Ensino Médio Politécnico

política educacional com preceitos da educação popular

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Educação Popular, Ensino Médio Politécnico, Novo Ensino Médio

Resumo

Este trabalho objetiva identificar, por intermédio da análise crítica e dialética marxiana, a existência de elementos conceituais da Educação Popular presentes na proposta curricular denominada de Ensino Médio Politécnico (EMP) implementada entre os anos de 2011 a 2014 na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Para tanto, será descrita como se articula curricularmente a proposta e suas implicações nos processos de aprendizagem na esfera epistemológica e pedagógica. Tal debate resgata elementos do contexto histórico, buscando destacar a relação entre a educação e o mundo do trabalho na perspectiva do desenvolvimento humano e na do modo de produção capitalista, tendo a educação como elemento fundamental da formação de mão de obra qualificada para as classes médias e formação semi-qualificada das classes populares para o mercado de trabalho. Realizamos também uma análise sobre o Novo Ensino Médio destacando alguns pontos positivos e negativos desta organização curricular. O estudo identificou que o EMP se caracterizou como uma proposta política contra hegemônica com conceitos ligados a Educação Popular, tais como: a Gestão democrática, o Protagonismo Juvenil, o Reconhecimento dos Saberes, a Interdisciplinaridade e a Avaliação Emancipatória. Os resultados servem como exemplo de que é possível realizar mudanças na educação no sentido da humanização da escola e da formação de cidadãos para uma sociedade da igualdade e da justiça social.

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Biografia do Autor

Jonas Tarcísio Reis, Unipampa

Doutor em Educação pela UNISINOS. Mestre em Educação pela UFRGS. Especialista em Educação Musical pela Universidade Feevale. Licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista IPA. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Sócio da ANPED. Supervisor do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no RS em 2014-2015. Membro do Comitê Gestor do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no RS em 2014-2015. Professor da Unipampa.

Jorge Luiz Ayres Gonzaga, Universidade LaSalle

Doutor em Educação pela Unilasalle. Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista IPA. Licenciado em História pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão do IPA. Coordenador Pedagógico Adjunto da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (1ª CRE) do RS 2012-2014. Formador Regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na 1ª CRE em 2014-2015. Professor da Rede Estadual de Ensino atuando na gestão pedagógica escolar.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

REIS, J. T.; GONZAGA, J. L. A. Ensino Médio Politécnico: política educacional com preceitos da educação popular. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 96–114, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/17134. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona