Pesquisas sobre as concepções e práticas de alfabetização da EJA em Espaços de Privação e de Restrição de Liberdade

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Espaços de Privação e Restrição de Liberdade, Alfabetização e Letramento

Resumo

Apresenta-se, a partir das produções científicas, uma análise sobre alfabetização e letramento de jovens e adultos que se encontram nos espaços prisionais. O objetivo é o de refletir sobre as concepções e as perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas em torno do processo de alfabetização e letramento desenvolvido junto aos sujeitos, da Educação de Jovens e Adultos, em privação ou restrição de liberdade. O estudo segue uma abordagem qualitativa com procedimentos metodológicos de análise documental e levantamentos bibliográficos. Como parte dos resultados é possível afirmar que estamos ainda em meio a um movimento descontínuo e insuficiente para a efetivação do direito à educação das pessoas privadas de liberdade. Além disso, os estudos evidenciam que o processo de alfabetização e letramento dessas pessoas deve se pautar em suas necessidades reais e condições objetivas de vida.

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Biografia do Autor

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atuou como coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. Compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Coordena o projeto de pesquisa FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA.

Paula Cabral, Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2007) com Habilitação em Séries Iniciais e Supervisão Escolar. Especialização lato sensu em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (2009). Mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Doutorado em Educação (2019) na linha Ensino e Formação de Educadores na UFSC. Possui experiência profissional em coordenação pedagógica e como professora na educação básica e superior. No campo da Educação atua com pesquisa, docência e assessoria nas áreas: formação de professores, avaliação, Educação de Jovens e Adultos e EJA em espaços de privação e restrição de liberdade

Camila Rosilda Vigganigo , Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Possui graduação  em Pedagogia (2016) e Mestrado em Educação (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina . Atualmente Supervisor Escolar na Rede Municipal de Florianópolis. Pesquisa os processos de alfabetização na EJA em Espaços de Privação de Liberdade.

Referências

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Publicado

2023-02-13

Como Citar

LAFFIN, M. H. L. F.; CABRAL, P.; VIGGANIGO , C. R. . Pesquisas sobre as concepções e práticas de alfabetização da EJA em Espaços de Privação e de Restrição de Liberdade . Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 68–87, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15609. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA