OS DESAFIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: NARRATIVAS DE SUJEITOS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Erica Valeria Alves UNEB
  • Isaura Francisco de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • André Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo é produto de uma análise das narrativas dos estudantes do curso de graduação em Pedagogia de uma universidade pública estadual localizada na Bahia e pretende contribuir para o debate sobre a construção do conhecimento matemático por esses sujeitos.  Reflete sobre os fundamentos legais da formação de professores e suas implicações na práxis educativa. Analisa aspectos curriculares do curso de Pedagogia oferecido pela referida universidade, a partir das narrativas de oito discentes do 4º ao 9º semestre do curso. Considerando-se que no referido curso é oferecida a disciplina   Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Matemática discute a necessidade de uma formação pedagógica para o graduando com base na ação-reflexão-ação de modo a favorecer a produção de novos conhecimentos que contribuam para ampliar o debate sobre a construção de saberes matemáticos.  

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Biografia do Autor

Erica Valeria Alves, UNEB

Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Isaura Francisco de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica do Município de Riacho de Santana – BA. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

André Ricardo Lucas Vieira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Mestre em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN).

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Publicado

2020-08-24

Como Citar

ALVES, E. V.; DE OLIVEIRA, I. F.; VIEIRA, A. R. L. OS DESAFIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: NARRATIVAS DE SUJEITOS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/5955. Acesso em: 22 dez. 2024.