Cursinhos populares:

problemática, histórico e atualidade para a educação popular de jovens e adultos.

Autores

  • Leonardo Niero Universidade Federal de São Carlos e Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino superior, Desigualdades educacionais, Educação Jovens e Adultos

Resumo

Este trabalho buscou construir um paralelo histórico entre a trajetória de expansão do ensino médio e superior no Brasil, de forma a apresentar seus diferentes contextos políticos e sociais, as desigualdades e a exclusão educacional enfrentadas por jovens e adultos dos setores populares (agravadas após a pandemia de COVID-19) e sua relação com o surgimento dos cursinhos populares. A partir de fontes secundárias, foi desenvolvido um caminho cronológico comparativo entre o ensino formal (superior e básico) com as experiências de cursos preparatórios para os vestibulares, a partir de suas críticas educacionais, os diferentes movimentos e organizações construtoras, e os distintos contextos políticos e pedagógicos vivenciados. Por fim, foi analisada a diversidade de experiências dentro deste campo de estudo e suas relações com a educação popular, em especial com a teoria desenvolvida por Paulo Freire, e a educação de jovens e adultos de forma a compreender as lacunas e desafios do trabalho educativo. Essas experiências acabam por construírem-se historicamente a partir da pauta da democratização do acesso ao ensino superior em conjugação com um processo de crítica à injusta realidade brasileira, de valorização dos sujeitos participantes e suas trajetórias, de leitura do território de atuação e de formação política e pedagógica voltada à transformação da realidade e da sociedade.

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Biografia do Autor

Leonardo Niero, Universidade Federal de São Carlos e Universidade de São Paulo

Mestre em Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Humanos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade São Paulo (USP). Técnico de Laboratório Ambiental, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus – UFSCar.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

NIERO, L. Cursinhos populares:: problemática, histórico e atualidade para a educação popular de jovens e adultos. . Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 31–49, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/16504. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona