EXPERIÊNCIAS OUTRAS NA UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO INTERFACE PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Amilton Alves de Souza UNEB
  • Antonio Quintas-Mendes UAP
  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta UNEB

Resumo

Este estudo trata das “Experiências outras na utilização das TIC como interface pedagógica na escola de Educação de Jovens e Adultos”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica contribui com os sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para os sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar as experiências de aprendizagens dos estudantes no laboratório de informática; refletir epistemologicamente os conceitos de Letramentos, TIC e EJA;identificar que projetos contribuem como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem. A abordagem de pesquisa adotada. Foi a qualitativa, de natureza descritivo-analítica, com instrumentalização do estudo de caso e a efetivação de um conjunto de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados destacam as possibilidades dos sujeitos da EJA de buscar novas formas de utilizar as TICs, no processo de ensino-aprendizagem, a efetivação das rodas de conversas, dos temas geradores como fundantes do empoderamento e da construção do conhecimento dos sujeitos. Concluímos que à escola deva repensar seu tempo, espaço e as experiências de ensinar e aprender, da formação continuada dos professores, da criação de um museu virtual de aprendizagem e da construção de práticas dialógicas permanentes no âmbito da escola da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Como Citar

SOUZA, A. A. de; QUINTAS-MENDES, A.; MATTA, A. E. R. EXPERIÊNCIAS OUTRAS NA UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO INTERFACE PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 113–130, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7681. Acesso em: 23 dez. 2024.