Gestão Participativa e Dialógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, gestão democrática, dialogicidade, centros públicos de EJAResumo
O artigo apresenta a experiência de gestão dialógica e participativa da Escola de Adultos La Verneda de Sant-Martí (Barcelona, Espanha), reconhecida por sua longeva prática de participação ativa dos jovens e adultos em processos de tomadas de decisões que envolvem desde a organização curricular, os tempos, os espaços e as relações com o território do entorno escolar. A gestão democrática da referida Escola é pautada pelo princípio da dialogicidade e da autonomia dos estudantes e da Escola, contribuindo para a problematização da uniformidade dos sistemas de ensino. Fundamentada na ação dialógica de Freire e na ação comunicativa de Habermas, a Escola La Verneda vem, desde 1979, contribuindo para a construção do paradigma social de educação de jovens e adultos, contrapondo o paradigma compensatório. Guardados os diferentes contextos do Brasil e da Espanha, há na experiência da escola La Verneda lições a aprender para o acolhimento da diversidade do público presente na EJA em nosso país, o que requer uma escuta ativa dos estudantes para que a garantia do direito à educação, preconizada na Constituição Federal de 1988 e, em documentos posteriores, se converta de fato em práticas pedagógicas e de gestão que garantam permanência com aprendizagens significativas para os jovens e adultos com baixa escolaridade.
Downloads
Referências
AGUIRRE, Loza Miguel. La tertulia dialógica en el centro penitenciário Araba, Nanclares de La Oca (Álava). Revista Digital de Educación y Formación del Profesorado., n. 13, p. 1-26, 2016.
ARROYO, Miguel. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.J.G.; GIOVANETTI, M.; GOMES, N.L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.
______. Tempos humanos de formação. In: Dicionário de Educação do Campo. In: CALDART, Roseli et al. Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2017.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3ª ed.. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
DI PIERRO, Maria Clara; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Preconceito contra o analfabeto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
________. Perdemos 3,2 milhões de matrículas na Educação de Jovens e Adultos. Revista Época on line. 2016. Disponível em:
https://abrelivros.org.br/site/maria-clara-di-pierro-perdemos-3-2-milhoes-de-matriculas-na-educacao-de-jovens-e-adultos/ Acesso em: 19 fev. 2023.
_________. et al. Centros públicos de Educação de Jovens e Adultos no Estado de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2017.
Disponível em: http:/www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/148
ESCOLANO, Augustín Benito. La invencion del tiempo escolar. In: FERNANDES, Rogério; MIGNOT, Ana Christina Venâncio (orgs). O tempo na escola. Porto: Ed. Profedições, 2008.
FARIA, Vanessa Elsas de. A trajetória do projeto CIEJA entre as políticas públicas de EJA na cidade de São Paulo. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado)-Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
FLECHA, Ramón. Compartiendo palabras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Barcelona: Paidós, 1997.
______. La Pedagogia de la Autonomía de Freire y la educación democrática de personas adultas. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 2004. 18 (2), p. 27-43.
_________. et al. Tertúlia Literária Dialógica: espaço de aprendizagem dialógica ao longo da vida. In: 3ª CONGRESSO BRASILEIRO de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, out. 2006.
______; ANDRADE, Eliane Ribeiro; BRENNER, Ana Karina. Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). In: HADDAD, Sérgio (Org). Novos caminhos em Educação de Jovens e Adultos (EJA). São Paulo: Global, 2007.
______. Os modelos de educação e jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo: reflexões sobre demandas e ofertas. Revista Olh@res, Guarulhos, v. 4, n. 1, p. 27-43, maio 2016.
______.Social Impact of Community-Based Educational Programs in Europe. Oxford Research Encyclopedia of Education. Education and Society Online Publication Date: Dec 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
______. Educação e Mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GALLEGO, Rita de Cassia. Tempo, temporalidades e ritmos nas escolas primárias públicas em São Paulo: heranças e negociações (1846-1890). 2008. 387 f. Tese (Doutorado)-Educação. Universidade de São Paulo, 2008.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade e currículo. In: Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
HADDAD, Sérgio (Coord). Novos caminhos em educação de jovens e adultos: um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo: Global, 2007.
LIMA, C. Licínio. Educação ao Longo da Vida: entre a Mão Direita e a Mão Esquerda de Miró. São Paulo: Cortez, 2007.
MELLO, Roseli et al. Tertúlia Literária Dialógica: espaço de aprendizagem dialógica ao longo da vida. In: 3ª CONGRESSO BRASILEIRO de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, out. 2006.
________; FLECHA, Ramón. A formação de educadoras e educadores para um modelo social de educação de pessoas jovens e adultas: perspectiva dialógica. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 39-52, jan./jun. 2012
_______; BRAGA, F. M. GABASSA, V. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos, EDUFSCAR, 2012.
_______; et al. Contribuições da Aprendizagem Dialógica para as ações desenvolvidas pelo Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA – São Carlos). In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL 2010 - Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0418-2.pdf>. Acesso em: 19/02/2023.
MOLL, Jaqueline. Redes Sociais e Processos Educativos: um estudo dos nexos da educação de adultos com o movimento comunitário e as práticas escolares no Morro Alegre (POA). 1998. Tese (Doutorado)-Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1998.
MOLL, Jaqueline; VIVIAN, Denise. Institucionalização e criação na EJA: perscrutando caminhos afirmativos no Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire em Porto Alegre. In: HADDAD, Sérgio. Novos Caminhos em Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Global, 2007, p. 27-49.
Projecte Educatiu I Social. Escola de Persones Adultes La Verneda-Sant Martí. Ágora e Heura. Bercelona, 2005.
SILVA, Jaqueline Luzia da.; BONAMINO, Alicia Maria Catalano de.; RIBEIRO, Vera Masagão. Escolas eficazes na Educação de Jovens e Adultos: estudo de casos da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 28, n. 02, p. 367-392, jun/2012.
SINGER, Helena. A gestão democrática do conhecimento: sobre propostas transformadoras da estrutura escolar e suas implicações nas trajetórias dos estudantes. Tese (Pós-doutorado)- Unicamp, Campinas, 2008.
SOARES, Leôncio. As especificidades na formação do educador de jovens e adultos: um estudo sobre propostas de EJA. Educ. Rev. Belo Horizonte, v. 27, n. 2, ago. 2011.
_____________; SOARES, Rafaela C. O Reconhecimento das especificidades da Educação de Jovens e Adultos: constituição e organização de propostas de EJA. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, jun/2014. v. 22, n. 66.
VALLS, Rosa Maria et al. Lectura dialógica: interacciones que mejoran y aceleran la lectura. Revista Iberoamericana de Educação. Nº 46. Pgs. 71-88, 2008.
VEJA, José Luiz; BUENO, Belén; BUZ, José. Desenvolvimento psicológico na idade adulta e na velhice. In: COLL, César et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva, vol. 1. Porto Alegre, Artmed, 2004, p. 389-437.
VIERO, Anezia. As práticas educativas na educação de jovens e adultos da rede pública de Porto Alegre. 2008. Tese (Doutorado)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
VINCENT, Guy, LAHIRE, Bernard, THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun./2001.
VYGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 4ªed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Angelica Kuhn, Maria Clara Di Pierro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.