Ensino Médio Politécnico
política educacional com preceitos da educação popular
Palavras-chave:
Currículo, Educação Popular, Ensino Médio Politécnico, Novo Ensino MédioResumo
Este trabalho objetiva identificar, por intermédio da análise crítica e dialética marxiana, a existência de elementos conceituais da Educação Popular presentes na proposta curricular denominada de Ensino Médio Politécnico (EMP) implementada entre os anos de 2011 a 2014 na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Para tanto, será descrita como se articula curricularmente a proposta e suas implicações nos processos de aprendizagem na esfera epistemológica e pedagógica. Tal debate resgata elementos do contexto histórico, buscando destacar a relação entre a educação e o mundo do trabalho na perspectiva do desenvolvimento humano e na do modo de produção capitalista, tendo a educação como elemento fundamental da formação de mão de obra qualificada para as classes médias e formação semi-qualificada das classes populares para o mercado de trabalho. Realizamos também uma análise sobre o Novo Ensino Médio destacando alguns pontos positivos e negativos desta organização curricular. O estudo identificou que o EMP se caracterizou como uma proposta política contra hegemônica com conceitos ligados a Educação Popular, tais como: a Gestão democrática, o Protagonismo Juvenil, o Reconhecimento dos Saberes, a Interdisciplinaridade e a Avaliação Emancipatória. Os resultados servem como exemplo de que é possível realizar mudanças na educação no sentido da humanização da escola e da formação de cidadãos para uma sociedade da igualdade e da justiça social.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Jose Clovis. Reconversão cultural da escola: mercoescola e escola cidadã. Porto Alegre: Sulina, 2007.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria so sistema de ensino. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
BRASIL. Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro, Brasília DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
ENGELS, Frederico. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Alba, 1934.
ETGES, Norberto J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. In: BIANCHETTI, Lucídio; JANTSCH, Ari Paulo (Orgs.). Interdisciplinaridade para Além da Filosofia do Sujeito. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
FERREIRA, Vera Maria. A mudança possível e necessária para o Ensino Médio. In: O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. Org: AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio. 1 ed. São Paulo: Fundação Santillana; Moderna, 2014.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: BIANCHETTI, Lucídio; JANTSCH, Ari Paulo (Orgs.). Interdisciplinaridade para Além da Filosofia do Sujeito.. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. 24 ed. São Paulo: Loyola, 2013.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação mito & desafio. 12 ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.
HOFFMAN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. Reestruturação curricular no Estado do Rio Grande do Sul no Ensino Médio Politécnico: uma possibilidade de descolonialidade do saber. 2018. 352f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Lasalle. Canoas, 2018.
GONZAGA, Jorge L. A.; ALMEIDA, Elmar Soero de.; ARAGONEZ, Iara Borges; HERBERT, Neusa Teresinha. A prática pedagógica na educação politécnica. O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. Org: AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio. 1 ed. São Paulo: Fundação Santillana; Moderna, 2014
JÉLVEZ, Julio Alejandro Quezada. A pesquisa nas práticas educativas do Ensino Médio. In: O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. Org: AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio. 1 ed. São Paulo: Fundação Santillana; Moderna, 2014
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
MARX, Karl; Engels, Friedrich. A ideologia Alemã (Feuerbach). 11 ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
RIO GRANDE DO SUL. Proposta pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jonas Tarcísio Reis, Jorge Luiz Ayres Gonzaga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.