Os desafios do curso de pedagogia e a construção do conhecimento matemático : narrativas de sujeitos em processos de formação inicial

Autores

  • Isaura Francisco de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • André Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia
  • Érica Valeria Alves Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo é produto de uma análise das narrativas dos estudantes do curso de graduação em Pedagogia de uma universidade pública estadual localizada na Bahia e pretende contribuir para o debate sobre a construção do onhecimento matemático por esses sujeitos. Reflete sobre os fundamentos legais da formação de professores e suas implicações na práxis educativa. Analisa aspectos curriculares do curso de Pedagogia oferecido pela referida universidade, a partir das narrativas de oito discentes do 4º ao 9º semestre do curso. Considerando-se que no referido curso é oferecida a disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Matemática discute a necessidade de uma formação pedagógica para o graduando com base na ação-reflexão -ação de modo a favorecer a produção de novos conhecimentos que contribuam para ampliar o debate sobre a construção de saberes matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaura Francisco de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica do Município de Riacho de Santana – BA. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

André Ricardo Lucas Vieira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Mestre em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN)

Érica Valeria Alves, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

OLIVEIRA, I. F. de; VIEIRA, A. R. L.; ALVES, Érica V. Os desafios do curso de pedagogia e a construção do conhecimento matemático : narrativas de sujeitos em processos de formação inicial. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 127–139, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/6163. Acesso em: 26 abr. 2024.