English through literature
a literatura na formação do leitor crítico em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.15330Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Língua Inglesa, Formação de LeitoresResumo
Ao falar sobre o ensino de línguas e suas literaturas, principalmente o ensino da língua inglesa, as dificuldades se tornam consideráveis se analisarmos a conjuntura pandêmica vivida nos últimos anos. Os recursos disponíveis, a aquisição de material impresso e, principalmente, a quantidade de obras literárias em língua inglesa dentro da escola são escassos. Assim, se a educação funciona como um meio de transformação social pautada no respeito e na autonomia do aluno (FREIRE, 2019), cabe a nós, professores, contribuir para o desenvolvimento do indivíduo. É nesse ambiente, na tentativa de trazer para as aulas de Inglês a discussão crítica sobre diversos temas, que objetivamos abordar a literatura em sala de aula (CANDIDO, 1995). Sob o olhar de professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica esse trabalho propõe expor situações e experiências que se mostram efetivas após exercícios com as obras The Wizard of Oz, de L. Frank Baum, e The Black Cat, de Edgar Allan Poe, com base na necessidade de discussão da língua viva (BAKHTIN, 2013) em diálogo com outros teóricos que se mostrarem relevantes.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN. Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013.
BAUM, Lyman Frank. O mágico de Oz. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.
BAUM, Lyman Frank. The Wizard of Oz. London: Puffin Classics, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula: caderno de análise literária. São Paulo: Editora Ática, 1995.
DASKALOVSKA, Nina; DIMOVA Violeta. Why should literature be used in the language classroom. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1182-1186, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812014000. Acesso em: 20 set. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
POE, Edgar Allan. Histórias Extraordinárias. São Paulo: Círculo do Livro, 1986.
POE, Edgar Allan. The collected tales and poems of Edgar Allan Poe. Ware: Wordsworth Editions Limited, 2009.
Filmografia
The Wizard of Oz; Direção: Victor Fleming. Produção: Loews. Estados Unidos: MGM, Turner Entertainment, Warner Bros, 1939.
Oz: The Great and Powerful; Direção: Sam Raimi Produção: Roth Films. Estados Unidos: Walt Disney Studios, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.