(Des)Colonizar-se a si mesmo:

memória e identidades em Venenos de Deus, remédios do Diabo, de Mia Couto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v16i2.15230

Resumo

O escritor moçambicano Mia Couto se destaca como representante da literatura africana de expressão lusófona identificada como “pós-colonial”, surgida depois da emancipação de países outrora colonizados por Portugal e que, na afirmação de sua identidade (mesmo usando a língua do colonizador), assume um discurso de discordância ou revisão da dominação cultural sofrida por séculos. Contudo, a ficção de Couto transcende a filiação a uma tendência de época, buscando a universalidade. Analisaremos no romance Venenos de Deus, Remédios do Diabo (2008) como a noção de identidade (pessoal, social, histórica) se articula à de memória coletiva na experiência dos principais personagens. Os problemas da “descolonização” sem horizontes são vivenciados por Bartolomeu Sozinho, o velho doente, saudoso dos tempos coloniais. Ele cultiva a memória de um suposto tempo de glória evocado na idealização de sua atividade de marinheiro no navio Infante dom Henrique. As dificuldades do presente o levam a legitimar o discurso do colonizador. Em sentido oposto, a estada do médico português Sidónio em Moçambique, na busca frustrada de um amor, resulta no seu rico envolvimento com o país africano, e aponta para a busca da construção possível de uma identidade a partir do confronto com o diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Franz, UTFPR

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto a, Classe a nível 1 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Referências

BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed., rev. e ampl. Maringá: EDUEM, 2009.
COUTO, Mia. Venenos de Deus, remédios do Diabo. São Paulo: Companhia das letras, 2008.
FERREIRA, Márcia Souto. Estratégias narrativas e identidades deslizantes em Venenos de Deus, remédios do diabo, de Mia Couto. Belo Horizonte: Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Letras. 2011.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11º. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
KESSEL, Z. Memória e memória coletiva. Disponível em < www.memoriaeducacao.hpg.ig.com.br >. Acesso em 03/08/2015
ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São Paulo: Unesp, 2010.
PARRACHO Bianca Basile e FORLI Cristina Arena. Venenos de Deus, Remédios do Diabo: A Solidão no Compasso da Pós-Independência de Moçambique in Revista Historiador Número 03. Ano 03. Dezembro de 2010 Disponível em: http://www.historialivre.com/revistahistoriador

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

FRANZ, M. (Des)Colonizar-se a si mesmo:: memória e identidades em Venenos de Deus, remédios do Diabo, de Mia Couto. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 141–151, 2022. DOI: 10.35499/tl.v16i2.15230. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15230. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS