Formação de Educadores Sociais
educação popular, educação não escolar institucionalizada e práticas educativas
Palavras-chave:
Educadores Sociais. Educação Não Escolar. Educação Popular. Formação universitária.Resumo
O artigo versa sobre a Educação Não Escolar, Educação Popular, prática educativa e formação de educadores sociais. Busco apresentar elementos que permitam reflexões e diálogos sobre concepções de educações e o lugar que ocupa a Educação Popular freiriana no trabalho pedagógico não escolar formal. Tenho a hipótese de que a Educação Popular não é visível na educação social, mesmo com a presença de Paulo Freire, pela falta de formação, bem como pela existência de disputas conceituais. Este estudo poderá contribuir para a formulação de políticas de formação para educadores sociais e para ampliar os estudos acerca da Educação Não Escolar.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 jul. 1990.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 9, DE 15 DE ABRIL DE 2014. Ratifica e reconhece as ocupações e as áreas de ocupações profissionais de ensino médio e fundamental do SUAS, em consonância com a NOB-RH/SUAS e estabelece suas atribuições, 2014.
BRASIL, Caderno de Orientações Técnicas Sobre os Gastos no Pagamento dos Profissionais das Equipes de Referência do SUAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2015.
BRASIL. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais: aprovada na Resolução Nº 109, de 11 de novembro de 2009. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 2009a.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei Nº 5346/2009. Dispõe sobre a criação da
profissão de educador e educadora social e dá outras providências. 2009b.
BRASIL. Senado Federal. Câmera de Deputados. Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de educadora e educador social e dá outras providências, 2019.
FERREIRA, Arthur Vianna. A construção da profissão de educador social no Ensino Superior Brasileiro: novas possibilidades de formação? Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 4, 2016. p.70-79.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1987.
GADOTTI, Moacir. Educação comunitária e educação popular. São Paulo: Cortez, 1999.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
GRACIANI, Maria. S. Pedagogia social de rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. 5. ed. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2005.
RIBEIRO, Marlene. Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 155-178, jan. /abr. 2006.
NÓVOA, Antonio. Evidentemente: histórias da educação. Lisboa: Asa, 2005.
OLIVEIRA, Walter Ferreira. Educação social de rua: As bases políticas e pedagógicas para
uma educação popular. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PAIVA, Jaciara Silva. Educação social de rua: uma outra prática pedagógica. Gestão Contemporânea, Cidade, V.2, n.1, p. 34-46, 2012.
PAULO, Fernanda dos Santos. Formação dos/as Educadores/as Populares de Porto Alegre Formados/as em Pedagogia: identidade, trajetória e desafios. 2010. 79f. Monografia (Especialização). Pós-Graduação em Educação Popular: Gestão de Movimentos Sociais. Instituto Superior de Educação Ivoti & Instituto de Desenvolvimento Brava Gente, Porto Alegre, 2010.
PAULO, Fernanda dos Santos. A formação do(as) educadores(as) populares a partir da práxis: um estudo de caso da AEPPA. 273 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
PAULO, Fernanda. dos Santos. Educação popular no cenário gaúcho: contribuições para a formação de educadores sociais. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p. 307-324, jan./abr. 2019.
PAULO, Fernanda dos Santos. Pioneiros e pioneiras da educação popular freiriana e a universidade. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.
PAULO, Fernanda dos Santos; SPEROTTO, Neila. Trajetória do curso de formação de Educadores Sociais em Porto Alegre: Educação Popular e Pedagogia
Freiriana. Revista Gestão Universitária (ISNN 1984-3097), 2018.
PAULO, Fernanda S.; NACHTIGALL, Nara R. G.; GÕES, Taís. P. Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 43-62, 2019.
PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de educação: espaços, práticas, metodologias e trabalhadores da educação não escolar. Curitiba: interSaberes, 2020.
PAULO, Fernanda dos Santos.; TESSARO, Monica. Semelhanças e diferenças entre as concepções de educação social, educação popular e educação não escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 76–97, 2020.
PAULO, Fernanda dos Santos; SILVA, Elenita L. Educação Popular e educadores sociais nas universidades: a luta dos Movimentos Sociais. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 115, p. 147–160, 2021.
PAULO, Fernanda dos Santos. Educação Popular e Educadores Sociais: fazendo aulas com Cartas Pedagógicas. Relem, Manaus (AM), v. 14, n. 23, jul./dez. 2021.
PAULO, Fernanda dos Santos; PALOSCHI, Acir Luis; VIEIRA, Andreyna Soares. Educação Popular em Direitos Humanos no processo de formação de educadores/as sociais. Brasil de Fato: Porto Alegre, RS. 22 de novembro de 2021.
PAULO, Fernanda. dos S. TREVISAN, Elisangela. Educador Social e educador popular: pautas da formação acadêmica-profissional. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 35, 2022.
PAULO, Fernanda dos Santos. Educação popular freiriana como paradigma da educação do campo e da educação ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, [S. l.], v. 26, p. e4, 2023. DOI: 10.5902/2236499472224. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/72224. Acesso em: 20 jan. 2023.
PEREIRA, Antonio. Currículo e formação de educadores sociais na pedagogia social: relato de uma pesquisa formação. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.13, n. 29, p. 9-35, 2013.
PEREIRA, Antonio. Formação dos educadores sociais: profissionalização técnica, para quê? Revista de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, BA., nº 6, v. 3, p. 82-110, 2015.
PEREIRA, Antonio. A formação inicial de Educadores Sociais no contexto dos cursos tecnológicos e de Pedagogia: primeiras aproximações de um debate. Ensino & Pesquisa, v.15, n. 2 (2017), 46-45, Suplemento.
PEREIRA, Antonio. O educador social e suas competências de atuação profissional: um trabalhador da Educação pela LDBEN n.º 9.394/96?. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 311–332, 2019.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SILVA, Roberto. Pedagogia Social: contribuições para uma Teoria Geral da Educação Social. Volume 2. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.
TRILLA, Jaume. La educación fuera da escuela. Ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel Educación, 2003.
TORRES, Alfonso Carrillo. Pensar epistémico, educación popular e investigación participativa. Ciudad de México: Editora Nómada, IPECAL, 2019.
VALLA, Victor. Educação não-formal: novidade do século XX? O fenômeno visto de uma abordagem histórica” in.: Proposta, Fase, Rio de Janeiro, n. 2, v.5, p.14-21, jun. 1977.
VALE, Ana Maria do. Educação popular na escola pública. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ZOPPEI, Emerson. A educação não escolar no Brasil. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: s.n., 2015.
ZUCCHETTI, Dinora Tereza. De profissão Educador Social. Práxis Educativa (Impresso), v. 5, p. 109-110, 2010.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.