Escrita, universidade e sociedade

formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.17955

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Polifonia, Formação universitária.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a formação de leitores no ensino superior e, para isso, utilizamos crônicas produzidas pelos alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial no primeiro semestre de 2020. Para realização deste trabalho, os alunos entraram em contato com diferentes textos e suas possíveis interpretações.  A proposta apresentada em sala de aula visava conhecer melhor os estudantes, contemplando também uma produção textual que permitisse observar as condições de sua escrita, suas escolhas temáticas e o modo como se relacionam com os fatos do cotidiano. A fim de realizar a análise presente neste trabalho, apoiamo-nos em Freire (2008), Kock (2011) e  Ducrot.(1972; 1987; 1989; 1990).  Essas análises apontam que a produção dos alunos, resultante de suas leituras, de modo geral, reproduzem o que convencionalmente é denominado por “senso comum”, ou seja: o discurso da ideologia dominante. Os textos tanto reproduzem essa ideologia como também a reforçam no processo discursivo. Concluímos que é necessário retornar sempre a um dos princípios do ensino de Língua Portuguesa - o de promover a formação de leitores que, por meio da escrita, possam dizer algo para a comunidade na qual estão inseridos e de acordo com o momento que estão vivendo, que vá além da constatação ou da reprodução do senso comum.

 

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Biografia do Autor

Silvia Aparecida José e Silva, Faculdade de Tecnologia (Fatec/USP)

Professora da Faculdade de Tecnologia – Fatec Americana.  Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Atua nos cursos de Gestão Empresarial, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Logística com as disciplinas de Português e Comunicação.

Valdir Heitor Barzotto, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular da Faculdade de Educação. Pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010). Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nos cursos de Letras e Pedagogia e nos programas de Pós-graduação em Educação na FE/USP e em Filologia e Línuga Portuguesa, no DLCV/FFLCH/USP. Co-coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP). Foi presidente da Comissão de Pesquisa e da Comissão de Cooperação Naiconal e Internacional da FEUSP. Atualmente é Vice-Diretor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.

André Campos Mesquita, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutorando do programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, DLCV-FFLCH-USP..Doutor em linguística pelo Instituto de Estudos Linguísticos da Unicamp, com bolsa do CNPq. Professor adjunto do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

SILVA, S. A. J. e; BARZOTTO, V. H.; MESQUITA, A. C. Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 163–178, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.17955. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17955. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS