Las fronteras entre lengua y escuela

una mirada a prácticas docentes desde la literatura de Fabián Severo y Gloria Anzaldúa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.15360

Palavras-chave:

Fronteira, Educação, Pluralidade linguística, Literatura

Resumo

Este trabajo pretende reflexionar y comprender cómo la literatura de los autores fronterizos, más específicamente, Fabián Severo en Noite un norte: poemas en portuñol (2010) y Gloria Anzaldúa en Borderlands/La frontera: la nueva mestiza (2016), se propone exponer, denunciar y combatir, poéticamente, el contexto opresivo de enseñanza-aprendizaje al que son sometidos niños en escuelas ubicadas en regiones limítrofes. Además de eso, se pretende discutir caminos posibles y reflexiones para prácticas docentes que promuevan la pluralidad lingüística y cultural en las regiones de frontera, pensándolas en sus especificidades y en sus sujetos. Así, sobre el concepto de frontera nos basamos en Camblong (2009), al respecto de cuestiones lingüísticas nos apoyamos en Moita Lopes (2008; 2013), en cuanto al tema identitario nos centramos en Stuart Hall (2006) y en relación a la educación en contextos fronterizos nos asentamos en Irala (2012). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Martins dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cursa o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).Licenciada em Letras (port / esp) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Trabalhou como professora substituta de português e espanhol no Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), no campus Avançado Diamantino. 

Laura Emilia Araújo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestranda em Literatura Comparada pela Universidade de Integração Latino Americana (UNILA), Especialista em Linguagem e Praticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Arapiraca, Graduada em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Alagoas ( UNEAL), Técnica em Eletrotécnica formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas- Campus Palmeira dos Índios. Interesse nas áreas Critica Literária Feminista, Literatura de Língua Inglesa, Estudos decoloniais.

Lívia Santos de Souza, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Possui graduação em Letras Português/Espanhol (2011), mestrado (2014) e doutorado (2018) em letras neolatinas, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Trabalhou com ensino básico na rede estadual do Rio de Janeiro e em 2014 atuou como professora substituta do curso de Letras na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Escrita de autoria de mulheres, Espanhol como língua de herança, Literatura Latino Americana e Estudos Latino Americanos nos Estados Unidos (Latinx Studies). Atualmente é professora adjunta na área de Línguas Adicionais na Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos (IELA) e no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC). É vice-líder do grupo de pesquisa GEPALC - Gênero e Poder na América Latina e Caribe. 

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: La nueva mestiza. Trad. Carmen Valle Simón, Madrid: Capitán Swing, 2016.
ASSMANN, Aleida. Espaços de Recordação: Formas e transformações da memória cultural. Campinas/SP: Editora Unicamp, 2011.
BAGNO, Marcos. O que é uma língua? Imaginário, ciência & hipóstase.... In.: LAGARES, X.; BAGNO, M. (org.) Políticas da Norma e Conflitos Linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, pp. 355-387, 2011.
CAMBLONG, Ana María. Habitar la frontera. deSignis, Argentina, v. 13, p. 125-133, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=606066732013 Acesso en: 4 oct. 2022.
CANAGARAJAH, Surash. Translingual practice: global Englishes and cosmopolitan relations. Abingdon, Oxon: Routledge, 2013.
CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In.: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.
CASANOVA, Pascale. A República Mundial das Letras. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
CORRÊA, Jociele; DORNELLES, Clara. Práticas de letramento em séries iniciais: um estudo em uma escola na fronteira Brasil/Uruguai. In: Anais do VI SENALE (Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino). Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Pelotas, 2010a.
DEI, George J. Sefa. Democratic education, thinking out differently. In.: ABDI, A. A.; CARR, P. R. (Orgs.). Educating for Democratic Consciousness: counterhegemonic possibilities. New York: Peter lang Publishing, 2013.
ETTE, Otmar. Pensar o futuro: a poética do movimento nos Estudos Transárea. Trad. Luiz Barros Montez. In.: ALEA. Rio de Janeiro, vol. 18/2. p. 192-209. mai-ago. 2016. Disponible en: https://www.scielo.br/j/alea/a/J3ghvttStPsHfYhScnnxtgm/?lang=pt&format=pdf Acceso en: 20 sep 2022.
FREITAS, Hernandes Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, v. 23, n. 80, pp. 137-168, 2002. Disponible en: https://www.scielo.br/j/es/a/hH5LZRBbrDFKLX7RJvXKbrH/?lang=pt. Acceso en: 14 sep 2022.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu Silva e Guacira Lopes Louro. 11.ed, Rio de Janeiro: SP&A, 2006.
IRALA, Valesca. Educação linguística na fronteira: passado, presente e futuro. In.: FERNÁNDEZ, Ana Lourdes; MOZZILLO, Isabella; SCHNEIDER, Maria Nilse; CORTAZZO, Uruguay (Org.). Línguas em contato: onde estão as fronteiras? v. 1. Pelotas: Editora da UFPEL, pp. 214-234, 2012.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Inglês e globalização em uma epistemologia de fronteira: ideologia linguística para tempos híbridos. DELTA. vol. 24, n. 2, pp. 309-340, 2008. Disponible en: https://www.scielo.br/j/delta/a/ghf3PYNYBkxXHskTwZ9QyBy/abstract/?lang=pt. Acceso en: 26 sep 2022.
______. (Org.). Português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PINTO DE ALMEIDA, L. Literatura e a experiência do escrever: algumas reflexões sobre a resistência no seio da linguagem. Revista de Filosofia Aurora, v. 21, n. 28, p. 87-106, mayo 2009. Disponible en: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1147. Acceso en: 7 oct. 2022.
SEVERO, Fabián. Noite nu norte: Poemas en portuñol. Montevideo: Ediciones Del Rincón, 2010.
SOUZA, L. Menezes. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In.: MACIEL, R. F. & ARAÚJO, V. A. (orgs.) Formação de professores de línguas – Ampliando perspectivas. Jundiaí: Pacto Editorial, pp. 128-140, 2011.
STURZA, Eliana Rosa. Línguas de fronteira e política de línguas: uma história das ideias linguísticas. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística. UNICAMP, Campinas, SP, 2006. Disponible en: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/visit.php?cid=55&lid=832. Acceso en: 17 sep. 2022.
______. A fronteira e a nação no séc. XVIII: os sentidos e os domínios. Santa Maria: PPGL-UFSM Editores, 2007 (Série Cogitare, v. 3).
TANZI NETO, A.; OLIVEIRA, G. C. de A. Translocalidade, Repertórios e Indexicalidade: Efeitos constitutivos do discurso contemporâneo em espaços digitais superdiversos. Intercâmbio, v. 38, 2018. Disponible en: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/40962 Acceso en: 26 sep. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-18

Como Citar

MARTINS DOS SANTOS, A. C.; ARAÚJO, L. E.; DE SOUZA, L. S. Las fronteras entre lengua y escuela: una mirada a prácticas docentes desde la literatura de Fabián Severo y Gloria Anzaldúa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 182–191, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i1.15360. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15360. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS