Luta Por Uma Educação Do Campo Na Amazônia
a experiência de coalização em Parintins-AM
Palavras-chave:
Educação do Campo, AmazôniaResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a luta social por uma educação do campo, a partir da experiência de uma coalizão de defesa de direitos identificando estratégias de atuação, impactos, desafios e articulações com a luta das comunidades por uma educação do e no campo - o Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Águas e das Florestas Paulo Freire (FOPINECAF). Os dados foram levantados no portal do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, que apoia as atividades do Fórum. São identificados os esforços coletivos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, associações comunitárias, órgãos públicos, Universidade e demais interessados na construção de melhorias para a educação e vida digna nos territórios do campo, das águas e das florestas no município de Parintins, Estado do Amazonas. Os resultados demonstram que o Fórum tem atuado diretamente junto as comunidades rurais do Município de Parintins-AM, com intuito de fomentar diálogos sobre educação socialmente referenciada, nesses territórios, e a partir desses diálogos unir forças para levar essas demandas ao poder público e estabelecer estratégias de articulação comunitária em prol da obtenção do título das terras, conservação de lagos e rios, cuidados com a natureza, produção sustentável e auxílio para escoamento dos produtos. A análise da experiência do FOPINECAF demonstra a importância da coalizão para o enfrentamento coletivo e a organização da incidência política em defesa da educação no e do campo.
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