/07/APRESENTACAO_-_Pesquisa_Conteudo_Digital_ano-base_2020.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2022.

Colomer, Teresa. Andar entre livros. A leitura literária na escola. Tradução LauraSandroni. São Paulo: Global, 2007.

Cosson, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

Cosson, Rildo. Letramento literário: uma localização necessária. Letras & Letras, v. 31,n. 3, p. 173-187, 2015.

Cosson, Rildo. Letramento literário: teoria e pratica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

Da Silva, Edna Marta Oliveira. O letramento crítico e o letramento digital: a web no espaçoescolar. Revista X, v. 2, n. 1.2016, 2016.

Datareportal Digital 2022: Brazil. Disponível em: <https://datareportal.com/reports/digital-2022-brazil>. Acesso em: 12 mai. 2022.

De Souza Simas, Danielle Costa; De Souza Júnior, Albefredo Melo. Sociedade em rede: os influencers digitais e a publicidade oculta nas redes sociais. Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias, v. 4, n. 1, p. 17-32, 2018.

Endo, W. Olhar digital - Um mapa editorial para avalia a presença do livro digital no Brasil. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - 44o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais...Virtual: 2021.

Facchini, T. O senso de comunidade: a chave de sucesso para o varejo de livros. Publishnews. Disponível em: <https://www.publishnews.com.br/materias/2021/09/15/o- senso- de-comunidade-a-chave-do-sucesso-para-o-varejo-de-livros>.Acesso em: 11 mai. 2022.

Failla, Zoara. O acesso à leitura no Brasil–os recados dos “retratos da leitura”. Retratos daleitura no Brasil, v. 5, 2020.

Fiore, Ottaviano de (s. d.), Livro, Biblioteca e Leitura no Brasil. Disponível em: <http://www.ebookcult.com.br/ebookzine/livrobibliotecaeleituranobrasil.htm>. Acesso em: 09 mai. 2022.

Freire, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção Questões da Nossa Época; 22).

Gurbanov, Bernardo. Mais respiradores e menos tributos para as livrarias do Brasil. In: Louzada, Daniel (org). Livros para todos: ensaio sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.

Kleiman, Ângela. Letramento em verbete: O que é letramento? Presença pedagógica v.2, nº10, 1996.

Kleiman, Angela B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia e linguística portuguesa, n. 8, p. 409-424, 2006.

Kleiman, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento. Não basta ensinar a ler e a escrever, v. 1, 2005.

Martins, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos; 74).

Moreira, Carla. Letramento digital: do conceito à prática. Anais do SIELP, v. 2, n. 1, p. 1- 15, 2012.

Pereira, J. T. Educação e Sociedade da Informação. In: Coscarelli, C. V.; Ribeiro, A.E. (orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. pp.13-24.

Pinheiro, Marta Passos. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura literária na formação da “comunidade de leitores”. 2006. 306 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação da Ufmg, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA83LR5X/1/2000000110.pdf>.Acesso em: 07 mai. 2022.

Ramos, Gleidson Azevedo. Leitura Literária na biblioteca escolar: Uma proposta de revitalização. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.

Ribeiro, Ana Elisa. Seis clichês e uma sugestão sobre a leitura na web. Linguagem em (Dis) curso, v. 9, p. 585-602, 2009

Soares, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade: Campinas, vol.23, n.81, p.143-160, dez. 2002.

Soares, Magda Becker; Batista, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

Soares, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 128p.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

SILVA, H. V. C.; BARROS, F. A. de. Letramento literário via web:: um paralelo entre a bookinfluência e a sala de aula. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 304–320, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19791. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19791. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS