PAPEL DAS GESTORAS FEMININAS NA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS DE GANA
Resumo
Tradicionalmente, as mulheres, em comparação com os homens, são estereotipadas como expressivas, calorosas, gentis, tranquilas e com falta de autoconfiança; e, portanto, são vistas como tendo menos capacidade para ser líderes. Isto pôs em risco a concretização da igualdade de gênero (SDG 5), bem como a educação de qualidade (SDG 4). Este estudo examinou o nível de desempenho de diretoras mulheres em funções administrativas em escolas de Ensino Médio em Gana. Este estudo foi de natureza puramente quantitativa e empregou a concepção de Survey. O estudo foi delimitado em 31 escolas lideradas por diretoras mulheres. Utilizou-se o Cluster e a técnica de amostragem aleatória sistemática para selecionar os professores em cada escola. No total, 692 professores participaram do estudo. Questionários foram utilizados como instrumento de coleta de dados. O resultado revelou que o nível de classificação de desempenho das diretoras mulheres em papéis administrativos foi bom. Com relação à dimensão independente, as diretoras mulheres obtiveram avaliações altas. Supervisão (M=42.34, SD=4.97),organização (M=42.03, SD=3.95) e orçamento (M=42.03, SD=5.35) foram as funções administrativas com maior pontuação. Embora as pontuações de avaliação (M=41.60, SD=4.80), controle (M=41.16, SD=4.65) e planejamento (M=40.85, SD=4.53) tenham sido altas, estas foram menores. Resultados de Análise Multivariada de Variância One-way revelaram um teste multivariado não significativo, F(684)=1.019, p=.416. Isso indica que não houve diferença significativa no nível geral de desempenho de tarefas administrativas de diretoras mulheres no que diz respeito à localização da escolar. Os resultados deste estudo, portanto, indicam aos stakeholders da área de educação que permitam às mulheres a oportunidade de liderar escolas de Ensino Médio em Gana. Educação pública e sensibilização devem ser conduzidas pelo Ministério de Gênero e Assuntos Infantis para eliminar a percepção errônea por parte do público em geral em relação às mulheres que mantêm posições de direção nas escolas.
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