Saberes artísticos experienciais
um estudo no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas
Palavras-chave:
Ensino de arte. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas. Processos artísticos experienciais. Saberes experienciais.Resumo
O estudo1, situado no campo do ensino da arte na educação de pessoas jovens, adultas e idosas, tem como objetivo compreender a origem e as características de saberes artísticos experienciais de estudantes dessa modalidade, bem como sentidos atribuídos à arte por docente e estudantes. De
natureza qualitativa e de cunho fenomenológico, a pesquisa foi realizada numa escola da rede municipal de ensino da Bahia, incorporando princípios
e procedimentos da pesquisa biográfica e colaborativa. Reflexividade crítica, inéditos viáveis, narrativas de si, arte-educação, entre outros, foram conceitos
nucleares do estudo. O artigo argumenta que os saberes artísticos experiencias se (re)elaboram por meio de processos mobilizadores interiores e/
ou exteriores, individuais ou coletivos, fomentados ao longo da experiência de vida. Com a investigação realizada, a arte passou a ocupar um lugar especial
na vida de estudantes e docente, potencializando movimentos de cria-ção artística, de desconstrução e (re)construção de concepções sobre a arte
nessa modalidade de educação.
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