A diversidade nas narrativas do PNLD literário 2018:
um olhar para Mãos de vento e olhos de dentro
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.18653Palavras-chave:
Diversidade, Inclusão, Literatura infantil, Políticas públicasResumo
A leitura literária desenvolve a criatividade, a imaginação, o senso crítico, além de contribuir na humanização. Considerando que muitas crianças terão contato com obras literárias apenas na escola e a importância da literatura na constituição do sujeito, o presente estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: que nuances de diversidade perpassam a obra Mãos de vento e olhos de dentro, de Lô Galasso, selecionada para o PNLD Literário 2018? A pesquisa tem como objetivo geral averiguar em que medida a diversidade permeia essa obra destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas à educação plural e inclusiva. Realiza-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa e a análise da obra quanto à história e ao discurso, assim como aos aspectos pictóricos que a compõem. Com base no aporte teórico, na análise da obra e considerando que a escola é espaço vivo, de reflexão, de pensamento, um espaço plural e, portanto, de respeito e valorização das diversidades, esta investigação, que se insere no campo da Inclusão Social e das Políticas Públicas, traz contribuições relevantes para estudos referentes às diversidades na literatura infantil, sobretudo no que se refere à seleção de obras literárias no contexto escolar.
Downloads
Referências
ADAM, J. M. Types de séquences textuelles élémentaires. Pratiques, Metz, v. 56,p. 54-79, 1987.
______; LORDA, C. U. Lingüística de los textos narrativos. Barcelona: Editorial Ariel, S. A., 1999.
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Globo, 1966.
BARTHES, R. et al. Análise estrutural da narrativa. Tradução de Maria Zélia Barbosa Pinto 7.ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD. Brasília, 2018. Disponível em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld> Acesso em: 30 de jun. 2023.
CALVINO, I. Seis propostas para o último milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CANDIDO, A. Vários escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 7.ed. São Paulo: Moderna, 2000.
GÓES, L. P. Introdução à Literatura para Crianças e Jovens. São Paulo: Paulinas, 2010.
DANTAS, G. A arte de criar leitores. Reflexões e dicas para uma mediação eficaz. São Paulo: Senac, 2019.
FORSTER, E. M. Aspects of the Novel. London, Arnold, 1927.
GENETTE, G. Discurso da narrativa. Tradução de Maria Alzira Seixo. Lisboa: Editora Arcádia, s/d.
GALASSO, Lô. Mãos de vento e olhos de dentro. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
GIASSON, J. A compreensão na leitura. 2.ed. Lisboa: Edições ASA, 2000.
LARROSA, J. La experiência de la lectura: estudos sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.
MANTOAN, M. T. E.; LANUTI, E. de O. E. A escola que queremos para todos. Curitiba: Editora CRV, 2022.
MEIRELES, C. Problemas da literatura infantil. 4.ed. São Paulo: Global Editora, 2016.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008.
SALISBURY M.; STYLES M. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.
SILVEIRA R. H. et al. A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras. São Paulo: Editora Moderna LTDA, 2012.
TODOROV, T. As estruturas narrativas. 4.ed. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2004.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VOLMER. L. Mostrar? Esconder? Seduzir? O papel do narrador em obras do PNBE 2010. 2015. 164f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11.ed. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.