Por um Ensino de Língua Portuguesa para além do Capital: uma Análise Crítica da Base Nacional Comum Curricular sob o viés da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Linguística
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11522Resumo
O seguinte estudo tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular no sentido de desvelar suas filiações teórico-filosóficas tanto no âmbito das teorias pedagógicas quanto no que se refere à abordagem do ensino de Língua Portuguesa. Para a análise, utilizam-se as orientações conceituais da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2018) e da Educação Linguística (BRITTO, 2012), bem como a abordagem ontológica do método científico do Materialismo Histórico-Dialético (MARX, 2019). O exame documental revela que a Base Nacional se alinha à chamada Pedagogia das Competências e orienta o trabalho educativo com educação linguística em conformidade com as determinações do modelo neoliberal vigente. Na contramão do documento oficial, e levando em conta os condicionantes objetivos da sociedade na sua relação com a educação, salienta-se a defesa de um Ensino de Língua Portuguesa para além do capital, ou seja, com vistas à formação humana integral e à emancipação.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 7. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRITTO, L. P. L. Escola, Ensino de Língua, Letramento e Conhecimento. Calidoscópio, v. 5, n. 1, p. 24-30, jan/abr 2007.
_____________. Inquietudes e Desacordos: a Leitura além do Óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
CATOIA DIAS, S. Entre Ecos e Travessias: um Olhar para o Ato de Ler no Processo de Educação em Linguagem na Esfera Escolar. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2016.
DUARTE, N. O Debate Contemporâneo das Teorias Pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Orgs.). Formação de Professores: Limites Contemporâneos e Alternativas Necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 33-50.
___________. Vigotski e o “Aprender a Aprender”: Crítica às Apropriações Neoliberais e Pós-Modernas da Teoria Vigotskiana. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
LESSA, S.; TONET, I. Introdução à Filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
MARSIGLIA, A. C. G. et al. A Base Nacional Comum Curricular: um Novo Episódio de Esvaziamento da Escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017.
MARTINS, L. M. A Formação da Personalidade do Professor: um Enfoque Vigotskiano. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
MARX, K. O Capital: Crítica da Economia Política, v. I. 36. ed. Trad. Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2009.
MÉSZÁROS, I. A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
NETTO, J. P. Introdução ao Estudo do Método de Marx. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.
RAMOS, M. N. A Pedagogia das Competências: Autonomia ou Adaptação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SAVIANI, D. Teorias Pedagógicas Contra-Hegemônicas no Brasil. Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu, v. 10, n. 2, p. 11-28, 2008.
_________. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
_________. Educação Escolar, Currículo e Sociedade: o Problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento – Revista de Educação, ano 3, n. 4, p. 54-84, 2016.
_________. Escola e Democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
SUCHODOLSKI, B. A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas: a Pedagogia da Essência e a Pedagogia da Existência. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.
TOMAZONI, E. O Ato de Escrever em Encontros na Escola. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
TONET, I. Método Científico: uma Abordagem Ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.