O ensino e a extensão na perspectiva Freireana no âmbito da UNEB
Palavras-chave:
Ensino; Extensão; Desafios, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Esse artigo tece uma breve introdução acerca do legado de Paulo Freire e potencializa a discussão sobre as concepções de Freire a partir de dois eixos
temáticos: um sobre o ensino e o outro sobre a extensão na perspectiva freireana com foco no campo educacional. Tem como objetivo principal
socializar experiências e vivências, aprofundando uma discussão profícua acerca das concepções freireanas no campo da educação de jovens e adultos.
Caminha na direção de uma abordagem qualitativa, com ênfase em pesquisa bibliográfica centrada nos relatos de experiências de duas pesquisadoras
unebianas. Ressalta o legado histórico, filosófico e humanista de Paulo Freire como tendo um valor incalculável. Como resultados, destaca a experiência
da Uneb, bem como as singularidades e os desafios encontrados no ensino e na extensão no contexto de uma universidade pública, comprometida ética
e politicamente com o ser humano. Expõe os resultados do Edital PROAPEX 042/2021, no qual foram aprovados 05 programas e 21 projetos de diferen-tes departamentos da Uneb que abarcam ações em comemoração ao Centenário de Paulo Freire. Nas (in)conclusões aludem ao inacabamento defendido
por Freire, de que como seres inacabados como presenças no mundo, estamos sempre na busca de algo melhor, que nos transforme e reafirme a
nossa humanidade.
Downloads
Referências
DANTAS, Tânia R.; OLIVEIRA, Maria O. de M.; A Obra de Paulo Freire: contribuições para uma experiência em EJA na pós-graduação. In: DANTAS, Tânia Regina; OLIVEIRA, Ivanilde A.; OLIVEIRA, Maria Olívia de M.; ALVES, Érica V. Paulo Freire em diálogo com a Educação de Jovens e Adultos. Salvador: EDUFBA, 2020, p.39-52.
DANTAS, Tânia Regina. Plano de Ensino do Componente Curricular Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Concepções Freirianas em Educação. Salvador: Plataforma Microsoft Teams, (digital), 2020.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
FORPROEX. FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Documento Final do I Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – 1987. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília: Ed. UnB, 1987.
OLIVEIRA, Ivanilde A.; SANTOS, Tânia L. Paulo Freire na vida pessoal e na prática de docentes da Educação de Jovens e Adultos. In: DANTAS, Tânia Regina; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno; OLIVEIRA, Maria Olívia Matos de; ALVES, Érica Valéria. Paulo Freire em diálogo com a Educação de Jovens e Adultos. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 23-38.
RUÉ, Joan. La acción docente en el centro y en el aula. Madrid: Síntesis Educación, 2001.
SANTOS, Boaventura Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2005.
SOUSA, Ana Luiza Lima. A História da Extensão Universitária. Campinas: Alínea, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.