PERSPECTIVA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Yara da Paixão Ferreira UNEB
  • João Paulo Teixeira UNEB
  • Antonio Amorim UNEB

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (PROEJA) na Educação Básica na modalidade da EJA, mediante o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo educativo. Visa identificar aspectos relevantes diante do seguinte questionamento: Diante do avanço do universo tecnológico e da comunicação, como os estudantes e professores da EJA lidam com as TICs na contemporaneidade? A metodologia utilizada foi de cunho empírico-qualitativo, dentro de uma abordagem colaborativa na área educativa. Os sujeitos da pesquisa foram discentes e docentes do CEEP Lourdes Carvalho Neves Batista, em Cícero Dantas e da EJA na Escola Anísio Teixeira, em Camaçari-BA. Foram obtidos os seguintes resultados: que as TICs são mais utilizadas na EJA profissionalizante e que os docentes necessitam de Formação continuada focando o uso das TICs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Como Citar

FERREIRA, Y. da P.; TEIXEIRA, J. P.; AMORIM, A. PERSPECTIVA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 131–149, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7682. Acesso em: 22 nov. 2024.