Percebismo sobre a Óbice na BNCC para Construção de um Currículo que se Adeque aos Sujeitos da EJA
Palavras-chave:
Currículo, EJA, Base Nacional Curricular ComumResumo
O presente ensaio científico objetiva problematizar as dificuldades em construir um currículo que se adeque ao sujeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ausente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontando as percepções sobre os prejuízos dessa omissão no direito de acesso a condições de aprendizagem e escolarização. O texto esboça, de forma sucinta, descrições sobre a EJA traçando um percurso que parte da Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e percorre os documentos que afirmam a necessidade histórica de uma modalidade de ensino que minimize a dívida social com as pessoas excluídas do sistema educacional. Em continuidade, se evidencia as especificidades necessárias para a construção de um currículo direcionado ao sujeito da EJA que seja construído com bases no cotidiano afirmando e respeitando a diversidade e identidades de seu público. Chegou-se à conclusão que a ausência da EJA na BNCC abre um óbice que implica na dificuldade de se pensar um currículo específico pautado em políticas públicas que promovam propostas curriculares direcionadas à realidade e identidade dos sujeitos em prol da minimização das desigualdades, contribuindo com a permanência e conclusão dos estudantes que acessam e escolarizam com faixa etária desigual.
Palavras-chaves: Currículo, EJA, Base Nacional Curricular Comum.
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