Pesquisas sobre as concepções e práticas de alfabetização da EJA em Espaços de Privação e de Restrição de Liberdade
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Espaços de Privação e Restrição de Liberdade, Alfabetização e LetramentoResumo
Apresenta-se, a partir das produções científicas, uma análise sobre alfabetização e letramento de jovens e adultos que se encontram nos espaços prisionais. O objetivo é o de refletir sobre as concepções e as perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas em torno do processo de alfabetização e letramento desenvolvido junto aos sujeitos, da Educação de Jovens e Adultos, em privação ou restrição de liberdade. O estudo segue uma abordagem qualitativa com procedimentos metodológicos de análise documental e levantamentos bibliográficos. Como parte dos resultados é possível afirmar que estamos ainda em meio a um movimento descontínuo e insuficiente para a efetivação do direito à educação das pessoas privadas de liberdade. Além disso, os estudos evidenciam que o processo de alfabetização e letramento dessas pessoas deve se pautar em suas necessidades reais e condições objetivas de vida.
Downloads
Referências
BRASIL. Resolução nº1/2021, 28 de maio de 2021. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/DiretrizesEJA.pdf> Acesso em: 23. Fev. 2022
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização – Brasília: MEC, SEALF, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 28 de maio de 2021. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191091-rceb001-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 23. Fev. 2022.
CABRAL, Paula. A EJA nos espaços de privação e restrição de liberdade. As apropriações das diretrizes da UNESCO no direcionamento do trabalho de professores(as). 2019. Tese (Doutorado) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
HIR, Jane Cleide Alves. A escrita no Cárcere: uma possibilidade de autoria para além do delito. Anpedsul. Anais... 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo13_JANE-CLEIDE-ALVES-HIR.pdf Acesso em: 11 nov. 2022.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar para jovens e adultos em situação de privação de liberdade. Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e Programa de Pós-Graduação em Educação Campinas, v. 35, n. 96, p. 239-255, maio-ago, 2015.
RAMOS, Rowayne Soares. Educação de Jovens e Adultos no Centro de Ressocialização em Cuiabá-MT: Práticas de Leitura Escrita e Letramento. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2012.
ROMANOWSKI, Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf . Acesso em: 11 nov. 2022.
SCARIOT, Luciana Ferreira da Silva Moraes. Práticas de leitura, escrita e letramento na penitenciária feminina em Cuiabá - MT: a visão da professora e suas alunas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2013.
SILVA NETO, Antonio Artequilino da. As práticas e representações de leitura dos detentos alfabetizadores e alfabetizados do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Go, 2009.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2006.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.