Mães e filhos na pandemia:

os desafios da maternidade sob o olhar do discurso publicitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19779

Palavras-chave:

Pandemia, Maternidade, Publicidade, Análise do discurso

Resumo

No final de 2019, a Covid-19 emergiu na China rapidamente, desencadeando uma crise sanitária de alcance global. Entre as mudanças que impactaram a vida social, destacou-se a reorganização das dinâmicas familiares, resultando em uma maior quantidade de tempo passado entre mães e filhos. A partir dessas premissas, este artigo buscou examinar, sob a perspectiva da Análise do Discurso de orientação francesa, associada a Michel Pêcheux (1997; 2002), como o Interdiscurso e as Formações Discursivas se entrelaçam para produzir sentidos relacionados à maternidade, no contexto publicitário, durante o período pandêmico. Utilizou-se, também, os pressupostos teóricos de MAINGUENEAU (2008; 2015) para o estudo do discurso e da publicidade, bem como BEAUVOIR (1980); SAFFIOTI (1992; 2004) e TIBURI (2018), para o estudo de gênero. Neste trabalho, o corpus selecionado foi a campanha publicitária chamada Filhos, veiculada na TV e meios digitais, no Dia das Mães de 2020, pela marca de cosméticos e perfumaria O Boticário. Na análise, observou-se que o discurso publicitário aborda a maternidade de maneira conflitante: por um lado, homenageia as mães por desempenharem habilmente múltiplos papéis em tempo integral; por outro, normaliza a sobrecarga e romantiza o esgotamento materno, perpetuando aparente descaso à falta de apoio paterno.

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Biografia do Autor

Cristiane Souza Martins, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestranda em Estudo de Linguagens, com ênfase em Análise do Discurso de Linha Francesa, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus I. Graduada em Letras (Licenciatura, Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas), pela Universidade do Estado a Bahia (UNEB) - Campus I. 

Carla Severiano de Carvalho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora efetiva da UNEB, atuando na graduação e na pós-graduação e professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA ).

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

MARTINS, C. S.; CARVALHO, C. S. de. Mães e filhos na pandemia:: os desafios da maternidade sob o olhar do discurso publicitário. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 274–289, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19779. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19779. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS