Manipulação discursiva e desinformação na pandemia de Covid-19:

o discurso antivacina nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.18077

Palavras-chave:

Fake news, Fake news; Pandemia de covid-19, Análise de discurso crítica

Resumo

Neste artigo, o nosso objetivo foi analisar a prática discursiva de desinformação como recurso de manipulação de sujeitos, considerando a relação entre os processos de produção, distribuição e consumo de fake news no contexto da pandemia de Covid-19. Os pressupostos teórico-metodológicos envolveram categorias provenientes das abordagens dialético-relacional (FAIRCLOUGH, 2001) e sociocognitiva (VAN DIJK, 2010) do campo da Análise de Discurso Crítica, tomando o texto como unidade mínima perpassada pelas noções de poder hegemônico e ideologias. A metodologia se caracterizou como uma análise documental de caráter qualitativo, por meio da qual analisamos um corpus formado por seis fake news retiradas de sites de fact-checking e cujo assunto versava sobre a(s) vacina(s) contra o Coronavírus. Este material foi encontrado em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, com um recorte temporal de agosto de 2020 a março de 2021. A análise nos permitiu descrever os aspectos discursivos-multissemióticos considerados nos momentos de produção e propagação dessas fake news em redes sociais, bem como identificar sua relação com a manipulação sociocognitiva de sujeitos, ocorrida no momento de consumo do material enganoso. Assim, este estudo propõe reflexões para aprimorar ações de combate ao negacionismo científico, que custou vidas no contexto pandêmico.

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Biografia do Autor

Melissa Maria do Nascimento Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Letras Português e suas Literaturas pela referida instituição. Atua investigando o fenômeno da desinformação, instrumentalizada a partir de recursos multissemioticos em narrativas conspiratórias que circundam sítios da web. Também cumpre atividade docente no ensino básico, lecionando o componente curricular de Redação para alunos do Ensino Médio em uma escola pública. Enquanto cursista de Letras, desempenhou atividades como bolsista de Iniciação Científica (CNPq), no grupo de pesquisa em discursos e digitalidades - DIGITAL - , coordenado pelo Prof. Dr. Júlio Araújo, tendo atuado, inicialmente, como bolsista voluntária. Como parte das atribuições da bolsa, escreveu e publicou artigos acadêmicos em periódicos de Linguística, bem como apresentou resultados de pesquisas em palestras e demais eventos da área. Atuou na administração das mídias digitais do grupo de pesquisa Digital (UFC), produzindo conteúdo, planejando, organizando e divulgando os encontros de discussão teórica presenciais e/ou remotos abertos ao público. Suas produções perpassam temas como Gêneros Textuais, Letramentos Digitais Críticos e Linguagem e Tecnologia com ênfase nas Teorias Críticas do Discurso, que embasam sua investigação acerca da manipulação discursivo-cognitiva, em mídias digitais, através de Fake News.

Júlio César Rosa de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre (2000), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Fez pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL) e o Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: Fake News, desinformação, discurso de ódio, gêneros textuais digitais, letramentos digitais críticos, novos letramentos, escrita acadêmica, letramentos acadêmicos, ensino remoto e EaD. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014 e foi membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

SOUSA, M. M. do N.; ARAÚJO, J. C. R. de. Manipulação discursiva e desinformação na pandemia de Covid-19:: o discurso antivacina nas redes sociais. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 247–264, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.18077. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18077. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS