GESTÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa acerca das contribuições da gestão pedagógica para a formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Teve como objetivo analisar as contribuições da gestão pedagógica no fortalecimento do processo de formação continuada de professores da EJA, da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Por se tratar de um recorte, procuramos responder ao seguinte: qual é a percepção dos profissionais da educação sobre a formação continuada e qual a implicação da gestão pedagógica neste processo? Selecionamos a abordagem da pesquisa qualiquantitativa e o dispositivo metodológico da investigação participante, tendo como instrumentos para coleta de dados e de informações a entrevista semiestruturada, a observação participante e as rodas de conversa. Os resultados obtidos demostraram que: a formação é um processo contínuo e dinâmico; envolve um conjunto de conhecimentos sociais, educacionais e culturais de cada comunidade escolar e que as escolas precisam fortalecer a dinâmica reflexiva dos SEUS processos formativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.