Políticas Públicas e Processos de Escolarização na Educação de Jovens e Adultos:
cenários de pesquisa a partir do estado da arte
Palavras-chave:
Estado da Arte; Politicas Públicas; Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar um estudo do tipo Estado Estado da Arte sobre as produções científicas, tanto de teses de doutorado quanto dissertações de mestrado e artigos publicados, tendo como foco as Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos relacionando ao processo de escolarização dos(as) educandos(as) dessa modalidade. Nesse escopo, utilizamos como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 2010 a 2020, considerando o contexto da implantação das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos estabelecidas pela Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara da Educação Básica (CNE/CEB) n°3 de 15 de junho de 2010. Os dados foram sistematizados e analisados a partir das produções disponíveis em repositórios como o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), bem como artigos publicados nos Anais de Reuniões Científicas Nacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). A pesquisa, de revisão bibliográfica, suscitou a necessidade de fomento à pesquisa e estudos voltados para a temática em questão, levando-se em consideração que o público da EJA é formado por sujeitos que precisam ter seus direitos consolidados, a fim de todos possam avançar em seu processo de escolarização.
Downloads
Referências
ARROYO. Trabalho-educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, G. Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, pp 138-165
BRASIL, PNAD Educação 2019 - Agência IBGE Notícias – IBGE, Disponível em:agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acessado em: 5 de dezembro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica. Parecer 6/2010 – Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de junho de 2010.
COSTA, Claudia Borges; MACHADO, Maria Margarida. Politicas Publicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Cortez, 2017.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
HADDAD, Sérgio (coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002. Série Estado do Conhecimento.
LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2007.
MELO, Marisol Vieira. Três décadas de pesquisa em Educação Matemática: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. 2006. 288f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
SIDONE, O. J. G.; HADDAD, E. A.; MENA-CHALCO, J. P. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. TransInformação, v. 28, n. 1, p. 15-32, jan. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/tvBDyptMBFSxRSt3VngySRC/?lang=pt# Acesso: 23 mar. 2023.
PILLÃO, Delma. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte. 2009. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Solange Balisa Costa, Adenilson Souza Cunha Júnior
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.