Cursinhos populares:

problemática, histórico e atualidade para a educação popular de jovens e adultos.

Autores

  • Leonardo Niero Universidade Federal de São Carlos e Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino superior, Desigualdades educacionais, Educação Jovens e Adultos

Resumo

Este trabalho buscou construir um paralelo histórico entre a trajetória de expansão do ensino médio e superior no Brasil, de forma a apresentar seus diferentes contextos políticos e sociais, as desigualdades e a exclusão educacional enfrentadas por jovens e adultos dos setores populares (agravadas após a pandemia de COVID-19) e sua relação com o surgimento dos cursinhos populares. A partir de fontes secundárias, foi desenvolvido um caminho cronológico comparativo entre o ensino formal (superior e básico) com as experiências de cursos preparatórios para os vestibulares, a partir de suas críticas educacionais, os diferentes movimentos e organizações construtoras, e os distintos contextos políticos e pedagógicos vivenciados. Por fim, foi analisada a diversidade de experiências dentro deste campo de estudo e suas relações com a educação popular, em especial com a teoria desenvolvida por Paulo Freire, e a educação de jovens e adultos de forma a compreender as lacunas e desafios do trabalho educativo. Essas experiências acabam por construírem-se historicamente a partir da pauta da democratização do acesso ao ensino superior em conjugação com um processo de crítica à injusta realidade brasileira, de valorização dos sujeitos participantes e suas trajetórias, de leitura do território de atuação e de formação política e pedagógica voltada à transformação da realidade e da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Niero, Universidade Federal de São Carlos e Universidade de São Paulo

Mestre em Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Humanos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade São Paulo (USP). Técnico de Laboratório Ambiental, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus – UFSCar.

Referências

ARELARO, L. G.; FRANCA, G. C.; MENDES, M. T. Às portas da universidade: alternativas de acesso ao ensino superior. São Paulo: Xamã, 2012.
ARTES, Amélia; RICOLDI, Arlene Martinez. Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 158, p. 858-881, 2015.
BARTELMEBS, Roberta Chiesa et al. O pré-vestibular comunitário na UFPR: relato de uma ação extensionista. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 1, p. 19-24, 30 abr. 2019.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Cultura do povo e educação popular. Revista da Faculdade de Educação, v. 5, n. 1-2, p. 77-91, 1979.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire. Educação e Pesquisa, v. 44, 2018.
BONALDI, Eduardo Vilar. Tentando “chegar lá”: as experiências de jovens em um cursinho popular. Tempo soc., São Paulo , v. 30, n. 1, p. 259-282, Apr. 2018 .
BRITO, Vanessa Silveira; GONÇALVES, Maria Alice Rezende. O PVNC na perspectiva dos egressos. O Social em Questão - v. 20, nº 37, p. 193-210. 2017.
CARDOSO, Maurício. Desafios da prática pedagógica nos cursinhos populares. In: ARELARO, Lisete Gomes et al. (Org.). Às portas da universidade. Alternativas de acesso ao ensino superior. In: ARELARO, Lisete Gomes et al. (ORG.). São Paulo - Xamã, 2012.
CARVALHO, José Carmelo Braz de. Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condicionantes pedagógicos. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 36, n. 128, p. 299-326, Ago. 2006.
CARVALHO, Marcio de. A educação popular como princípio dos cursinhos populares. Cadernos CIMEAC, v. 3, n. 2, p. 73-82, 2013.
CASAUT, Raul da Costa. Cursinhos populares da Unesp: histórico, conquistas e desafios. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Química, 2019.
CASTRO, Cloves Alexandre de. Cursinhos alternativos e populares: movimentos territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005.
CASTRO, Cloves Alexandre de. Movimento socioespacial de cursinhos alternativos e populares: a luta pelo acesso à universidade no contexto do direito à cidade. Tese de Doutorado em Geografia. Instituto de Geociências – UNICAMP. 2011.
CORTI, Ana Paula. À deriva. Um estudo sobre a expansão do ensino médio no estado de São Paulo (1991-2003). Tese de Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo. 2015.
CORTI, Ana Paula. Ensino Médio em São Paulo: a expansão das matrículas nos anos 1990. Educação & Realidade, v. 41, p. 41-68, 2016.
D'ÁVILA, Geruza Tavares et al . Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular. Psicol. Soc., Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 350-358, Ago. 2011.
DIAS, Regina Lúcia Cerqueira. Trajetória escolar de estudantes das classes populares e acesso ao ensino superior. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 98, n. 248, p. 212-229, Jan. 2017.
DOS SANTOS, Adilson Pereira. Itinerário das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro: dos ecos de Durban à Lei das Cotas. Revista de Ciências Humanas, v. 2, p. 289-317, 2012.
DOS SANTOS, Luan Ariel Sigaud Vasconcellos; FERREIRA, Lorrana Nascimento. Cursinho Popular Edson Luís: um diálogo com a práxis em Paulo Freire. Revista Estudos do Sul Global, v. 1, n. 2, p. 182-195, 2021.
FERNANDES, Sabrina. Neoliberalization of education in Brazil: the impact of cursinhos and the private sector on pedagogical practices and access to university. Canadian Journal of Latin American and Caribbean Studies, v. 40, n. 3, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FLORES, Sharon Rigazzo. A democratização do ensino superior no Brasil, uma breve história: da colônia a república. Revista internacional de educação superior, v. 3, n. 2, p. 401-416, 2017.
FONSECA, Marcelo Barreto Da. Os Caminhos Para Universidade: Dos Percursos Traçados Por Estudantes Às Trilhas Deixadas Pelos Movimentos Populares De Luta Pelo Direito Ao Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) — Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2018.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação. Revista brasileira de educação, n. 15, p. 134-158, 2000.
GROPPO, Luís Antonio; OLIVEIRA, Ana Rosa Garcia de; OLIVEIRA, Fabiana Mara de. Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 24, e240031, 2019 .
HADDAD, S. Educação e exclusão no Brasil. Em Questão, 3. São Paulo: Ação Educativa, 2007.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - metas e resultados. Disponível em:< https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2019/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2019_volume_1.pdf>. Acesso em 23 de junho de 2022.
KATO, Danilo Seithi. O papel dos cursinhos populares nos acessos e mudanças de perspectivas de seus participantes. Cadernos CIMEAC, n.01. 2011.
KRETZER, Rafael Márcio. Engajamento político no Levante Popular da Juventude: uma análise sobre os jovens do Cursinho Podemos Mais Heliópolis/SP. Dissertação (Mestrado em Educação)- Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2021.
LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, v. 32, p. 1067-1084, 2011.
MAIA, Alexandre Camargo; MIALHE, Jorge Luis. O cursinho popular do IFSP campus Capivari, pela ótica da Educação Sociocomunitária e da Pedagogia Social. Rev. Cienc. Educ., ano XX, n. 42. 2018
MARTINS, Carlos Benedito. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educ. Soc., Campinas , v. 30, n. 106, p. 15-35, Apr. 2009.
MENDES, Igor A. Assaf; COSTA, Bruno Lazzarotti D. Considerações sobre o papel do Capital Cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais. Educação em Revista, v. 31, p. 71-95, 2015.
MENDES, Jorgeane Da Silva. Democratização do acesso à educação infantil e expansão escolar: que tipo de oferta é garantido pelo estado?. Anais IV CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2017.
MENDES, Maíra Tavares. Cursinhos populares pré-universitários e educação popular: uma relação possível? In: XI Fórum de Leituras Paulo Freire, Porto Alegre. Anais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
MENDONÇA, Ana Waleska P.C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n.14. 2000.
MENON, Gustavo. A Reforma de Córdoba, movimentos estudantis e seus impactos para o ensino superior na América Latina. História da Educação, v. 25, 2021.
MITRULIS, Eleny; PENIN, Sônia Teresinha de Sousa. Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à eqüidade. Cad. Pesqui., v. 36, n. 128, p. 269-298, Ago. 2006 .
NASCIMENTO, Alexandre. Universidade e cidadania: o movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares. Lugar comum, v. 17, p. 45-60, 2002.
NASCIMENTO, Alexandre do. Do direito à Universidade a Universalização do Direito: O Movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares as Políticas de Ação Afirmativa. Tese de Doutorado em Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Escola de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social: Rio de Janeiro, 2010.
NASCIMENTO, Alexandre. O movimento dos cursos pré-vestibulares para negros e a políticas de cotas nas instituições de ensino superior. Cadernos Imbondeiro. v.2, n.1. 2012.
NASCIMENTO, Alexandre; IGNÁCIO, Jocelene; PINHEIRO, Fernando. Das Ações Afirmativas dos Movimentos Sociais às Políticas Públicas de Ação Afirmativa: O movimento dos cursos pré-vestibulares populares e a democratização do ensino superior. O público e o privado, v. 2, n. 3 jan. jun, p. 189-205, 2004.
NETTO, Adolpho Ribeiro. O vestibular ao longo do tempo: implicações e implicâncias. Seminário sobre o vestibular hoje - MEC. Brasília, 1985.
OLIVEIRA, E. S. Diferentes sujeitos e novas abordagens da educação popular urbana. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ, 2001.
OLIVEIRA, João Ferreira de; GOUVEIA, Andrea Barbosa; ARAÚJO, Heleno. Caderno de avaliação das metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Brasília: ANPAE, 2018.
PEREIRA, T.; RAIZER, L.; MEIRELLES, M. A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, 27 jan. 2012.
PONTES, Deysiane Farias. A atuação e expansão da empresa Kroton Educacional na educação básica. Doutorado em Educação - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília - DF, 2020.
RATTS, Alex. Encruzilhadas por todo percurso: individualidade e coletividade no movimento negro de base acadêmica. Movimento Negro Brasileiro: escritos sobre os sentidos de democracia e justiça social no Brasil. Belo Horizonte: Nandyala, v. 1, p. 81-108, 2009.
SAMPAIO, Breno; GUIMARÃES, Juliana. Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil. Economia Aplicada, v. 13, p. 45-68, 2009.
SATO, Silvana Rodrigues de Souza. Concurso vestibular: um dispositivo meritocrático de seleção para ingressar na Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, 2011.
SENKEVICS, Adriano Souza; MELLO, Ursula Mattioli. O perfil discente das universidades federais mudou pós-Lei de Cotas?. Cadernos de Pesquisa, v. 49, p. 184-208, 2019.
SENKEVICS, Adriano Souza. A expansão recente do ensino superior. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: Cenários do Direito à Educação, v. 3, n. 4. 2021.
SERRANO, Marianna Di Giovanni Pinheiro. Cursinhos populares no Brasil: experiência e educação popular na perspectiva da luta de classes. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Universidade do Porto, Porto/Portugal. 2020.
SILVEIRA, Paulo Henrique Fernandes. Acesso à universidade e cursinhos populares - da emancipação dos estudantes à construção de um direito. In: BORGES, Bruno Golçalvez; FERREIRA, Cleudio Marques; OLIVEIRA, Manoel Messias; Araújo, Rogério Bianchi (org.). Filosofia da educação e formação de professores: Autonomia e emancipação. 1a edição. volume 2. Goiânia: Letras do Cerrado, 2020. p. 215-229.
SIQUEIRA, Camila Zucon Ramos de. The popular pre vestibular courses: a comparative study between MSU and Educafro - MG. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.
SOARES, Dulce Helena Penna et al . Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 27, n. 4, p. 746-759, Dec. 2007 .
VALORE, Luciana Albanese; CAVALLET, Luiza Helena Raittz. Escolha e orientação profissional de estudantes de curso pré-vestibular popular. Psicol. Soc., v. 24, n. 2, p. 354-363, Aug. 2012 .
VIEIRA, Ivan Souza. Oportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 75, p. 748-778, 2019.
WHITAKER, Dulce. Da invenção do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional. v.11, n.2. 2010.
ZAGO, Nadir. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Perspectiva. v. 26, n. 1. 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

NIERO, L. Cursinhos populares:: problemática, histórico e atualidade para a educação popular de jovens e adultos. . Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 31–49, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/16504. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona