A diversidade nas narrativas do PNLD literário 2018:

um olhar para Mãos de vento e olhos de dentro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.18653

Palavras-chave:

Diversidade, Inclusão, Literatura infantil, Políticas públicas

Resumo

A leitura literária desenvolve a criatividade, a imaginação, o senso crítico, além de contribuir na humanização. Considerando que muitas crianças terão contato com obras literárias apenas na escola e a importância da literatura na constituição do sujeito, o presente estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: que nuances de diversidade perpassam a obra Mãos de vento e olhos de dentro, de Lô Galasso, selecionada para o PNLD Literário 2018? A pesquisa tem como objetivo geral averiguar em que medida a diversidade permeia essa obra destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas à educação plural e inclusiva. Realiza-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa e a análise da obra quanto à história e ao discurso, assim como aos aspectos pictóricos que a compõem. Com base no aporte teórico, na análise da obra e considerando que a escola é espaço vivo, de reflexão, de pensamento, um espaço plural e, portanto, de respeito e valorização das diversidades, esta investigação, que se insere no campo da Inclusão Social e das Políticas Públicas, traz contribuições relevantes para estudos referentes às diversidades na literatura infantil, sobretudo no que se refere à seleção de obras literárias no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Márcia Tatiana Funke Dieter, Universidade Feevale

Márcia Tatiana Funke Dieter é mestranda do curso de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, como bolsista CAPES/PROSUC, Graduada em Letras pela Universidade Unisinos (2009), cursando especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária na Universidade de Caxias do Sul (UCS), especialista em Cultura e Literatura pela Barão de Mauá (SP), pós-graduada em Artes Visuais pela FAVENI (ES). Foi professora, durante 25 anos, nos municípios de Ivoti e Lindolfo Collor na rede pública municipal. Atuou como professora/pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Curso de Extensão, também na Instituição Capacitar Polo São Leopoldo/RS e Igrejinha/RS em cursos de pós-graduação. Atuou como gestora escolar na cidade de Lindolfo Collor/RS e, como gestora municipal (Departamento de Cultura) nos município de Ivoti/RS e Lindolfo Collor/RS. É escritora e contadora de histórias, atuando em todo o estado e país. Trabalha como produtora editorial do Ateliê de Histórias Editora. Ministra palestras para professores e pais. Participa do Grupo de Pesquisa em Leitura, Letramento, Tecnologia e Inclusão Social - LLTIS, da Universidade FEEVALE e do Grupo de Pesquisa Observatório de Língua e Literatura da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui longa experiência na educação: educação infantil, educação básica e pós-graduação, e pesquisa especialmente os seguintes temas: leitura e formação do leitor; literatura infantojuvenil; literatura-diversidade-inclusão; contação de histórias; formação de professores.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras - Português/Alemão, pela Unisinos (1994), e em Pedagogia, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (2021). É pós-graduada em Informática Educativa, pela Feevale (2001), em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021), e em Mentored Teacher Education Programme , pela Tampere University da Finlândia (2023). É mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale, onde já foi diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação. Atualmente é professora nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, com atuação no projeto de extensão "Jovem Aprendiz Feevale" e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É coordenadora dos cursos de graduação em Artes Visuais - licenciatura (presencial e digital) e bacharelado e Letras (presencial e digital). É vice-líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq. 

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

DIETER, M. T. F.; VOLMER, L. A diversidade nas narrativas do PNLD literário 2018:: um olhar para Mãos de vento e olhos de dentro. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 124–137, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.18653. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18653. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS