Referenciação em reportagens de popularização da ciência
construção de sentidos sobre a Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18745Palavras-chave:
Referenciação, Reportagem de popularização da ciência, Anáforas diretas, Anáforas diretas, Procedimentos de (re)formulaçãoResumo
Neste artigo, apresenta-se pesquisa sobre como o processo de referenciação estabelecido por anáforas diretas constituídas por recursos lexicais e por procedimentos de (re)formulação contribui para a recontextualização do discurso científico e para a construção dos sentidos em reportagens de popularização da ciência sobre a Covid-19. O corpus é composto por duas reportagens de popularização da ciência sobre o tema Covid-19, publicadas na Revista Pesquisa FAPESP, em março e abril de 2020. Trata-se de verificar as ocorrências de anáforas diretas constituídas por recursos lexicais na (re)construção de objetos de discurso relacionados à Covid-19 e as ocorrências mais representativas dos procedimentos de (re)formulação na construção da referência estabelecidos por Zamponi (2005) e funções discursivas: expressões metafóricas; exemplificações; anáforas definicionais e didáticas; e aposições. Esta pesquisa é qualitativa, ancorada em estudos da Linguística Textual que consideram a referenciação como atividade discursiva de (re)construção de objetos de discurso, segundo a perspectiva sociocognitiva e interacional. As análises indicam que a reelaboração dos objetos de discurso por meio de anáforas diretas por recursos lexicais e a ocorrência de procedimentos de (re)formulação no corpus sinalizam não só o objetivo de tornar a informação científica acessível ao leitor não especialista, mas também o objetivo de promover determinada conduta.
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