Vozes de paixão em Cantares de perda e predileção, de Hilda Hilst

Autores

  • Luís Alberto dos Santos Paz Filho PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11219

Resumo

O presente trabalho tem como objetivas realizar uma interpretação da obra Cantares de perda e predileção, de Hilda Hilst, de forma a estabelecer relações entre poema e canção como método e metáfora para as concepções de paixão apresentadas em seus poemas. Para a realização desta leitura, conta-se como guia os estudos de Emil Staiger, Thomas Stearns Elliot e Octavio Paz acerca da poesia lírica, no tocante à musicalidade e voz poética, pretendendo constituir uma hipótese interpretativa da paixão em quatro poemas selecionados na obra da autora.

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Referências

ELLIOT, Thomas Stearns. A essência da poesia. Introdução de Affonso Romano de Sant’anna. Tradução de Maria Luiza Nogueira. Rio de Janeiro: Artenova, 1972.
HILST, Hilda. Cantares de perda e predileção. In: Hilda Hilst: Da Poesia. São Paulo: Companhia das letras, 2017.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1976.
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Trad. Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

PAZ FILHO, L. A. dos S. Vozes de paixão em Cantares de perda e predileção, de Hilda Hilst. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 232–243, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11219. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS