O professor sujeito da EJA: uma escuta psicanalítica
Resumo
Este estudo revela a necessidade de engendrar a formação do professor sujeito da Educação de Jovens e Adultos de maneira que afeto e saber estejam amalgamados para que o aprender desse aluno se presentifique em ato. Este professor se constitui na falta, lugar não preenchido. Para engatar uma conversa sobre o que esse título dessa escritura sugere, faz-se relevante dizer que não se é professor, mas torna-se professor sujeito da EJA, práxis que se principia tal como o grafite e o papiro nas mãos da criança quase adulta: começa com as garatujas, em seguida estas dão lugar a rabiscos em que se observam algumas formas e, depois, imagens, que são representadas. Constitui-se de uma pesquisa em andamento e após a análise, os resultados serão revelados, na tentativa de socializar as contribuições dessa pesquisa com vistas à melhoria da educação e de modo singular o processo de formação do professor sujeito da EJA, que tem demandado novas reflexões. Penso que esse estudo não poderá dizer tudo, mas seu registro autentica o que escapa, o que tropeça no Real do professor-sujeito, posto que onde havia o escuro, a fala faz advir o claro, e este se esconde no significante professor sujeito da EJA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.