A Contribuição Da Educação Popular
direito à EJA e as proposições políticas na atualidade
Palavras-chave:
Educação Popular; EJA; Direito à Educação; Políticas Públicas.Resumo
Esse artigo objetiva evidenciar as contribuições da Educação Popular para a ordem o direito à educação de jovens e adultos (EJA), observando a importância dessa concepção de educação diante dos desafios da modalidade, em contexto nacional e sob as proposições políticas internacionais para a educação de adultos. A pesquisa está organizada em uma investigação qualitativa com as estratégias de estudo bibliográfico e de documento, em que os procedimentos de leitura do estudo bibliográfico são sustentados em Salvador (1986) e as análises de conteúdo do documento estão organizadas a partir dos pensamentos de Bardin (2016). O referencial teórico fundamenta-se no pensamento crítico-libertador, sustentado em Freire (2000; 2001; 2005) e Dussel (2007). As categorias observadas foram “ direito à EJA” e “proposições políticas”. Os resultados elucidaram que o direito à EJA no contexto nacional enfrenta desafios, mas sob as contribuições da Educação Popular pode ser expandindo em perspectiva material, formal, direcionando um atendimento sob a ética humana, em condição factível. Ademais apontaram que as proposições políticas internacionais sofrem ambivalências e que precisam ser disputadas nos princípios da Educação Popular, sendo possível concluir que essa concepção fortalece o direito à educação, pois prima em ter o sujeito no centro do processo educativo, avançando em proposições formativas democráticas, compromissadas com a emancipação e libertação de todas as formas de opressão.
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