O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): AS VOZES DOS CIDADÃOS DA RESISTÊNCIA

Resumo

Nesta pesquisa problematizamos sobre quais elementos interferem na aprendizagem dos estudantes do Tempo de Aprendizagem I (TAP I) nas escolas públicas de Salvador? O objetivo geral foi de identificar os elementos que contribuem e interferem na aprendizagem dos estudantes da EJA do TAP I nas escolas públicas de Salvador. Assim sendo, tivemos como objetivos específicos: investigar os processos de aprendizagem dos estudantes da EJA; relacionar o papel da escola cidadã com o processo de reconhecimento dos sujeitos da EJA. Optamos pela abordagem qualitativa, através do estudo de caso múltiplo com utilização da entrevista semiestruturada como técnica de pesquisa. Os resultados revelaram que a aprendizagem, para os estudantes da EJA, se dá através do processo de aquisição da leitura e da escrita; a maioria destes tiveram direitos negados de acesso à escola devido inserção precoce no trabalho; e a escola é espaço de construção, reconhecimento e ascensão social. Concluímos que a escola cidadã possibilita aos estudantes superação das trajetórias de vida, protagonismo no contexto social letrado e resistência à exclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-11-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 481
  • PDF downloads: 395
Como Citar
CASTRO COSTA, A. B. D. DE; CONCEIÇÃO, A. P. S. DA. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): AS VOZES DOS CIDADÃOS DA RESISTÊNCIA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 2, n. 3, p. 93-112, 27 nov. 2019.