OS DESAFIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: NARRATIVAS DE SUJEITOS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL
Resumo
Este artigo é produto de uma análise das narrativas dos estudantes do curso de graduação em Pedagogia de uma universidade pública estadual localizada na Bahia e pretende contribuir para o debate sobre a construção do conhecimento matemático por esses sujeitos. Reflete sobre os fundamentos legais da formação de professores e suas implicações na práxis educativa. Analisa aspectos curriculares do curso de Pedagogia oferecido pela referida universidade, a partir das narrativas de oito discentes do 4º ao 9º semestre do curso. Considerando-se que no referido curso é oferecida a disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Matemática discute a necessidade de uma formação pedagógica para o graduando com base na ação-reflexão-ação de modo a favorecer a produção de novos conhecimentos que contribuam para ampliar o debate sobre a construção de saberes matemáticos.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1 de 15 de maio de 2006. Diário Oficial da União. 16 de maio de 2006. Seção 1, p.11.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília/DF: MEC/CNE, 2006. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006.
BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução as teorias e aos métodos. Trad. Mari João Alvarez e outros. Lisboa, Porto, 1984.
BULOS, A. M. M.; JESUS, W. P. Professores generalistas e a Matemática nas séries iniciais: uma reflexão. EBRAPEM, X Encontro, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: Acesso em: 04 dez 2016.
CURI, E. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005.
CHACÓN, I. M. G. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001 a. (Org. e notas de Ana Maria Araújo Freire).
FONSECA, Maria da Conceição F.R.. Lembranças da matemática escolar: a constituição dos alunos da EJA como sujeitos da aprendizagem. Educ. Pesqui. [online]. 2001, vol.27, n.2, pp.339-354. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022001000200010
KNIJNIK, G.; SCHEREIBER, J. M. Educação matemática em cursos de pedagogia: um estudo com Professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2010.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr., 2002.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S. PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009
NÓVOA, Antonio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Coord.). Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1995.
OLIVEIRA, Renata Greco de. Formação do pedagogo na universidade: o espaço do politico no trabalho de conclusão de curso. Porto Alegre, 2012.
PARRA, C.; SAIZ. I. (Orgs.). Didática da Matemática. Reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 48-72.
POWELL, A. B. Captando, examinando e reagindo ao pensamento matemático. Boletim 39 — GEPEM, Rio de Janeiro, 2001, p. 73-84.
PIMENTA, Selma G. & LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez. 2004.
SEVERINO, Antônio, Joaquim. Questões epistemológicas da pesquisa sobre a prática docente. In: SILVA, Aida Maria M; et al (Orgs). Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: ENDIPE, 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino de. História de vida e formação de professores: um olhar sobrea singularidade das narrativas (auto)biográficas. In. MACEDO, Roberto Sidnei (Org). Currículo e Docência. Salvador: Editorada UNEB, 2003.
SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrytina Venancio Histórias de vida e formação de professores. Quartrtet. Rio de Janeiro. 2008.
UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Projeto de reconhecimento do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ano 2012.ZABALA, A. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. In:______. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.