A diversidade nas narrativas do PNLD literário 2018:

um olhar para Mãos de vento e olhos de dentro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.18653

Palavras-chave:

Diversidade, Inclusão, Literatura infantil, Políticas públicas

Resumo

A leitura literária desenvolve a criatividade, a imaginação, o senso crítico, além de contribuir na humanização. Considerando que muitas crianças terão contato com obras literárias apenas na escola e a importância da literatura na constituição do sujeito, o presente estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: que nuances de diversidade perpassam a obra Mãos de vento e olhos de dentro, de Lô Galasso, selecionada para o PNLD Literário 2018? A pesquisa tem como objetivo geral averiguar em que medida a diversidade permeia essa obra destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas à educação plural e inclusiva. Realiza-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa e a análise da obra quanto à história e ao discurso, assim como aos aspectos pictóricos que a compõem. Com base no aporte teórico, na análise da obra e considerando que a escola é espaço vivo, de reflexão, de pensamento, um espaço plural e, portanto, de respeito e valorização das diversidades, esta investigação, que se insere no campo da Inclusão Social e das Políticas Públicas, traz contribuições relevantes para estudos referentes às diversidades na literatura infantil, sobretudo no que se refere à seleção de obras literárias no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Tatiana Funke Dieter, Universidade Feevale

Márcia Tatiana Funke Dieter é mestranda do curso de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, como bolsista CAPES/PROSUC, Graduada em Letras pela Universidade Unisinos (2009), cursando especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária na Universidade de Caxias do Sul (UCS), especialista em Cultura e Literatura pela Barão de Mauá (SP), pós-graduada em Artes Visuais pela FAVENI (ES). Foi professora, durante 25 anos, nos municípios de Ivoti e Lindolfo Collor na rede pública municipal. Atuou como professora/pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Curso de Extensão, também na Instituição Capacitar Polo São Leopoldo/RS e Igrejinha/RS em cursos de pós-graduação. Atuou como gestora escolar na cidade de Lindolfo Collor/RS e, como gestora municipal (Departamento de Cultura) nos município de Ivoti/RS e Lindolfo Collor/RS. É escritora e contadora de histórias, atuando em todo o estado e país. Trabalha como produtora editorial do Ateliê de Histórias Editora. Ministra palestras para professores e pais. Participa do Grupo de Pesquisa em Leitura, Letramento, Tecnologia e Inclusão Social - LLTIS, da Universidade FEEVALE e do Grupo de Pesquisa Observatório de Língua e Literatura da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui longa experiência na educação: educação infantil, educação básica e pós-graduação, e pesquisa especialmente os seguintes temas: leitura e formação do leitor; literatura infantojuvenil; literatura-diversidade-inclusão; contação de histórias; formação de professores.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras - Português/Alemão, pela Unisinos (1994), e em Pedagogia, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (2021). É pós-graduada em Informática Educativa, pela Feevale (2001), em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021), e em Mentored Teacher Education Programme , pela Tampere University da Finlândia (2023). É mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale, onde já foi diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação. Atualmente é professora nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, com atuação no projeto de extensão "Jovem Aprendiz Feevale" e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É coordenadora dos cursos de graduação em Artes Visuais - licenciatura (presencial e digital) e bacharelado e Letras (presencial e digital). É vice-líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq. 

Referências

ADAM, J. M. Types de séquences textuelles élémentaires. Pratiques, Metz, v. 56,p. 54-79, 1987.

______; LORDA, C. U. Lingüística de los textos narrativos. Barcelona: Editorial Ariel, S. A., 1999.

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Globo, 1966.

BARTHES, R. et al. Análise estrutural da narrativa. Tradução de Maria Zélia Barbosa Pinto 7.ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD. Brasília, 2018. Disponível em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld> Acesso em: 30 de jun. 2023.

CALVINO, I. Seis propostas para o último milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CANDIDO, A. Vários escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 7.ed. São Paulo: Moderna, 2000.

GÓES, L. P. Introdução à Literatura para Crianças e Jovens. São Paulo: Paulinas, 2010.

DANTAS, G. A arte de criar leitores. Reflexões e dicas para uma mediação eficaz. São Paulo: Senac, 2019.

FORSTER, E. M. Aspects of the Novel. London, Arnold, 1927.

GENETTE, G. Discurso da narrativa. Tradução de Maria Alzira Seixo. Lisboa: Editora Arcádia, s/d.

GALASSO, Lô. Mãos de vento e olhos de dentro. São Paulo: Editora Scipione, 2002.

GIASSON, J. A compreensão na leitura. 2.ed. Lisboa: Edições ASA, 2000.

LARROSA, J. La experiência de la lectura: estudos sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.

MANTOAN, M. T. E.; LANUTI, E. de O. E. A escola que queremos para todos. Curitiba: Editora CRV, 2022.

MEIRELES, C. Problemas da literatura infantil. 4.ed. São Paulo: Global Editora, 2016.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008.

SALISBURY M.; STYLES M. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

SILVEIRA R. H. et al. A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras. São Paulo: Editora Moderna LTDA, 2012.

TODOROV, T. As estruturas narrativas. 4.ed. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2004.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VOLMER. L. Mostrar? Esconder? Seduzir? O papel do narrador em obras do PNBE 2010. 2015. 164f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11.ed. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

DIETER, M. T. F.; VOLMER, L. A diversidade nas narrativas do PNLD literário 2018:: um olhar para Mãos de vento e olhos de dentro. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 124–137, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.18653. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18653. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS