O professor sujeito da EJA: uma escuta psicanalítica

Autores

  • Maria de Lourdes Ornellas Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este estudo revela a necessidade de engendrar a formação do professor sujeito da Educação de Jovens e Adultos de maneira que afeto e saber estejam amalgamados para que o aprender desse aluno se presentifique em ato. Este professor se constitui na falta, lugar não preenchido. Para engatar uma conversa sobre o que esse título dessa escritura sugere, faz-se relevante dizer que não se é professor, mas torna-se professor sujeito da EJA, práxis que se principia tal como o grafite e o papiro nas mãos da criança quase adulta: começa com as garatujas, em seguida estas dão lugar a rabiscos em que se observam algumas formas e, depois, imagens, que são representadas. Constitui-se de uma pesquisa em andamento e após a análise, os resultados serão revelados, na tentativa de socializar as contribuições dessa pesquisa com vistas à melhoria da educação e de modo singular o processo de formação do professor sujeito da EJA, que tem demandado novas reflexões. Penso que esse estudo não poderá dizer tudo, mas seu registro autentica o que escapa, o que tropeça no Real do professor-sujeito, posto que onde havia o escuro, a fala faz advir o claro, e este se esconde no significante professor sujeito da EJA.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Ornellas, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Psicologia da Educação – PUC-SP. Professora de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade
– PPGEduC. Líder de Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representações Sociais.
Pesquisadora do campo da subjetividade na Formação Docente no CIERS-Ed da Fundação Carlos Chagas. Psicanalista. Autora de diversos livros na área de educação e psicanálise

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

ORNELLAS, M. de L. O professor sujeito da EJA: uma escuta psicanalítica. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 115–126, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/6162. Acesso em: 22 dez. 2024.