Relato de Experiências de Qualificações Através de Plataformas Digitais fm Dois Ambientes de Educação Popular
Palavras-chave:
Ferramentas DigitaisResumo
Este artigo apresenta o relato de experiências de duas qualificações técnicas, uma delas realizada com funcionários de uma indústria localizada na região metropolitana de Salvador (a) e a outra realizada em Salvador com Coletivo de Integração Latino Americana PachaMãe (b). O objetivo deste relato é disseminar práticas que tenham como foco o uso pedagógico de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), a fim de estimular a inovação em situações de ensino e de aprendizagem no período da pandemia da Covid-19, onde os formatos de trabalho se tornaram remotos. Em várias pesquisas feitas no Brasil (Nascimento et al, 2011), (Martinazzo et al, 2008) e no mundo (Warschauer et al, 2012), (Buchele, 2009), evidenciam que a construção do conhecimento quando associado a uma proposta pedagógica, cria-se um ambiente de aprendizagem móvel. De acordo com Ribeiro e Behar (2012), experiências de implantação da informática na área da educação, principalmente nos sujeitos jovens e adultos, têm mostrado que é possível utilizar o computador para melhorar a aprendizagem.
Downloads
Referências
ABUD, K.M. Um Projeto de Formação Continuada para Professores de História. (Org.) CARVALHO, A.M.P. Formação Continuada de Professores, pp. 86-94, 2003.
BONA, A.S. MATTOS, E.B.V.; ROSA, M.B.; PESCADOR, C.M.; FAGUNDES, L.C.; BASCO, M.V.A. Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 10, n.1, 2012.
BUCHELE, S.F. Using OLPC laptop technology as a computer science case study teaching tool. Journal of Computing Sciences in Colleges, v.24, n.4, 2009
DEMO, Pedro. Inclusão digital - cada vez mais no centro da inclusão social. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 36-38, out./ mar. 2005. Disponível em: Acesso em: 2005.
FEY, A.F. A Linguagem na Interação Professor Aluno na Era Digital. In: Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online, v.1, n.1, 2011.
FERRETE A. A.S. S. O Uso do Computador Portátil. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21 a 25 de novembro de 2011.
NASCIMENTO, K.A.S.; FILHO, J.A.C.; SEGUNDO, G.L.S.; SALES, S.B. Um olhar sobre a formação docente do programa UCA em uma escola municipal de Fortaleza. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011.
MARTINAZZO, A.A.G.; PATRÍCIO, N.S.; BIAZON, L.C.; FICHEMAN, I.K.; LOPES, R.D. Testing the OLPC Drawing Activity: an usability report. In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2008.
PIAGET, J. Epistemologia Genética. Ed. Martins Fontes, 2002.
RIBEIRO, A.C.R.; BEHAR, P.A. O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem: a visão de alunos e professores. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 10, n.1, 2012.
SANTOS, M. B. F.; BORGES, M.K. O Uso de Laptops Na Escola: Alterações e Permanência no Currículo. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21 a 25 de novembro de 2011.
VENANCIO, V.; PATRÍCIO, N.S.; FICHEMAN, I. K.; LOPES, R. D. Forma e metodologia de trabalho no uso de tecnologias móveis educacionais dentro da formação UCA: relato de experiência em formação presencial. Workshop UCA. I Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, Rio de Janeiro, 2012b.
WARSCHAUER, M. COTTEN, S, R,; AMES, M.G. One Laptop per Child Birmingham: Case Study of a Radical Experiment. International Journal of Learning and Media (IJLM), v.3, n.2, 2012.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alessandra Dultra Mendes, Dandara Lopes Correia, Maria Conceição Alves Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.