Letramento literário via web:
um paralelo entre a bookinfluência e a sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19791Palavras-chave:
Letramento Literário, Letramento na Web, Ensino de Literatura, Letramento digital, Redes sociaisResumo
Este estudo buscou explorar as possibilidades de aprendizado literário no ambiente online para promover a habilidade de leitura e o pensamento crítico, com foco nos métodos utilizados por bookinfluencers, que influenciam significativamente os jovens leitores. A pesquisa foi fundamentada nos trabalhos de Cosson (2014/15/18), Magda Soares (2002/05/09) e Ângela Kleiman (1996/2005/06). Analisamos perfis de influenciadores literários na web e suas experiências em atrair novos leitores. Investigamos como as técnicas de aprendizado dos bookinfluencers podem ser aplicadas em contextos educacionais. Observamos as estratégias desses influenciadores e propusemos a adaptação de algumas para transformar a dinâmica pedagógica. Nossa metodologia envolveu a coleta de dados por meio de análise qualitativa de conteúdos online, visando entender o impacto dessas práticas no engajamento e na habilidade de leitura dos alunos. Os resultados indicam que integrar elementos digitais e interativos, inspirados nas práticas dos bookinfluencers, pode aumentar significativamente o engajamento dos estudantes e aprimorar suas habilidades de leitura. A implementação dessas estratégias em ambientes educacionais mostra-se promissora para aproximar os alunos da leitura de maneira mais dinâmica e conectada com suas realidades digitais.
Downloads
Referências
Associação Nacional Das Livrarias (ANL); GFK. Mercado do livro no Brasil/ Números do setor. São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.anl.org.br/v1/numeros-do- setor/ >. Acesso em 11 mai. 2022.
Brasil. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em 12 mai. 2022.
Brasilia/df. Inep. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira (Org.). Relatório Brasil No Pisa 2018: Versão Preliminar. 2019. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf>. Acesso em: 07 mai. 2022.
Burlamaque, Fabiane Verardi; Barth, Pedro Afonso. Redes sociais e o ensino: o skoob como ferramenta para o letramento digital e literário. Nuances: estudos sobre Educação, v. 26, n. 3, p. 53-73, 2015.
Câmara Brasileira Do Livro (cbl); Sindicato Nacional Dos Editores De Livro (snel); Nielsen. Pesquisa produção e vendas no setor editorial brasileiro. São Paulo, 2020. Disponível em <https://snel.org.br/pesquisas/>. Acesso em 11 mai. 2022.
Cbl; Snel; Nielsen Book. Conteúdo digital do setor editorial brasileiro - 2020. Disponível em: <https://snel.org.br/wp/wpcontent/uploads/2021/07/APRESENTACAO_-_Pesquisa_Conteudo_Digital_ano-base_2020.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2022.
Colomer, Teresa. Andar entre livros. A leitura literária na escola. Tradução LauraSandroni. São Paulo: Global, 2007.
Cosson, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
Cosson, Rildo. Letramento literário: uma localização necessária. Letras & Letras, v. 31,n. 3, p. 173-187, 2015.
Cosson, Rildo. Letramento literário: teoria e pratica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
Da Silva, Edna Marta Oliveira. O letramento crítico e o letramento digital: a web no espaçoescolar. Revista X, v. 2, n. 1.2016, 2016.
Datareportal Digital 2022: Brazil. Disponível em: <https://datareportal.com/reports/digital-2022-brazil>. Acesso em: 12 mai. 2022.
De Souza Simas, Danielle Costa; De Souza Júnior, Albefredo Melo. Sociedade em rede: os influencers digitais e a publicidade oculta nas redes sociais. Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias, v. 4, n. 1, p. 17-32, 2018.
Endo, W. Olhar digital - Um mapa editorial para avalia a presença do livro digital no Brasil. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - 44o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais...Virtual: 2021.
Facchini, T. O senso de comunidade: a chave de sucesso para o varejo de livros. Publishnews. Disponível em: <https://www.publishnews.com.br/materias/2021/09/15/o- senso- de-comunidade-a-chave-do-sucesso-para-o-varejo-de-livros>.Acesso em: 11 mai. 2022.
Failla, Zoara. O acesso à leitura no Brasil–os recados dos “retratos da leitura”. Retratos daleitura no Brasil, v. 5, 2020.
Fiore, Ottaviano de (s. d.), Livro, Biblioteca e Leitura no Brasil. Disponível em: <http://www.ebookcult.com.br/ebookzine/livrobibliotecaeleituranobrasil.htm>. Acesso em: 09 mai. 2022.
Freire, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção Questões da Nossa Época; 22).
Gurbanov, Bernardo. Mais respiradores e menos tributos para as livrarias do Brasil. In: Louzada, Daniel (org). Livros para todos: ensaio sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
Kleiman, Ângela. Letramento em verbete: O que é letramento? Presença pedagógica v.2, nº10, 1996.
Kleiman, Angela B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia e linguística portuguesa, n. 8, p. 409-424, 2006.
Kleiman, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento. Não basta ensinar a ler e a escrever, v. 1, 2005.
Martins, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos; 74).
Moreira, Carla. Letramento digital: do conceito à prática. Anais do SIELP, v. 2, n. 1, p. 1- 15, 2012.
Pereira, J. T. Educação e Sociedade da Informação. In: Coscarelli, C. V.; Ribeiro, A.E. (orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. pp.13-24.
Pinheiro, Marta Passos. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura literária na formação da “comunidade de leitores”. 2006. 306 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação da Ufmg, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA83LR5X/1/2000000110.pdf>.Acesso em: 07 mai. 2022.
Ramos, Gleidson Azevedo. Leitura Literária na biblioteca escolar: Uma proposta de revitalização. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
Ribeiro, Ana Elisa. Seis clichês e uma sugestão sobre a leitura na web. Linguagem em (Dis) curso, v. 9, p. 585-602, 2009
Soares, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade: Campinas, vol.23, n.81, p.143-160, dez. 2002.
Soares, Magda Becker; Batista, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
Soares, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 128p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.