Educação para autonomia e emancipação

interdiscursividade entre Paulo Freire e Boaventura De Sousa Santos

Palavras-chave: Autonomia; Emancipação; Interdiscursividade

Resumo

O artigo apresenta uma análise em torno dos conceitos de autonomia e emancipação em Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos. Destaca a tensão histórica que ancora tais conceitos aos ideais de liberdade e democracia em um projeto de modernidade incompleto e, ainda, indagativo. O pensamento dos autores está entrelaçado numa perspectiva interdiscursiva de compreensão da emancipação como processo de reinvenção da humanidade. Os destaques conceituais se dão nas redefinições, bem como na compreensão ideológica apresentada por cada um. A objetividade engajada sugerida pelos autores é reafirmada em contraposição à falsa visão de neutralidade das teorias para o encaminhamento de pensar/agir político crítico, na tensão histórica entre regulação e emancipação. O percurso de análise interdiscursiva, ainda segue em busca de problematizar a indagação: como a escola nessa tensão histórica entre regulação e emancipação pode pensar possibilidades emancipatórias, como um constante devir? Por fim, destacase a potência de pensar autonomia e emancipação como movimento e luta constante no processo de construção de articulações coletivas com vistas ao fortalecimento dos setores populares.

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Biografia do Autor

Ângela Cristina Alves Albino, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas
em Políticas Curriculares (GEPPC). Diretora Estadual da Associação Nacional de Políticas e Administração
da Educação (ANPAE).

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Publicado
2021-09-17
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