Cursinhos Populares como Movimento Social

a democratização do ensino superior em pauta

Autores

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Educação Popular, Cursinhos populares

Resumo

Os movimentos sociais são uma forma importante de organização da população com vistas à mobilização e participação nos rumos das sociedades. Eles são uma forma de ação coletiva com características específicas, como a existência de uma campanha e um repertório comum, a demonstração de que possuem valores, unidade e participantes em quantidade e comprometimento suficientes para garantir sua continuidade no tempo. Suas demandas podem girar em torno de questões de classe, identidade ou críticas gerais ao sistema político-econômico. Neste trabalho foi analisado o movimento de cursinhos pré-vestibulares populares ou alternativos, surgido no Brasil a partir da década de 1950 e que ganhou força especialmente a partir dos anos 1990, resultando hoje na existência de inúmeras redes de cursinhos espalhados pelo país e que se articulam entre si e com outros movimentos sociais, especialmente o negro e o estudantil. A partir da apresentação de sua história e suas características gerais, foi possível verificar que eles têm na luta pela democratização do ensino superior uma campanha que os unifica. Para isso utilizam de um repertório característico de movimentos sociais para pressionar por políticas públicas, como as ações afirmativas, entre outras. Além disso, geram nos diferentes sujeitos envolvidos aprendizagens variadas importantes para os mecanismos participativos que conferem substância à democracia. Questiona-se se as ações levadas a cabo pelos cursinhos têm potencial de modificar o sistema excludente de acesso ao ensino superior ou se apenas atuam em um nível assistencial.

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Biografia do Autor

Ariane Lazarini, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/Mestranda

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas (2013) e em Ciências Sociais (2020), ambas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Ciências na rede municipal de ensino de São Paulo, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).

Maria Clara Di Pierro, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/Professora Doutora

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, é Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (1980), Mestre (1995) e Doutora (1999) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio pós doutoral no Teachers College (2012), Columbia University (EUA). Foi professora da educação básica de jovens e adultos por 13 anos. Foi fundadora e atuou na organização não governamental Ação Educativa. É filiada à Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), membro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo e da Rede Escola Pública-Universidade. Líder do grupo de pesquisa “Pensamento, políticas e práticas em Educação de Jovens e Adultos”, desenvolve estudos sobre políticas educacionais, com ênfase nos temas da alfabetização e educação de jovens e adultos, educação do campo e educação popular. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na Área de Concentração Estado, Sociedade e Educação.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

LAZARINI, A.; DI PIERRO, M. C. Cursinhos Populares como Movimento Social: a democratização do ensino superior em pauta. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/50-64. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona