Políticas Públicas e Processos de Escolarização na Educação de Jovens e Adultos:

cenários de pesquisa a partir do estado da arte

Autores

Palavras-chave:

Estado da Arte; Politicas Públicas; Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um estudo do tipo Estado Estado da Arte sobre as produções científicas, tanto de teses de doutorado quanto dissertações de mestrado e artigos publicados, tendo como foco as Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos relacionando ao processo de escolarização dos(as) educandos(as) dessa modalidade. Nesse escopo, utilizamos como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 2010 a 2020, considerando o contexto da implantação das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos estabelecidas pela Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara da Educação Básica (CNE/CEB) n°3 de 15 de junho de 2010. Os dados foram sistematizados e analisados a partir das produções disponíveis em repositórios como o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), bem como artigos publicados nos Anais de Reuniões Científicas Nacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). A pesquisa, de revisão bibliográfica, suscitou a necessidade de fomento à pesquisa e estudos voltados para a temática em questão, levando-se em consideração que o público da EJA é formado por sujeitos que precisam ter seus direitos consolidados, a fim de todos possam avançar em seu processo de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Balisa Costa, Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa (BA)

Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora da Rede Municipal de Ensino de Bom Jesus da Lapa. Coordenadora Municipal da Educação de Jovens e Adultos (SME-Lapa).

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

ARROYO. Trabalho-educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, G. Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, pp 138-165

BRASIL, PNAD Educação 2019 - Agência IBGE Notícias – IBGE, Disponível em:agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acessado em: 5 de dezembro de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica. Parecer 6/2010 – Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de junho de 2010.

COSTA, Claudia Borges; MACHADO, Maria Margarida. Politicas Publicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Cortez, 2017.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

HADDAD, Sérgio (coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002. Série Estado do Conhecimento.

LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2007.

MELO, Marisol Vieira. Três décadas de pesquisa em Educação Matemática: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. 2006. 288f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SIDONE, O. J. G.; HADDAD, E. A.; MENA-CHALCO, J. P. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. TransInformação, v. 28, n. 1, p. 15-32, jan. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/tvBDyptMBFSxRSt3VngySRC/?lang=pt# Acesso: 23 mar. 2023.

PILLÃO, Delma. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte. 2009. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

COSTA, S. B.; CUNHA JÚNIOR, A. S. Políticas Públicas e Processos de Escolarização na Educação de Jovens e Adultos:: cenários de pesquisa a partir do estado da arte. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 156–171, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/17055. Acesso em: 19 nov. 2024.