Gestão Participativa e Dialógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, gestão democrática, dialogicidade, centros públicos de EJA

Resumo

O artigo apresenta a experiência de gestão dialógica e participativa da Escola de Adultos La Verneda de Sant-Martí (Barcelona, Espanha), reconhecida por sua longeva prática de participação ativa dos jovens e adultos em processos de tomadas de decisões que envolvem desde a organização curricular, os tempos, os espaços e as relações com o território do entorno escolar. A gestão democrática da referida Escola é pautada pelo princípio da dialogicidade e da autonomia dos estudantes e da Escola, contribuindo para a problematização da uniformidade dos sistemas de ensino. Fundamentada na ação dialógica de Freire e na ação comunicativa de Habermas, a Escola La Verneda vem, desde 1979, contribuindo para a construção do paradigma social de educação de jovens e adultos, contrapondo o paradigma compensatório. Guardados os diferentes contextos do Brasil e da Espanha, há na experiência da escola La Verneda lições a aprender para o acolhimento da diversidade do público presente na EJA em nosso país, o que requer uma escuta ativa dos estudantes para que a garantia do direito à educação, preconizada na Constituição Federal de 1988 e, em documentos posteriores, se converta de fato em práticas pedagógicas e de gestão que garantam permanência com aprendizagens significativas para os jovens e adultos com baixa escolaridade.

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Biografia do Autor

Angelica Kuhn, Universidade Cruzeiro do Sul

Angélica Kuhn - Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Professora do Departamento de Educação da Universidade Cruzeiro do Sul

 

 

Maria Clara Di Pierro, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 Doutora em Educação. Professora aposentada da Faculdade de Educação da USP

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

KUHN, A.; DI PIERRO, M. C. Gestão Participativa e Dialógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 81–95, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/16506. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona