Políticas Públicas e Processos de Escolarização na Educação de Jovens e Adultos:
cenários de pesquisa a partir do estado da arte
Palavras-chave:
Estado da Arte; Politicas Públicas; Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar um estudo do tipo Estado Estado da Arte sobre as produções científicas, tanto de teses de doutorado quanto dissertações de mestrado e artigos publicados, tendo como foco as Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos relacionando ao processo de escolarização dos(as) educandos(as) dessa modalidade. Nesse escopo, utilizamos como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 2010 a 2020, considerando o contexto da implantação das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos estabelecidas pela Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara da Educação Básica (CNE/CEB) n°3 de 15 de junho de 2010. Os dados foram sistematizados e analisados a partir das produções disponíveis em repositórios como o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), bem como artigos publicados nos Anais de Reuniões Científicas Nacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). A pesquisa, de revisão bibliográfica, suscitou a necessidade de fomento à pesquisa e estudos voltados para a temática em questão, levando-se em consideração que o público da EJA é formado por sujeitos que precisam ter seus direitos consolidados, a fim de todos possam avançar em seu processo de escolarização.
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Referências
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