Experimentando um “conceito”: de letramento à formação de leitores na educação de jovens e adultos

Autores

  • Jane Paiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo articula alguns argumentos visando auxiliar à compreensão do
significado da leitura na sociedade atual, contextualizado para o caso
brasileiro. Circunscrito à problemática que envolve jovens e adultos não
alfabetizados e/ou semiescolarizados, a leitura e a escrita vêm provocando
novas modalidades e variedades de exclusões, apesar de, contraditoriamente,
envolver esses jovens e adultos no turbilhão de técnicas, tecnologias, imagens
e recursos comunicacionais que, cada vez mais, complexificam relações
sociais e produtivas. Opta-se, na discussão do tema, por sustentá-lo como
formação de leitores, em lugar dos conceitos de alfabetização e letramento
/ literacia. Entendem-se esses conceitos em oposição / complementaridade
e disputa permanente entre autores, o que restringe a compreensão de
uma ideia potente tomada como possível substitutivo: de que o movimento
permanente dos sujeitos no mundo, de desvendamento da cultura escrita, se
faz como processo de formação de leitores, no sentido atribuído à leitura e à
escrita em sociedades grafocêntricas.

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Biografia do Autor

Jane Paiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora no campo da educação de jovens e adultos. Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Procientista pela UERJ. Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

PAIVA, J. Experimentando um “conceito”: de letramento à formação de leitores na educação de jovens e adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 43–59, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/6158. Acesso em: 22 dez. 2024.