O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): AS VOZES DOS CIDADÃOS DA RESISTÊNCIA

Autores

Resumo

Nesta pesquisa problematizamos sobre quais elementos interferem na aprendizagem dos estudantes do Tempo de Aprendizagem I (TAP I) nas escolas públicas de Salvador? O objetivo geral foi de identificar os elementos que contribuem e interferem na aprendizagem dos estudantes da EJA do TAP I nas escolas públicas de Salvador. Assim sendo, tivemos como objetivos específicos: investigar os processos de aprendizagem dos estudantes da EJA; relacionar o papel da escola cidadã com o processo de reconhecimento dos sujeitos da EJA. Optamos pela abordagem qualitativa, através do estudo de caso múltiplo com utilização da entrevista semiestruturada como técnica de pesquisa. Os resultados revelaram que a aprendizagem, para os estudantes da EJA, se dá através do processo de aquisição da leitura e da escrita; a maioria destes tiveram direitos negados de acesso à escola devido inserção precoce no trabalho; e a escola é espaço de construção, reconhecimento e ascensão social. Concluímos que a escola cidadã possibilita aos estudantes superação das trajetórias de vida, protagonismo no contexto social letrado e resistência à exclusão social.

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Publicado

2019-11-27

Como Citar

CASTRO COSTA, A. B. D. de; CONCEIÇÃO, A. P. S. da. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): AS VOZES DOS CIDADÃOS DA RESISTÊNCIA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 93–112, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7680. Acesso em: 23 dez. 2024.