Letramento literário via web:

um paralelo entre a bookinfluência e a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19791

Palavras-chave:

Letramento Literário, Letramento na Web, Ensino de Literatura, Letramento digital, Redes sociais

Resumo

Este estudo buscou explorar as possibilidades de aprendizado literário no ambiente online para promover a habilidade de leitura e o pensamento crítico, com foco nos métodos utilizados por bookinfluencers, que influenciam significativamente os jovens leitores. A pesquisa foi fundamentada nos trabalhos de Cosson (2014/15/18), Magda Soares (2002/05/09) e Ângela Kleiman (1996/2005/06). Analisamos perfis de influenciadores literários na web e suas experiências em atrair novos leitores. Investigamos como as técnicas de aprendizado dos bookinfluencers podem ser aplicadas em contextos educacionais. Observamos as estratégias desses influenciadores e propusemos a adaptação de algumas para transformar a dinâmica pedagógica. Nossa metodologia envolveu a coleta de dados por meio de análise qualitativa de conteúdos online, visando entender o impacto dessas práticas no engajamento e na habilidade de leitura dos alunos. Os resultados indicam que integrar elementos digitais e interativos, inspirados nas práticas dos bookinfluencers, pode aumentar significativamente o engajamento dos estudantes e aprimorar suas habilidades de leitura. A implementação dessas estratégias em ambientes educacionais mostra-se promissora para aproximar os alunos da leitura de maneira mais dinâmica e conectada com suas realidades digitais.

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Biografia do Autor

Helen Vanessa Couto Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Graduada em Letras com Francês pela Universidade Estadual de Feira de Santana , 2022. Membro do grupo de pesquisa Escritas à Deriva: redes literárias nas malhas da ficção em língua portuguesa (UNEB); membro do grupo de pesquisa Janela de Tomar: matrizes culturais em narrativas portuguesas e brasileiras (UEFS).

Flávia Aninger de Barros, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2009). Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. Líder do grupo de pesquisa Janela de Tomar: matrizes culturais em narrativas portuguesas e brasileiras.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

SILVA, H. V. C.; BARROS, F. A. de. Letramento literário via web:: um paralelo entre a bookinfluência e a sala de aula. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 304–320, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19791. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19791. Acesso em: 21 dez. 2024.

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ARTIGOS