RESPOSTA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO NORDESTE À COVID-19: UMA ANÁLISE BASEADA EM DADOS ABERTOS PARA AS MICRORREGIÕES DAS CAPITAIS EM 2020 E 2021

Autores/as

  • Eneida Santana Instituto Federal da Bahia
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro Instituto Federal da Bahia

Resumen

Apresenta-se o cenário das escolas municipais das microrregiões que agregam as capitais do nordeste brasileiro nos anos 2020 e 2021. Utilizou-se dados abertos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O objetivo foi identificar as ações adotadas pelas escolas brasileiras diante da necessidade de enfrentamento à Covid-19, com base no modelo de redes complexas desenvolvida a partir dos dados da pesquisa “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil - Educação Básica”. A abordagem foi qualitativa e adota como processo metodológico a modelagem do conhecimento baseada nos princípios FAIR e das redes complexas, para representar a dinâmica de execução do calendário escolar e as estratégias de ensino adotadas.

 

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Publicado

2024-08-29

Cómo citar

Santana, E., & Gomes Carneiro, T. K. (2024). RESPOSTA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO NORDESTE À COVID-19: UMA ANÁLISE BASEADA EM DADOS ABERTOS PARA AS MICRORREGIÕES DAS CAPITAIS EM 2020 E 2021. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(3), 60–75. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/20092