A tradução como estratégia de ensino de LE

crenças e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.16581

Palavras-chave:

Tradução, Ensino e aprendizagem de línguas, Crenças

Resumo

A utilização da tradução como ferramenta para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras é um tema controverso entre educadores e linguistas. Embora seja amplamente empregada em diferentes contextos de aprendizagem, principalmente na educação básica, as opiniões sobre sua eficácia e impacto na formação de habilidades linguísticas dos alunos são divergentes. É nessa perspectiva que propomos uma reflexão acerca da tradução como estratégia didática e das diferentes concepções que envolvem o seu uso nos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. A abordagem metodológica escolhida para esta investigação foi a qualitativa e os métodos para a coleta de dados foram o questionário aberto e a narrativa escrita. Concluímos que a tradução pode contribuir positivamente com o ensino e a aprendizagem de línguas desde que seja utilizada de forma consciente e estratégica pelos professores, considerando as características e necessidades dos alunos, e não como uma estratégia isolada ou principal no processo de ensino de línguas estrangeiras.

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Biografia do Autor

Eduardo Ferreira dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Doutor em Língua e Cultura pela UFBA. Professor EBTT de língua inglesa do Instituto Federal da Bahia.

Agnaldo Pedro Santos Filho, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Língua e Cultura pela UFBA. Professor EBTT de língua inglesa do Colégio Militar de Salvador.

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Publicado

2023-06-18

Como Citar

SANTOS, E. F. dos; SANTOS FILHO, A. P. A tradução como estratégia de ensino de LE: crenças e reflexões. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 294–309, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i1.16581. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/16581. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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ARTIGOS