Epistemologia para uma educação problematizadora
o diálogo como princípio mediador do conhecimento emancipador
Palavras-chave:
Freire; epistemologia dialógica; autonomia; emancipaçãoResumo
O artigo tem como proposição analisar a pedagogia problematizadora de Freire, tendo o diálogo como princípio epistemológico. Buscar-se-á esclarecer
as justificativas que fundamentam a proposta pedagógica freireana para a formação de sujeitos reflexivos, críticos e ativos na luta pela transformação
das situações de opressão. A hipótese é que a visão pedagógica sustentada em uma epistemologia dialógica tem ainda fortes implicações políticas, éticas
e pedagógicas que podem contribuir para a transformação do mundopor meio da educação, à medida que permite compreender as injustiças, a
opressão e o autoritarismo como decorrências de práticas não dialógicas em diferentes contextos de educação. A práxis pedagógica freireana mantém-se
atual e necessária por estabelecer o exercício do diálogo como princípio insubstituível na formação de sujeitos livres e autônomos, tornando-os protagonistas
dos processos de transformação da realidade e do contexto em que vivem. O que sustenta esse potencial é sua visão epistemológica que procura
validar e tornar eficaz o conhecimento produzido pelos indivíduos no seu cotidiano, na luta pela autonomia e pela emancipação.
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