A Contribuição Da Educação Popular

direito à EJA e as proposições políticas na atualidade

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular; EJA; Direito à Educação; Políticas Públicas.

Resumo

Esse artigo objetiva evidenciar as contribuições da Educação Popular para a ordem o direito à educação de jovens e adultos (EJA), observando a importância dessa concepção de educação diante dos desafios da modalidade, em contexto nacional e sob as proposições políticas internacionais para a educação de adultos. A pesquisa está organizada em uma investigação qualitativa com as estratégias de estudo bibliográfico e de documento, em que os procedimentos de leitura do estudo bibliográfico são sustentados em Salvador (1986) e as análises de conteúdo do documento estão organizadas a partir dos pensamentos de Bardin (2016). O referencial teórico fundamenta-se no pensamento crítico-libertador, sustentado em Freire (2000; 2001; 2005) e Dussel (2007). As categorias observadas foram “ direito à EJA” e “proposições políticas”. Os resultados elucidaram que o direito à EJA no contexto nacional enfrenta desafios, mas sob as contribuições da Educação Popular pode ser expandindo em perspectiva material, formal, direcionando um atendimento sob a ética humana, em condição factível. Ademais apontaram que as proposições políticas internacionais sofrem ambivalências e que precisam ser disputadas nos princípios da Educação Popular, sendo possível concluir que essa concepção fortalece o direito à educação, pois prima em ter o sujeito no centro do processo educativo, avançando em proposições formativas democráticas, compromissadas com a emancipação e libertação de todas as formas de opressão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pereira da Silva, GEPEJA - UFSCar

(Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), graduada em Pedagogia pelo Centro
Universitário Fundação Santo André (1998). Professora e Gestora escolar, Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, SP. Pesquisadora do GEPEJA – UFSCar

Referências

ANTUNES, Ricardo Antunes. Capitalismo pandêmico. São Paulo. Boitempo, 2022.
ARROYO, Miguel G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino (org. s). Diálogos da Educação de Jovens e Adultos. 4ª edição, Belo Horizonte, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições70, 2016.
BRASIL/CNE/CEB. Resolução CNE/CEB nº 1/2021, de 21 de maio de 2021. Estabelece as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/DiretrizesEJA.pdf. Acesso em: 22/01/ 2023.
CASIMIRO, Flávio Henrique Calheiros. A nova direita no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______. Ruptura: A crise da democracia liberal. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
CAVALCANTE, Janayna. Educação de adultos na ordem pós democráticos: desaparecimento da modalidade e invisibilidade institucional. e- Curriculum. São Paulo, v.17, n.3, p. 1123-1143, --- 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/44000/29942. Acesso em: 20 de jan de 2023.
CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295-316.
CHIZZZOTTI, Antônio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
DOWBOR, Landislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.
DUSSEL, Enrique. 20 teses da política. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; São Paulo: Expressão Popular, 2007.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
____________. Educação de adultos hoje. Algumas reflexões. In: Educação e Política. São Paulo: Cortez, 2001.
____________. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
____________. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Cortez, 2005.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação 2019. IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf>. Acesso em: 22/01/ 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília: MEC, 2021.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.
UNESCO; MEC. VI CONFINTEA. Marco de Ação de Belém. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/ INSTITUTES/UIL/confintea/pdf/working_documents/Belem%20Frame work_Final_ptg.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2023.
UNESCO Institute for Lifelong Learning. CONFINTEA VII Marrakech Framework for Action Harnessing the transformational power of Adult Learning and Education. 21 June 2022. Disponível em: https://www.uil.unesco.org/sites/default/files/medias/fichiers/2022/06/FINAL%20MarrakechFrameworkForActionEN_06_21_22_0.pdf. Acesso. 22 Jan 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, A. A Contribuição Da Educação Popular: direito à EJA e as proposições políticas na atualidade. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 18–30, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/16518. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona