Analfabetismo em Portugal – os dados estatísticos, as políticas públicas e os analfabetos

Autores

  • Carmen Cavaco Universidade de Lisboa

Resumo

O texto foca-se no analfabetismo, em Portugal, a partir da análise de dados estatísticos, das políticas públicas de educação de adultos e da perspectiva de adultos analfabetos. A análise, simultânea, destas três dimensões permitenos compreender que o analfabetismo é um fenómeno complexo, resultante de factores sociais, culturais e políticos, que tende a perdurar no tempo. O analfabetismo em Portugal, embora seja particularmente notório no grupo etário com idade superior a 65 anos, está presente em todos os grupos etários. A taxa de analfabetismo é maior nos territórios rurais e isolados geograficamente. As políticas públicas de educação de adultos têm contribuído para silenciar e invisibilizar o analfabetismo, pelo facto de não assumirem uma oferta de alfabetização de adultos, nas últimas décadas, adequada à dimensão e à complexidade do problema. Numa sociedade cada vez mais escolarizada, a persistência do analfabetismo revela um mundo injusto, onde as desigualdades são, com frequência, naturalizadas e silenciadas. O contacto com os analfabetos permite-nos perceber que a sua condição, resultante do contexto socioeconómico, é considerada pelos mesmos uma grande limitação na sua vida, geradora de um sentimento de tristeza que os acompanhou ao longo da vida, desde a infância até à velhice. Nesse sentido, a aprendizagem da leitura e da escrita revelou-se sempre um sonho por cumprir. Estes elementos reforçam a importância de se assegurar o direito à aprendizagem da leitura e da escrita a todos os cidadãos, independentemente da sua idade, através de uma política pública de alfabetização de adultos.

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Biografia do Autor

Carmen Cavaco, Universidade de Lisboa

Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Formação de Adultos, pela na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É docente e investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação sobre formação
experiencial, adultos não escolarizados e adultos pouco escolarizados, políticas públicas de educação
e formação de adultos, reconhecimento e validação de adquiridos experienciais e o método biográfico.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

CAVACO, C. Analfabetismo em Portugal – os dados estatísticos, as políticas públicas e os analfabetos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 17–31, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/6156. Acesso em: 22 dez. 2024.