Referenciação em reportagens de popularização da ciência

construção de sentidos sobre a Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18745

Palavras-chave:

Referenciação, Reportagem de popularização da ciência, Anáforas diretas, Anáforas diretas, Procedimentos de (re)formulação

Resumo

Neste artigo, apresenta-se pesquisa sobre como o processo de referenciação estabelecido por anáforas diretas constituídas por recursos lexicais e por procedimentos de (re)formulação contribui para a recontextualização do discurso científico e para a construção dos sentidos em reportagens de popularização da ciência sobre a Covid-19. O corpus é composto por duas reportagens de popularização da ciência sobre o tema Covid-19, publicadas na Revista Pesquisa FAPESP, em março e abril de 2020. Trata-se de verificar as ocorrências de anáforas diretas constituídas por recursos lexicais na (re)construção de objetos de discurso relacionados à Covid-19 e as ocorrências mais representativas dos procedimentos de (re)formulação na construção da referência estabelecidos por Zamponi (2005) e funções discursivas: expressões metafóricas; exemplificações; anáforas definicionais e didáticas; e aposições. Esta pesquisa é qualitativa, ancorada em estudos da Linguística Textual que consideram a referenciação como atividade discursiva de (re)construção de objetos de discurso, segundo a perspectiva sociocognitiva e interacional. As análises indicam que a reelaboração dos objetos de discurso por meio de anáforas diretas por recursos lexicais e a ocorrência de procedimentos de (re)formulação no corpus sinalizam não só o objetivo de tornar a informação científica acessível ao leitor não especialista, mas também o objetivo de promover determinada conduta.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eviliane Bernardi, Instituto Federal do Paraná (IFPR/Paranavaí)

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí, com atuação nas áreas de Língua Portuguesa e LEM - Inglês. 

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1987), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1994) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). É docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) desde 1990 e atualmente é Professor Associado C. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e pesquisa principalmente os seguintes temas: textualidade, argumentação e aplicação ensino da gramática na escola.

Referências

BERNARDI, E. Referenciação na construção de sentidos em reportagens de popularizaçao da ciência sobre a Covid-19. 2023. 230f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel. 2023.

CALSAMIGLIA, H.; VAN DIJK, T. A. Popularization discourse and knowledge about the genome. Discourse & Society, v. 15, n. 4, p. 369-389, 2004.

CAVALCANTE, M. M. Expressões referenciais – uma proposta classificatória. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 44, p. 105-118, jan./jun. 2003.

CAVALCANTE, M. M. Abordagens da argumentação nos estudos de Linguística Textual. ReVEL, v. 14, n. 12, p. 106-124, 2016.

CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P. Estratégias de referenciação em textos multissemióticos. SEDA, Seropédica, Rio de Janeiro, v. 5, n. 12, p. 55-71, 2020.

CAVALCANTE, M. M. et al. Linguística Textual e Argumentação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

CIRO, J. B.; BOWKER, L. Does a Predator Need Prey? Examining the Evolving Terminology of Predatory Publishing. Canadian Journal of Information and Library Science, v. 43, n. 3, p. 195-216, Jan. 2021.

CUNHA, A. G. Dicionário etimológico da língua portuguesa [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.

FIORAVANTI, C. Novo coronavírus no Brasil. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 289, p. 66-69, mar. 2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/folheie-ou-baixe-a-edicao-289/. Acesso em: 15 out. 2021.

FIORAVANTI, C. Coronavírus avança no Brasil. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 290, p. 18-23, abr. 2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/folheie-a-edicao-de-abril-de-2020/. Acesso em: 26 nov. 2021.

GRILLO, S. V. C. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. 2013. 333 f. Tese (Livre-docência em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

GUIMARÃES, D. T. Dicionário de termos de saúde. 5. ed. São Paulo: Rideel, 2014.

GÜLICH, E. Conversational techniques used in transferring knowledge between medical experts and non-experts. Discourse Studies, v. 2, n. 5, p. 235-263, 2003.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOCH, I. G. V. As tramas do texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008a.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2008b.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras/EDUC, 2002.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos-de-discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B; CIULLA, A. (org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52.

MOREIRA, T. M. Análise de textos de popularização da ciência na área de informática. Travessias, v. 5, n. 1, p. 667-695, 2011.

MOTTA-ROTH, D.; SCHERER, A. S. Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo. Bakhtiniana, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 164-189, maio/ago. 2016.

MYERS, G. Discourse studies of scientific popularization: questioning the boundaries. Discourse Studies, v. 5, n. 2, 2003, p. 265-279.

NOGUEIRA, M. T. Referenciação textual e o emprego de construções apositivas. Rev. de Letras, v. 1/2, n. 21, p. 118-124, jan./dez. 1999.

NOGUEIRA, M. T. Construção apositiva e recategorização metafórica. Veredas (UFJF. Online), Juiz de Fora, v. 2, p. 179-189, 2011.

OLIVEIRA, M. G. A. Predicações polissêmicas e metafóricas – uma abordagem semântico-pragmática. 1995. 166 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

PALUMBO, R. Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial. 2013. 272 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

REICHLER-BÉGUELIN M. J. Alternatives et décisions lexicales dans l'emploi des expressions démonstratives. Pratiques: linguistique, littérature, didactique, n. 85, p. 53-87, 1995.

ROJO, R. O Letramento escolar e os textos da divulgação científica – A apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

SEARA, I. R.; SANTOS, L. W. Linguagem e poder nas mídias brasileira e portuguesa. DIACRÍTICA, v. 33, n. 3, p. 1-16, 2019.

SILVA, V. M. De anônimos a heróis: discursos sobre o câncer de 1973 a 2013 no gênero reportagem de popularização da ciência na Revista Veja. 2015. 245 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

VERGARA, M. R. Ensaio sobre o termo “vulgarização científica” no Brasil do século XIX. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 137-145, jul./dez. 2008.

ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. São Paulo: Editora Autores Associados, 2001.

ZAMPONI, G. Estratégias de construção da referência no gênero de popularização da ciência. In: KOCH, I. G. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (org.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 169-195.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

BERNARDI, E.; SELLA, A. F. Referenciação em reportagens de popularização da ciência: construção de sentidos sobre a Covid-19. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 91–108, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.18745. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18745. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO