Ensino Médio Politécnico

política educacional com preceitos da educação popular

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Educação Popular, Ensino Médio Politécnico, Novo Ensino Médio

Resumo

Este trabalho objetiva identificar, por intermédio da análise crítica e dialética marxiana, a existência de elementos conceituais da Educação Popular presentes na proposta curricular denominada de Ensino Médio Politécnico (EMP) implementada entre os anos de 2011 a 2014 na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Para tanto, será descrita como se articula curricularmente a proposta e suas implicações nos processos de aprendizagem na esfera epistemológica e pedagógica. Tal debate resgata elementos do contexto histórico, buscando destacar a relação entre a educação e o mundo do trabalho na perspectiva do desenvolvimento humano e na do modo de produção capitalista, tendo a educação como elemento fundamental da formação de mão de obra qualificada para as classes médias e formação semi-qualificada das classes populares para o mercado de trabalho. Realizamos também uma análise sobre o Novo Ensino Médio destacando alguns pontos positivos e negativos desta organização curricular. O estudo identificou que o EMP se caracterizou como uma proposta política contra hegemônica com conceitos ligados a Educação Popular, tais como: a Gestão democrática, o Protagonismo Juvenil, o Reconhecimento dos Saberes, a Interdisciplinaridade e a Avaliação Emancipatória. Os resultados servem como exemplo de que é possível realizar mudanças na educação no sentido da humanização da escola e da formação de cidadãos para uma sociedade da igualdade e da justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Tarcísio Reis, Unipampa

Doutor em Educação pela UNISINOS. Mestre em Educação pela UFRGS. Especialista em Educação Musical pela Universidade Feevale. Licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista IPA. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Sócio da ANPED. Supervisor do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no RS em 2014-2015. Membro do Comitê Gestor do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no RS em 2014-2015. Professor da Unipampa.

Jorge Luiz Ayres Gonzaga, Universidade LaSalle

Doutor em Educação pela Unilasalle. Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista IPA. Licenciado em História pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão do IPA. Coordenador Pedagógico Adjunto da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (1ª CRE) do RS 2012-2014. Formador Regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na 1ª CRE em 2014-2015. Professor da Rede Estadual de Ensino atuando na gestão pedagógica escolar.

Referências

AZEVEDO, Jose Clovis de. Pátria Educadora: uma reflexão preliminar sobre texto em discussão. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2015/05/joseclovis_pc3a1tria-educadora-uma-reflexc3a3o-preliminar.pdf Acesso em: 14/03/2023.
AZEVEDO, Jose Clovis. Reconversão cultural da escola: mercoescola e escola cidadã. Porto Alegre: Sulina, 2007.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria so sistema de ensino. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRASIL. Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro, Brasília DF, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

ENGELS, Frederico. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Alba, 1934.
ETGES, Norberto J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. In: BIANCHETTI, Lucídio; JANTSCH, Ari Paulo (Orgs.). Interdisciplinaridade para Além da Filosofia do Sujeito. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

FERREIRA, Vera Maria. A mudança possível e necessária para o Ensino Médio. In: O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. Org: AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio. 1 ed. São Paulo: Fundação Santillana; Moderna, 2014.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: BIANCHETTI, Lucídio; JANTSCH, Ari Paulo (Orgs.). Interdisciplinaridade para Além da Filosofia do Sujeito.. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. 24 ed. São Paulo: Loyola, 2013.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação mito & desafio. 12 ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.
HOFFMAN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. Reestruturação curricular no Estado do Rio Grande do Sul no Ensino Médio Politécnico: uma possibilidade de descolonialidade do saber. 2018. 352f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Lasalle. Canoas, 2018.
GONZAGA, Jorge L. A.; ALMEIDA, Elmar Soero de.; ARAGONEZ, Iara Borges; HERBERT, Neusa Teresinha. A prática pedagógica na educação politécnica. O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. Org: AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio. 1 ed. São Paulo: Fundação Santillana; Moderna, 2014
JÉLVEZ, Julio Alejandro Quezada. A pesquisa nas práticas educativas do Ensino Médio. In: O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. Org: AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio. 1 ed. São Paulo: Fundação Santillana; Moderna, 2014
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
MARX, Karl; Engels, Friedrich. A ideologia Alemã (Feuerbach). 11 ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
RIO GRANDE DO SUL. Proposta pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, 2011.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

REIS, J. T.; GONZAGA, J. L. A. Ensino Médio Politécnico: política educacional com preceitos da educação popular. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 96–114, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/17134. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona