Círculo epistemológico digital
uma proposta metodológica
Palavras-chave:
Círculo de cultura; Círculo epistemológico; Paulo Freire; Diálogo; Metodologia da pesquisa.Resumo
Este artigo discute o círculo epistemológico em sua versão digital, uma proposta metodológica de pesquisa que consiste na apropriação reconfigurada
de conceitos freirianos, sobretudo os fundantes dos círculos de cultura. Enquanto este último tem como foco o processo de formação, o círculo epistemológico assume uma modalidade substantivamente investigativa. Para tanto, faz-se necessário estabelecer duas condições fundamentais. A primeira
refere-se a uma dimensão de natureza técnico-operacional, na qual devem ser garantidos os instrumentos necessários ao acesso de pesquisadores(as)
às ferramentas digitais. A segunda diz respeito à dimensão gnosiológica, pela qual são percorridos conceitos da tradição freiriana, dentre os outros,
incompletude, inconclusão, inacabamento, diálogo e comunicação, os quais servem tanto para caracterizar sujeitos da pesquisa, quanto a realidade pesquisada e os achados de tal estudo. O diálogo configura-se como o principal instrumento, seja para a investigação, seja para o tratamento dos dados coletados. Para a construção do conhecimento dialógico, neste contexto, torna-se necessário a abertura para um novo processo pedagógico que se instaura,
sobretudo, em decorrência da educação remota no contexto da pandemia da Covid-19. Assim, no círculo epistemológico digital, os(as) pesquisadores(as)
devem estar atentos para um comportamento facilitador das práticas dialógicas, enfrentando e superando os discursos hegemônicos e fundamentalistas,
já que qualquer atitude antidialógica compromete o próprio processo da pesquisa. Este estudo, metodologicamente, configura-se, portanto, numa
leitura teórica, a partir do referencial freiriano, sobre as possibilidades e desafios da investigação científica, por meio da ressignificação do círculo decultura, que, na experiência estudada, converte-se em círculo epistemológico digital.
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Referências
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