Escrita, universidade e sociedade

formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.17955

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Polifonia, Formação universitária.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a formação de leitores no ensino superior e, para isso, utilizamos crônicas produzidas pelos alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial no primeiro semestre de 2020. Para realização deste trabalho, os alunos entraram em contato com diferentes textos e suas possíveis interpretações.  A proposta apresentada em sala de aula visava conhecer melhor os estudantes, contemplando também uma produção textual que permitisse observar as condições de sua escrita, suas escolhas temáticas e o modo como se relacionam com os fatos do cotidiano. A fim de realizar a análise presente neste trabalho, apoiamo-nos em Freire (2008), Kock (2011) e  Ducrot.(1972; 1987; 1989; 1990).  Essas análises apontam que a produção dos alunos, resultante de suas leituras, de modo geral, reproduzem o que convencionalmente é denominado por “senso comum”, ou seja: o discurso da ideologia dominante. Os textos tanto reproduzem essa ideologia como também a reforçam no processo discursivo. Concluímos que é necessário retornar sempre a um dos princípios do ensino de Língua Portuguesa - o de promover a formação de leitores que, por meio da escrita, possam dizer algo para a comunidade na qual estão inseridos e de acordo com o momento que estão vivendo, que vá além da constatação ou da reprodução do senso comum.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Aparecida José e Silva, Faculdade de Tecnologia (Fatec/USP)

Professora da Faculdade de Tecnologia – Fatec Americana.  Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Atua nos cursos de Gestão Empresarial, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Logística com as disciplinas de Português e Comunicação.

Valdir Heitor Barzotto, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular da Faculdade de Educação. Pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010). Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nos cursos de Letras e Pedagogia e nos programas de Pós-graduação em Educação na FE/USP e em Filologia e Línuga Portuguesa, no DLCV/FFLCH/USP. Co-coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP). Foi presidente da Comissão de Pesquisa e da Comissão de Cooperação Naiconal e Internacional da FEUSP. Atualmente é Vice-Diretor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.

André Campos Mesquita, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutorando do programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, DLCV-FFLCH-USP..Doutor em linguística pelo Instituto de Estudos Linguísticos da Unicamp, com bolsa do CNPq. Professor adjunto do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá. 

Referências

ASSIS, A. W. A.. O uso de Operadores Argumentativos em notícias online. Revista Domínios de Lingu@agem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 59-75, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14438. Acesso em: 04 out. 2021.

BARZOTTO, V. H. Prefácio. In: BARZOTTO, V. H. (org.) Estado de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.

BARZOTTO, V. H. Leitura, escrita e relação com conhecimento. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

BARZOTTO, V. H. A leitura na juventude e as contribuições desta para a sociedade: a influência da leitura na vida de jovens Publicado em 20 mai. 2020 disponível em: https://falauniversidades.com.br/a-leitura-na-juventude-e-as-contribuicoes-desta-para-a-sociedade/. Acesso em: 10 nov. 2021.

BENDER, F. C.; LAURITO, I.B. Crônica, história, teoria e prática. São Paulo: Editora Scipione, 1993.

CÂNDIDO, A. A vida ao rés-do-chão. In: ANDRADE, Carlos Drummond et al. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 2003. v. 5, Prefácio.

CASALETTI, D. Saiba quais são as diferentes fases do isolamento social. Estado de São Paulo, São Paulo, 28 mar. 2020. Blogs Divirta-se, Cultura. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/blogs/divirta-se/as-fases-do-isolamento/. Acesso em 23 out. 2021.

CONTABILIZEI.Blog, 2022. TORRES, V. 11 Dicas: O que fazer na quarentena? Coisas para Passar o Tédio. Contabilizei.blog, 2022. Disponível em: https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/o-que-fazer-na-quarentena/ . Acesso em: 04 jul. 2023

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. No tédio neste período de isolamento? Confira 12 comédias românticas para relembrar os anos 2000. Recife, 25 mar. 2020. Twitter @DiarioPE. Disponível em: https://twitter.com/DiarioPE/status/1242966494964674563. Acesso em: 23 out. 2021.

DUCROT, O. Princípios de semântica linguística. São Paulo: Cultrix, 1972.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

DUCROT, O. Énonciation. Encyclopaedia Universalis, 1990, disponível em https://www.universalis.fr/encyclopedie/enonciation/; acessado em 23 out. 2021.

DUCROT, O. Argumentação ‘topoi’ argumentativos. In: GUIMARÃES, E. (org) História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989.

DUCROT, O. ANSCOMBRE, J. C. Polifonía y argumentación. Conferencias del seminario Teoría de La Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1988.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho’Água, 2008

GANDRA, A. Pesquisa revela que 19 milhões passaram fome no Brasil no fim de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/pesquisa-revela-que-19-milhoes-passaram-fome-no-brasil-no-fim-de-2020. Acesso em 04 jun. 2023.

GONTIJO, J. Isolamento social é oportunidade para fazer atividades de desenvolvimento pessoal e organização doméstica. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 9 abr. 2020. Saúde e Bem Viver. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/09/interna_bem_viver,1136833/isolamento-social-e-oportunidade-para-fazer-atividades-de-desenvolvime.shtml#:~:text=Isolamento%20social%20%C3%A9%20oportunidade%20para,dom%C3%A9stica%20%2D%20Sa%C3%BAde%20%2D%20Estado%20de%20Minas. Acesso em: 9 ago. 2020

KOCH, I. G. V. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2011.

LOUBAK, A. L. Brincadeiras para Instagram na quarentena: dez desafios para fazer no app. TechTudo, 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/brincadeiras-para-instagram-na-quarentena-dez-desafios-para-fazer-no-app.ghtml. Acesso em: 14 out. 2021.

MORAIS, M. E. G.; FRANÇA, M. G. S. de; NASCIMENTO, E. P. do. Semântica argumentativa e enunciativa: uma análise dos operadores argumentativos. Revista do GELNE, Natal/RN, v. 21, n. 1, p. 63-76, 2019.

LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative Analysis: oral versions of personal experience. Seattle: University of Washington Press, 1967.

OBSERVATÓRIO DO ESTADO SOCIAL BRASILEIRO. Relatório: Celeiros da pobreza urbana: suplementação de renda e isolamento social em ambientes metropolitanos em tempos pandêmicos. Goiânia, 2020; disponível em http://obsestadosocial.com.br/obs/wp-content/uploads/2020/05/timbrado_relatorio-02.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.

ORIENTE OFICIAL. 5 coisas para se fazer na quarentena [...]. Rio de Janeiro, RJ, 27 mar. 2020. Twitter @orienterj. Disponível em: https://twitter.com/orienterj/status/1243577804731510784. Acesso em: 23 out. 2020.

PARREIRAS, M. Contra o tédio no isolamento social, que tal explorar cavernas virtualmente?, Estado de Minas, Belo Horizonte, 06 mai. 2020. Gerais. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/05/06/interna_gerais,1144897/contra-o-tedio-no-isolamento-social-que-tal-explorar-cavernas-virtual.shtml. Acesso em: 23 out. 2021.

REVISTA ANAMARIA, 2020. Como diminuir o tédio durante a quarentena do coronavírus? Veja 7 dicas. Revista AnaMaria, 2020. Disponível em: https://revistaanamaria.com.br/noticias/ultimas-noticias/como-diminui-o-tedio-durante-a-quarentena-do-coronavirus-veja-7-dicas.phtml. Acesso em: 04 jul. 2023.

SEMANA ON, 2020. Tédio na quarentena? O que há por trás da queixa da 'falta do que fazer' no isolamento. Semana on, 07 abr. 2020. Disponível em: https://semanaon.com.br/comportamento/tedio-na-quarentena-o-que-ha-por-tras-da-queixa-da-falta-do-que-fazer-no-isolamento/. Acesso em: 23 out. 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

SILVA, S. A. J. e; BARZOTTO, V. H.; MESQUITA, A. C. Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 163–178, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.17955. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17955. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS