Cursinhos Populares como Movimento Social

a democratização do ensino superior em pauta

Autores

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Educação Popular, Cursinhos populares

Resumo

Os movimentos sociais são uma forma importante de organização da população com vistas à mobilização e participação nos rumos das sociedades. Eles são uma forma de ação coletiva com características específicas, como a existência de uma campanha e um repertório comum, a demonstração de que possuem valores, unidade e participantes em quantidade e comprometimento suficientes para garantir sua continuidade no tempo. Suas demandas podem girar em torno de questões de classe, identidade ou críticas gerais ao sistema político-econômico. Neste trabalho foi analisado o movimento de cursinhos pré-vestibulares populares ou alternativos, surgido no Brasil a partir da década de 1950 e que ganhou força especialmente a partir dos anos 1990, resultando hoje na existência de inúmeras redes de cursinhos espalhados pelo país e que se articulam entre si e com outros movimentos sociais, especialmente o negro e o estudantil. A partir da apresentação de sua história e suas características gerais, foi possível verificar que eles têm na luta pela democratização do ensino superior uma campanha que os unifica. Para isso utilizam de um repertório característico de movimentos sociais para pressionar por políticas públicas, como as ações afirmativas, entre outras. Além disso, geram nos diferentes sujeitos envolvidos aprendizagens variadas importantes para os mecanismos participativos que conferem substância à democracia. Questiona-se se as ações levadas a cabo pelos cursinhos têm potencial de modificar o sistema excludente de acesso ao ensino superior ou se apenas atuam em um nível assistencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Lazarini, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/Mestranda

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas (2013) e em Ciências Sociais (2020), ambas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Ciências na rede municipal de ensino de São Paulo, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).

Maria Clara Di Pierro, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/Professora Doutora

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, é Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (1980), Mestre (1995) e Doutora (1999) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio pós doutoral no Teachers College (2012), Columbia University (EUA). Foi professora da educação básica de jovens e adultos por 13 anos. Foi fundadora e atuou na organização não governamental Ação Educativa. É filiada à Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), membro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo e da Rede Escola Pública-Universidade. Líder do grupo de pesquisa “Pensamento, políticas e práticas em Educação de Jovens e Adultos”, desenvolve estudos sobre políticas educacionais, com ênfase nos temas da alfabetização e educação de jovens e adultos, educação do campo e educação popular. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na Área de Concentração Estado, Sociedade e Educação.

Referências

BACCHETTO, João Galvão. Cursinhos pré-vestibulares alternativos no município de São Paulo (1991-2000): a luta pela igualdade no acesso ao ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, 2003. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07082003-114804/publico/Cursinhos_Alternativos_Bacchetto.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2023.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 12 jan. 2023.

CARVALHO, José Carmelo Braz de. Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condicionantes pedagógicos. Cadernos de Pesquisa, v. 36, p. 299-326, 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/qMLsKvvrQqp8ymVQnGBnjtH/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 16 fev. 2023.

CARVALHO, Marcio de. A educação popular como princípio dos cursinhos populares. Cadernos CIMEAC, v. 3, n. 2, p. 73-82, 2013. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1452>. Acesso em: 16 fev. 2023.

CASTRO, Cloves Alexandre de. Cursinhos Alternativos e Populares: Geografia das Lutas. Appris Editora, 1. ed, 2019.

CUASPA ROPAÍN, Julián David. A experiência do Cursinho Popular Mirna Elisa Bonazzi da Rede Emancipa: reflexões em torno da educação popular como pedagogia descolonial. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - USP, 2019. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-31012019-181310/>. Acesso em: 16 fev. 2023.

DOS SANTOS, Luan Ariel Sigaud Vasconcellos; FERREIRA, Lorrana Nascimento. Cursinho popular Edson Luís: Um diálogo com a práxis em Paulo Freire. Revista Estudos do Sul Global v. 1 n. 2, 2021, pp. 183-195. Disponível em: <https://resg.thetricontinental.org/index.php/resg/article/view/35>. Acesso em: 16 fev. 2023.

EMANCIPA, Movimento social de educação popular. Inscrições Rede Emancipa - 1º semestre de 2022, 2022. Disponível em: <https://inscricoes.redeemancipa.org.br/>. Acesso em: 12 jan. 2023.

GOHN, M. da G. Movimentos sociais na contemporaneidade, Revista Brasileira de Educação, 16(47), pp. 333-361, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vXJKXcs7cybL3YNbDCkCRVp/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 12 fev. 2023.

_________. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos, Investigar em Educação - II ª Série, n. 1, 2014, pp. 35-50. Disponível em: <https://epale.ec.europa.eu/sites/default/files/gohn_2014.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2023.

GROPPO, Luís Antonio; OLIVEIRA, Ana Rosa Garcia de; OLIVEIRA, Fabiana Mara de. Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente. Revista Brasileira de Educação, v. 24, 2019. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782019000100225&lng=es&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em 16 fev. 2023.

JOHNSTON, H. What is a social movement? Cambridge: Polity Press, 2014.

LOPES, João Teixeira. Movimentos ou momentos? Algumas notas sobre os "novíssimos movimentos sociais". In: R. F. MENDONÇA, M. A. PEREIRA, & F. FILGUEIRAS (Orgs.). Democracia digital: Publicidade, instituições e confronto político (pp. 333-344). Ed. UFMG, 2016.

MENDES, Maíra Tavares. Inclusão ou emancipação? Um estudo do Cursinho Popular Chico Mendes/Rede Emancipa na Grande São Paulo. Dissertação (mestrado). Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/33673>. Acesso em: 16 fev. 2023.

NASCIMENTO, Alexandre do. Do direito à universidade, à universalização de direitos: o movimento dos cursos pré-vestibulares populares e as políticas de ação afirmativa. Tese (Doutorado). Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

OBSERVATORIO DO PNE. OPNE - 20 metas do PNE, 2020. Disponível em: <https://www.observatoriodopne.org.br/metas>. Acesso em: 12 jan. 2023.

OLIVEIRA, Elizabeth Serra. Movimentos Sociais e Novas Abordagens da Educação Popular Urbana. Revista Contexto & Educação, v. 26, n. 85, p. 157-176, 2011. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/449>. Acesso em: 16 fev. 2023.

PVNC - Movimento Pré-Vestibular para Negros e Carentes. Núcleos do PVNC, s/d. Disponível em: <https://www.sentimentanimalidades.net/pvnc/nucleos.htm>. Acesso em: 12 jan. 2023.

SANTOS, Juliette Scarlet Galvão Aires. "Ninguém fica pra trás!": o cursinho popular Marielle Franco como ação educativa. Dissertação (mestrado) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43722>. Acesso em: 16 fev. 2023.

SERRANO, Marianna Di Giovanni Pinheiro. Cursinhos populares no Brasil: experiência e educação popular na perspectiva da luta de classes. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação, Universidade do Porto, 2020. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/130905/2/433726.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2023.

SILVA FILHO, Penildon. Cursos pré-vestibulares populares em Salvador: experiências educativas em movimentos sociais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2816>. Acesso em: 16 fev. 2023.

SIQUEIRA, Camila Zucon Ramos de. Os cursinhos populares: estudo comparado entre MSU e Educafro - MG. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFV_fe1a45cfada446057f3efee6ad4c689b>. Acesso em: 16 fev. 2023.

TILLY, Charles. (com L. Wood). Los movimientos sociales, 1768-2008: desde sus orígenes a Facebook. Barcelona: Crítica, 2010.

UNEAFRO Brasil. História - Uneafro Brasil, s/d. Disponível em: <https://uneafrobrasil.org/historia/>. Acesso em: 12 jan. 2023.

VALINHOS, Havolene. Cursinho prepara estudantes trans para o vestibular em São Paulo. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 de jun. de 2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/06/cursinho-prepara-estudantes-trans-para-o-vestibular-em-sao-paulo.shtml?utm_source> Acesso em: 14 jan. 2023.

VASCONCELOS, André Tinoco de. Pré-vestibulares populares: desafios políticos ao currículo e ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015. Disponível em: <https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/13472>. Acesso em: 16 fev. 2023.

ZAGO, Nadir. Cursos Pré-vestibulares populares: Limites e perspectivas. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795x.2008v26n1p149>. Acesso em: 16 fev. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

LAZARINI, A.; DI PIERRO, M. C. Cursinhos Populares como Movimento Social: a democratização do ensino superior em pauta. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/50-64. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona