O ensino e a extensão na perspectiva Freireana no âmbito da UNEB

Autores

Palavras-chave:

Ensino; Extensão; Desafios, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Esse artigo tece uma breve introdução acerca do legado de Paulo Freire e potencializa a discussão sobre as concepções de Freire a partir de dois eixos
temáticos: um sobre o ensino e o outro sobre a extensão na perspectiva freireana com foco no campo educacional. Tem como objetivo principal
socializar experiências e vivências, aprofundando uma discussão profícua acerca das concepções freireanas no campo da educação de jovens e adultos.
Caminha na direção de uma abordagem qualitativa, com ênfase em pesquisa bibliográfica centrada nos relatos de experiências de duas pesquisadoras
unebianas. Ressalta o legado histórico, filosófico e humanista de Paulo Freire como tendo um valor incalculável. Como resultados, destaca a experiência
da Uneb, bem como as singularidades e os desafios encontrados no ensino e na extensão no contexto de uma universidade pública, comprometida ética
e politicamente com o ser humano. Expõe os resultados do Edital PROAPEX 042/2021, no qual foram aprovados 05 programas e 21 projetos de diferen-tes departamentos da Uneb que abarcam ações em comemoração ao Centenário de Paulo Freire. Nas (in)conclusões aludem ao inacabamento defendido
por Freire, de que como seres inacabados como presenças no mundo, estamos sempre na busca de algo melhor, que nos transforme e reafirme a
nossa humanidade.

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Biografia do Autor

Tânia Regina Dantas, UNEB

Doutora em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona – UAB (2009). Mestre em Ciências da
Educação pela Université de Paris 8 (1981). Mestre em Didática e Organização Escolar pela UAB – Espanha
(2005). Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação
de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação
em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC). Pesquisadora e Parecerista Ad-Hoc da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ex-Coordenadora e Docente Permanente do
Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA).

Adriana dos Santos Marmori Lima, UNEB

Doutora pelo Programa Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento UFBA (2018).
Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Alfabetização (FAEBA/IAT) e em Informática Educativa - UEFS (1997). Exerceu os cargos de: Diretora do Campus IX-Barreiras (2000-2003),
Gerente de Extensão Universitária (2006), Pró-Reitora de Extensão da UNEB (2007-2011), Vice-Reitora
da UNEB (2012-2013), Chefe de Gabinete da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia
(2014).

Referências

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

DANTAS, T. R. .; LIMA, A. dos S. M. . O ensino e a extensão na perspectiva Freireana no âmbito da UNEB. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 4, n. 07, p. 112–121, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/12817. Acesso em: 22 dez. 2024.