Formação de Educadores Sociais

educação popular, educação não escolar institucionalizada e práticas educativas

Autores

  • Fernanda Paulo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educadores Sociais. Educação Não Escolar. Educação Popular. Formação universitária.

Resumo

O artigo versa sobre a Educação Não Escolar, Educação Popular, prática educativa e formação de educadores sociais. Busco apresentar elementos que permitam reflexões e diálogos sobre concepções de educações e o lugar que ocupa a Educação Popular freiriana no trabalho pedagógico não escolar formal. Tenho a hipótese de que a Educação Popular não é visível na educação social, mesmo com a presença de Paulo Freire, pela falta de formação, bem como pela existência de disputas conceituais. Este estudo poderá contribuir para a formulação de políticas de formação para educadores sociais e para ampliar os estudos acerca da Educação Não Escolar.

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Biografia do Autor

Fernanda Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora e Doutora em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em educação pelo Programa de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Educadora popular.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

PAULO, F. Formação de Educadores Sociais: educação popular, educação não escolar institucionalizada e práticas educativas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 65–80, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/17105. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona