Formação de Educadores Sociais

educação popular, educação não escolar institucionalizada e práticas educativas

Autores

  • Fernanda Paulo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educadores Sociais. Educação Não Escolar. Educação Popular. Formação universitária.

Resumo

O artigo versa sobre a Educação Não Escolar, Educação Popular, prática educativa e formação de educadores sociais. Busco apresentar elementos que permitam reflexões e diálogos sobre concepções de educações e o lugar que ocupa a Educação Popular freiriana no trabalho pedagógico não escolar formal. Tenho a hipótese de que a Educação Popular não é visível na educação social, mesmo com a presença de Paulo Freire, pela falta de formação, bem como pela existência de disputas conceituais. Este estudo poderá contribuir para a formulação de políticas de formação para educadores sociais e para ampliar os estudos acerca da Educação Não Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora e Doutora em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em educação pelo Programa de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Educadora popular.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? . São Paulo: Brasiliense, 1993. (Coleção Primeiros Passos).

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 9, DE 15 DE ABRIL DE 2014. Ratifica e reconhece as ocupações e as áreas de ocupações profissionais de ensino médio e fundamental do SUAS, em consonância com a NOB-RH/SUAS e estabelece suas atribuições, 2014.

BRASIL, Caderno de Orientações Técnicas Sobre os Gastos no Pagamento dos Profissionais das Equipes de Referência do SUAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2015.

BRASIL. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais: aprovada na Resolução Nº 109, de 11 de novembro de 2009. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 2009a.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei Nº 5346/2009. Dispõe sobre a criação da
profissão de educador e educadora social e dá outras providências. 2009b.

BRASIL. Senado Federal. Câmera de Deputados. Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de educadora e educador social e dá outras providências, 2019.

FERREIRA, Arthur Vianna. A construção da profissão de educador social no Ensino Superior Brasileiro: novas possibilidades de formação? Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 4, 2016. p.70-79.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1987.

GADOTTI, Moacir. Educação comunitária e educação popular. São Paulo: Cortez, 1999.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

GRACIANI, Maria. S. Pedagogia social de rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. 5. ed. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2005.

RIBEIRO, Marlene. Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 155-178, jan. /abr. 2006.

NÓVOA, Antonio. Evidentemente: histórias da educação. Lisboa: Asa, 2005.

OLIVEIRA, Walter Ferreira. Educação social de rua: As bases políticas e pedagógicas para
uma educação popular. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PAIVA, Jaciara Silva. Educação social de rua: uma outra prática pedagógica. Gestão Contemporânea, Cidade, V.2, n.1, p. 34-46, 2012.

PAULO, Fernanda dos Santos. Formação dos/as Educadores/as Populares de Porto Alegre Formados/as em Pedagogia: identidade, trajetória e desafios. 2010. 79f. Monografia (Especialização). Pós-Graduação em Educação Popular: Gestão de Movimentos Sociais. Instituto Superior de Educação Ivoti & Instituto de Desenvolvimento Brava Gente, Porto Alegre, 2010.

PAULO, Fernanda dos Santos. A formação do(as) educadores(as) populares a partir da práxis: um estudo de caso da AEPPA. 273 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PAULO, Fernanda. dos Santos. Educação popular no cenário gaúcho: contribuições para a formação de educadores sociais. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p. 307-324, jan./abr. 2019.

PAULO, Fernanda dos Santos. Pioneiros e pioneiras da educação popular freiriana e a universidade. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.

PAULO, Fernanda dos Santos; SPEROTTO, Neila. Trajetória do curso de formação de Educadores Sociais em Porto Alegre: Educação Popular e Pedagogia
Freiriana. Revista Gestão Universitária (ISNN 1984-3097), 2018.

PAULO, Fernanda S.; NACHTIGALL, Nara R. G.; GÕES, Taís. P. Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 43-62, 2019.

PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de educação: espaços, práticas, metodologias e trabalhadores da educação não escolar. Curitiba: interSaberes, 2020.

PAULO, Fernanda dos Santos.; TESSARO, Monica. Semelhanças e diferenças entre as concepções de educação social, educação popular e educação não escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 76–97, 2020.

PAULO, Fernanda dos Santos; SILVA, Elenita L. Educação Popular e educadores sociais nas universidades: a luta dos Movimentos Sociais. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 115, p. 147–160, 2021.

PAULO, Fernanda dos Santos. Educação Popular e Educadores Sociais: fazendo aulas com Cartas Pedagógicas. Relem, Manaus (AM), v. 14, n. 23, jul./dez. 2021.

PAULO, Fernanda dos Santos; PALOSCHI, Acir Luis; VIEIRA, Andreyna Soares. Educação Popular em Direitos Humanos no processo de formação de educadores/as sociais. Brasil de Fato: Porto Alegre, RS. 22 de novembro de 2021.

PAULO, Fernanda. dos S. TREVISAN, Elisangela. Educador Social e educador popular: pautas da formação acadêmica-profissional. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 35, 2022.

PAULO, Fernanda dos Santos. Educação popular freiriana como paradigma da educação do campo e da educação ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, [S. l.], v. 26, p. e4, 2023. DOI: 10.5902/2236499472224. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/72224. Acesso em: 20 jan. 2023.

PEREIRA, Antonio. Currículo e formação de educadores sociais na pedagogia social: relato de uma pesquisa formação. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.13, n. 29, p. 9-35, 2013.

PEREIRA, Antonio. Formação dos educadores sociais: profissionalização técnica, para quê? Revista de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, BA., nº 6, v. 3, p. 82-110, 2015.

PEREIRA, Antonio. A formação inicial de Educadores Sociais no contexto dos cursos tecnológicos e de Pedagogia: primeiras aproximações de um debate. Ensino & Pesquisa, v.15, n. 2 (2017), 46-45, Suplemento.

PEREIRA, Antonio. O educador social e suas competências de atuação profissional: um trabalhador da Educação pela LDBEN n.º 9.394/96?. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 311–332, 2019.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SILVA, Roberto. Pedagogia Social: contribuições para uma Teoria Geral da Educação Social. Volume 2. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.

TRILLA, Jaume. La educación fuera da escuela. Ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel Educación, 2003.

TORRES, Alfonso Carrillo. Pensar epistémico, educación popular e investigación participativa. Ciudad de México: Editora Nómada, IPECAL, 2019.

VALLA, Victor. Educação não-formal: novidade do século XX? O fenômeno visto de uma abordagem histórica” in.: Proposta, Fase, Rio de Janeiro, n. 2, v.5, p.14-21, jun. 1977.

VALE, Ana Maria do. Educação popular na escola pública. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ZOPPEI, Emerson. A educação não escolar no Brasil. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: s.n., 2015.

ZUCCHETTI, Dinora Tereza. De profissão Educador Social. Práxis Educativa (Impresso), v. 5, p. 109-110, 2010.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

PAULO, F. Formação de Educadores Sociais: educação popular, educação não escolar institucionalizada e práticas educativas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 65–80, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/17105. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona