Experimentando um “conceito”: de letramento à formação de leitores na educação de jovens e adultos
Resumo
O artigo articula alguns argumentos visando auxiliar à compreensão do
significado da leitura na sociedade atual, contextualizado para o caso
brasileiro. Circunscrito à problemática que envolve jovens e adultos não
alfabetizados e/ou semiescolarizados, a leitura e a escrita vêm provocando
novas modalidades e variedades de exclusões, apesar de, contraditoriamente,
envolver esses jovens e adultos no turbilhão de técnicas, tecnologias, imagens
e recursos comunicacionais que, cada vez mais, complexificam relações
sociais e produtivas. Opta-se, na discussão do tema, por sustentá-lo como
formação de leitores, em lugar dos conceitos de alfabetização e letramento
/ literacia. Entendem-se esses conceitos em oposição / complementaridade
e disputa permanente entre autores, o que restringe a compreensão de
uma ideia potente tomada como possível substitutivo: de que o movimento
permanente dos sujeitos no mundo, de desvendamento da cultura escrita, se
faz como processo de formação de leitores, no sentido atribuído à leitura e à
escrita em sociedades grafocêntricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.