Editorial
Por uma EJA Numa Concepção de Educação Popular Latino-Americana
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos1, Educação Popular na América Latina, Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Danilo Streck, Oscar Jara, Marco Raúl MejíaResumo
Estamos publicando o décimo número da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos (RIEJA), cujo tema analisa a relação entre Educação de Jovens e Adultos e a Educação Popular na América Latina, berço da concepção crítica de educação do povo. A educação popular mesmo já tendo conquistado sua maioridade ainda a quem pergunte, o que é educação popular? Questionando sua existência no mundo concreto. Mas, ela está mais viva do que nunca, este dossiê prova esta assertiva, bem como, tem inspirado outras educações escolares ou não, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que cuida dos sujeitos que foram expulsos da escola, como afirmava Paulo Freire (2000)
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006
FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
STRECK, Danilo R. A educação popular e a (re)construção do A educação popular e a (re)construção do público. público. público. Há fogo sob as brasas? Há fogo sob as brasas? Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 32 maio/ago. 2006. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/mrd8KYMcPRnnqVG7KhJZdtt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 27 de set., 2023
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Pereira, Gildeci de Oliveira Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.