OS DESAFIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: NARRATIVAS DE SUJEITOS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Erica Valeria Alves UNEB
  • Isaura Francisco de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • André Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo é produto de uma análise das narrativas dos estudantes do curso de graduação em Pedagogia de uma universidade pública estadual localizada na Bahia e pretende contribuir para o debate sobre a construção do conhecimento matemático por esses sujeitos.  Reflete sobre os fundamentos legais da formação de professores e suas implicações na práxis educativa. Analisa aspectos curriculares do curso de Pedagogia oferecido pela referida universidade, a partir das narrativas de oito discentes do 4º ao 9º semestre do curso. Considerando-se que no referido curso é oferecida a disciplina   Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Matemática discute a necessidade de uma formação pedagógica para o graduando com base na ação-reflexão-ação de modo a favorecer a produção de novos conhecimentos que contribuam para ampliar o debate sobre a construção de saberes matemáticos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Valeria Alves, UNEB

Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Isaura Francisco de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica do Município de Riacho de Santana – BA. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

André Ricardo Lucas Vieira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Mestre em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN).

Referências

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1 de 15 de maio de 2006. Diário Oficial da União. 16 de maio de 2006. Seção 1, p.11.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília/DF: MEC/CNE, 2006. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução as teorias e aos métodos. Trad. Mari João Alvarez e outros. Lisboa, Porto, 1984.

BULOS, A. M. M.; JESUS, W. P. Professores generalistas e a Matemática nas séries iniciais: uma reflexão. EBRAPEM, X Encontro, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: Acesso em: 04 dez 2016.

CURI, E. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005.

CHACÓN, I. M. G. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001 a. (Org. e notas de Ana Maria Araújo Freire).

FONSECA, Maria da Conceição F.R.. Lembranças da matemática escolar: a constituição dos alunos da EJA como sujeitos da aprendizagem. Educ. Pesqui. [online]. 2001, vol.27, n.2, pp.339-354. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022001000200010

KNIJNIK, G.; SCHEREIBER, J. M. Educação matemática em cursos de pedagogia: um estudo com Professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2010.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr., 2002.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S. PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009

NÓVOA, Antonio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Coord.). Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1995.

OLIVEIRA, Renata Greco de. Formação do pedagogo na universidade: o espaço do politico no trabalho de conclusão de curso. Porto Alegre, 2012.

PARRA, C.; SAIZ. I. (Orgs.). Didática da Matemática. Reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 48-72.

POWELL, A. B. Captando, examinando e reagindo ao pensamento matemático. Boletim 39 — GEPEM, Rio de Janeiro, 2001, p. 73-84.

PIMENTA, Selma G. & LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez. 2004.

SEVERINO, Antônio, Joaquim. Questões epistemológicas da pesquisa sobre a prática docente. In: SILVA, Aida Maria M; et al (Orgs). Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: ENDIPE, 2006.

SOUZA, Elizeu Clementino de. História de vida e formação de professores: um olhar sobrea singularidade das narrativas (auto)biográficas. In. MACEDO, Roberto Sidnei (Org). Currículo e Docência. Salvador: Editorada UNEB, 2003.

SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrytina Venancio Histórias de vida e formação de professores. Quartrtet. Rio de Janeiro. 2008.

UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Projeto de reconhecimento do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ano 2012.ZABALA, A. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. In:______. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2020-08-24

Como Citar

ALVES, E. V.; DE OLIVEIRA, I. F.; VIEIRA, A. R. L. OS DESAFIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: NARRATIVAS DE SUJEITOS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/5955. Acesso em: 28 mar. 2024.