Luta Por Uma Educação Do Campo Na Amazônia

a experiência de coalização em Parintins-AM

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Amazônia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a luta social por uma educação do campo, a partir da experiência de uma coalizão de defesa de direitos identificando estratégias de atuação, impactos, desafios e articulações com a luta das comunidades por uma educação do e no campo - o Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Águas e das Florestas Paulo Freire (FOPINECAF). Os dados foram levantados no portal do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, que apoia as atividades do Fórum. São identificados os esforços coletivos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, associações comunitárias, órgãos públicos, Universidade e demais interessados na construção de melhorias para a educação e vida digna nos territórios do campo, das águas e das florestas no município de Parintins, Estado do Amazonas. Os resultados demonstram que o Fórum tem atuado diretamente junto as comunidades rurais do Município de Parintins-AM, com intuito de fomentar diálogos sobre educação socialmente referenciada, nesses territórios, e a partir desses diálogos unir forças para levar essas demandas ao poder público e estabelecer estratégias de articulação comunitária em prol da obtenção do título das terras, conservação de lagos e rios, cuidados com a natureza, produção sustentável e auxílio para escoamento dos produtos. A análise da experiência do FOPINECAF demonstra a importância da coalizão para o enfrentamento coletivo e a organização da incidência política em defesa da educação no e do campo.

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Biografia do Autor

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília.Bolsista Produtividade CNPq. Relatora Nacional de Direitos Humanos da Plataforma DHESCA. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGPSI/UFAM. Professora Visitante na Universidad Nacional Entre Ríos (UNER)/Argentina (2022). Filiada à Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os. Integrante do Núcleo de Estudos Afro Indígena e líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e processos de desenvolvimento dos povos amazônicos.

Dalvina Rolim Teixeira, Universidade Federal do Amazonas

* Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Pedagoga no Instituto Federal do Amazonas–Campus Tefé. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas–UFAM, Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia- ICSEZ (2017). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Facibra Educanorte polo Parintins (2020). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Águas e das Florestas Paulo Freire. Presidente do Coletivo de Mulheres UMPIN (União das Mulheres de Parintins). Membro do grupo de pesquisa Canoa e do NEPE

Marinez França de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, com a temática: Mulher Quilombola e Educação Antirracista e Decolonial. Mestre em Educação pela UFAM (2005); Graduada em Pedagogia pela UFAM (1994) e Especialização em Supervisão Educacional (UFAM– 2000). Professora Assistente no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia -ICSEZ na cidade de Parintins-Am

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA, I.; ROLIM TEIXEIRA, D.; FRANÇA DE SOUZA, M. Luta Por Uma Educação Do Campo Na Amazônia: a experiência de coalização em Parintins-AM. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 140–155, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/16519. Acesso em: 9 maio. 2024.