Relato de Experiências de Qualificações Através de Plataformas Digitais fm Dois Ambientes de Educação Popular

Autores

  • Alessandra Dultra Mendes UNEB
  • Dandara Lopes Correia UNEB
  • Maria Conceição Alves Ferreira UNEB

Palavras-chave:

Ferramentas Digitais

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiências de duas qualificações técnicas, uma delas realizada com funcionários de uma indústria localizada na região metropolitana de Salvador (a) e a outra realizada em Salvador com Coletivo de Integração Latino Americana PachaMãe (b). O objetivo deste relato é disseminar práticas que tenham como foco o uso pedagógico de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), a fim de estimular a inovação em situações de ensino e de aprendizagem no período da pandemia da Covid-19, onde os formatos de trabalho se tornaram remotos. Em várias pesquisas feitas no Brasil (Nascimento et al, 2011), (Martinazzo et al, 2008) e no mundo (Warschauer et al, 2012), (Buchele, 2009), evidenciam que a construção do conhecimento quando associado a uma proposta pedagógica, cria-se um ambiente de aprendizagem móvel.  De acordo com Ribeiro e Behar (2012), experiências de implantação da informática na área da educação, principalmente nos sujeitos jovens e adultos, têm mostrado que é possível utilizar o computador para melhorar a aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Dultra Mendes, UNEB

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Dandara Lopes Correia, UNEB

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Maria Conceição Alves Ferreira, UNEB

Doutora em educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia

Referências

ABUD, K.M. Um Projeto de Formação Continuada para Professores de História. (Org.) CARVALHO, A.M.P. Formação Continuada de Professores, pp. 86-94, 2003.

BONA, A.S. MATTOS, E.B.V.; ROSA, M.B.; PESCADOR, C.M.; FAGUNDES, L.C.; BASCO, M.V.A. Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 10, n.1, 2012.

BUCHELE, S.F. Using OLPC laptop technology as a computer science case study teaching tool. Journal of Computing Sciences in Colleges, v.24, n.4, 2009

DEMO, Pedro. Inclusão digital - cada vez mais no centro da inclusão social. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 36-38, out./ mar. 2005. Disponível em: Acesso em: 2005.

FEY, A.F. A Linguagem na Interação Professor Aluno na Era Digital. In: Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online, v.1, n.1, 2011.

FERRETE A. A.S. S. O Uso do Computador Portátil. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21 a 25 de novembro de 2011.

NASCIMENTO, K.A.S.; FILHO, J.A.C.; SEGUNDO, G.L.S.; SALES, S.B. Um olhar sobre a formação docente do programa UCA em uma escola municipal de Fortaleza. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011.

MARTINAZZO, A.A.G.; PATRÍCIO, N.S.; BIAZON, L.C.; FICHEMAN, I.K.; LOPES, R.D. Testing the OLPC Drawing Activity: an usability report. In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2008.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. Ed. Martins Fontes, 2002.

RIBEIRO, A.C.R.; BEHAR, P.A. O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem: a visão de alunos e professores. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 10, n.1, 2012.

SANTOS, M. B. F.; BORGES, M.K. O Uso de Laptops Na Escola: Alterações e Permanência no Currículo. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21 a 25 de novembro de 2011.

VENANCIO, V.; PATRÍCIO, N.S.; FICHEMAN, I. K.; LOPES, R. D. Forma e metodologia de trabalho no uso de tecnologias móveis educacionais dentro da formação UCA: relato de experiência em formação presencial. Workshop UCA. I Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, Rio de Janeiro, 2012b.

WARSCHAUER, M. COTTEN, S, R,; AMES, M.G. One Laptop per Child Birmingham: Case Study of a Radical Experiment. International Journal of Learning and Media (IJLM), v.3, n.2, 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

DULTRA MENDES, A.; LOPES CORREIA, D.; CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA, M. Relato de Experiências de Qualificações Através de Plataformas Digitais fm Dois Ambientes de Educação Popular. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 132–138, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18074. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona