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  • Prorrogado o Prazo de Submissão do Dossiê Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos(EJA)

    2023-09-14

    Prezado (a)s,

    O prazo de submissão para o dossiê Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos(EJA):potencialidades, limites e desafios da implementação das Leis N°10.639/03 E N°11.645/08,foi prorrogado até o dia 30 de setembro de 2023.

     

    Os Editores

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  • LES RELATIONS RACIALES DANS L'ÉDUCATION DES JEUNES ET DES ADULTES (EJA)

    2022-10-11

    RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): POTENCIALIDADES, LIMITES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS N°10.639/03 E N°11.645/08

    Organizadores: Profª Drª Carla Liane N. dos Santos (UNEB)

     Profº Drº Adilson Meneses da Paz ( IFBA)

    Prof° Dr° Luis Carlos Ferreira dos Santos ( UEFS)

    Submissão: 01/06 a 01/09/2023

    Publicação:

    dezembro de 2023

    Ementa:

    Este dossiê pretende reunir textos referentes à temática das Relações Étnico-Raciais na modalidade da Educação de Jovens e Adultos-EJA, buscando apresentar potencialidades, limites e desafios para a implementação das Leis N° 10.639/03 e N° 11.645/08 para esta modalidade no contexto brasileiro.  Muitas questões ainda surgem, passados dezenove anos da conquista da aprovação da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, instituída a partir do Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 03/2204, sob a coordenação da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e quatorze anos de sua alteração, a partir da Lei 11.645/08, que destaca a história e cultura dos povos originários nos currículos da Educação, apontando para a necessidade de ruptura epistêmica com a lógica hegemônica de uma educação monolítica, historicamente constituída a partir da base ocidental, eurocêntrica e universalizante, que subalternizou e silenciou “saberes” produzido por “outros” sujeitos, bem como “outras pedagogias” engendradas como marco de práticas da pedagogia da resistência. Pretende-se, portanto, a partir deste número, discutir os limites e eficácia de tais legislações impositivas na gestão e nas práticas pedagógicas produzidas no cotidiano escolar, destacando, por um lado, a persistência e impacto do racismo estrutural na educação e sua consequente invisibilização de elementos históricos e culturais dos povos negros e indígenas brasileiros e ,por outro lado, revelando o alcance de currículos transgressores e decoloniais na promoção de uma educação libertadora e para a valorização da interculturalidade na EJA.

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  • Educação, História, Culturas e Resistência Indígenas

    2022-09-12

     

    Éducation, histoire, cultures et résistance autochtone
    Les organisateurs: Prof. Dr. Ricardo Tupiniquim Ramos – UNEB (BA) prof Dr. Arlete Maria Pinheiro Schubert - PROLIND/SECAD/UFES (ES) prof Dr. Marise de Santana – UESB (BA) Dépôt : du 15/09 au 15/12/2022 et du 1er au 28/02/2023 Prévision de publication : 19 avril 2023 (à l'occasion de la Journée des peuples autochtones)

    Résumé : Les différentes histoires, cultures et processus de résistance des peuples autochtones du Brésil et d'Amérique dans leurs interfaces avec l'éducation, en général, ou avec l'éducation des jeunes et des adultes, en particulier, en tenant compte, y compris leurs pratiques à la fois dans des contextes formels et institutionnalisés ( comme l'école, l'université) et dans des contextes non formels (comme les villages).

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  • Organização Temática dos Dossiês da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos para o Biênio 2022/2023

    2022-09-12

    Leitura, Literatura e Educação de Jovens e Adultos

    Organizadoras:

    Luciene Souza Santos - UEFS/BA;

    Margarida da Silveira Corsi - UEM/PR;

    Vanessa Cristina Girotto Nery - UNIFAL/MG

    Submissão:

    01/09 a 31/10 2022

    Publicação:

    Dezembro de 2022

    (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA

    Organizadoras:

    Ana Paula da Silva Conceição - UNEB/BA;

    Edméa Santos -UFRRJ/RJ;

    Maria Conceição Ferreira - UNEB/BA

    Submissão:

    01/09 a 31/10/2022

    Publicação:

    Dezembro de 2022

    A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educativos

    Organizadoras: Fernanda dos Santos Paulo - UNOESC/SC;

    Sandra Marinho - UFBA/BA

    Submissão:

    1//10 /2022 a 20/02/2023

    Publicação:

    Maio de 2023

    Educação, História, Culturas e Resistência Indígenas

    Ricardo Tupiniquim Ramos – UNEB (BA); 

    Arlete Maria Pinheiro Schubert PROLIND/SECAD/UFES (ES);

    Marise de Santana – UESB (BA

    Submissão:

    15/09 a 15/12/ 2022  e 1º a 28/02 / 2023

    Publicação:

    19 de junho de 2023

    10 Anos Comemorativos do MPEJA: o Legado na Pesquisa e Inserção Social da EJA na Bahia e no Brasil

    Organizadores: Antonio Amorim - UNEB/BA;

    Tânia Regina Dantas - UNEB/BA;

    Maria Olivia Matos Oliveira - UNEB/BA;

    Maria Sacramento Aquino - UNEB/BA

    Submissão:

    01/11/2022 a 20/04/2023

    Publicação:

    Setembro de 2023

    Relações Raciais Na Educação De Jovens E Adultos (Eja): Potencialidades, Limites E Desafios Da Implementação Das Leis N°10.639/03 E N°11.645/08. 

    Organizadores: Profª Drª Carla Liane N dos Santos (UNEB)

     Profº Drº Adilson Meneses da Paz ( IFBA)

    Prof° Dr° Luis Carlos Ferreira dos Santos ( UEFS)

    Submissão:

    01/06 a 01/09/2023

    Publicação: 

    Jdezembro de 2023

     

     

     

     

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  • L'éducation populaire latino-américaine dans différents contextes éducatifs

    2022-09-08

    A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educativos

    Organizadoras:

    Fernanda dos Santos Paulo - UNOESC/SC

    Sandra Marinho - UFBA/BA

    Submissão:

    01 de outubro a 20 de fevereiro de 2023

    Publicação:

    Maio de 2023

    Ementa:

    É um tema proposto como resistência político-pedagógica em um contexto de crise política e econômica, acompanhado de um período de crise sanitária (pandemia da covid-19) em que necessitamos aprender a trabalhar mediados por tecnologias, buscando o referencial da Educação Popular freiriana. Concomitante, buscamos enfrentar as múltiplas desigualdades sociais a partir de padagogias críticas e da reinvenção das formas de existir, reexistir e lutar. Estas crises atingiram, sobretudo, a classe trabalhadora que vem assistindo à cruel retirada de direitos sociais conquistados via lutas políticas e educativas. No atual período histórico em que acompanhamos o avanço de projetos e políticas ultraneoliberais e conservadoras, as desigualdades vem acirrando-se no contexto latino-americano. Diante disso, é fundamental ampliar as discussões sobre experiências teórico-práticas de Educação Popular em diversos contextos escolares e não escolares, por exemplo, a escolarização de jovens e adultos.

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  • 10 ans commémoratifs du MPEJA : l'héritage dans la recherche et l'insertion sociale de l'EJA à Bahia et au Brésil

    2022-09-08

    10 Anos Comemorativos do MPEJA: o Legado na Pesquisa e Inserção Social da EJA na Bahia e no Brasil

    Organizadores:

    Antonio Amorim - UNEB/BA

    Tânia Regina Dantas - UNEB/BA

    Maria Olivia Matos Oliveira - UNEB/BA

    Maria Sacramento Aquino - UNEB/BA

    Submissão :

    01 de novembro de 2022 a 20 de abril de 2023

    Publicação:

    Setembro de 2023

    Ementa:

    Esse dossiê trata da comemoração dos  10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), pioneiro no Brasil na modalidade profissional. Temas a serem abordados: criação do programa, articulação com outros programas em educação, inserção social e profissional, formação, inclusão e internacionalização do Programa. Abriga artigos da educação básica, docentes do ensino superior, pesquisadores e gestores no campo da EJA.

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