Percebismo sobre a Óbice na BNCC para Construção de um Currículo que se Adeque aos Sujeitos da EJA

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Palavras-chave:

Currículo, EJA, Base Nacional Curricular Comum

Resumo

O presente ensaio científico objetiva problematizar as dificuldades em construir um currículo que se adeque ao sujeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ausente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontando as percepções sobre os prejuízos dessa omissão no direito de acesso a condições de aprendizagem e escolarização. O texto esboça, de forma sucinta, descrições sobre a EJA traçando um percurso que parte da Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e percorre os documentos que afirmam a necessidade histórica de uma modalidade de ensino que minimize a dívida social com as pessoas excluídas do sistema educacional. Em continuidade, se evidencia as especificidades necessárias para a construção de um currículo direcionado ao sujeito da EJA que seja construído com bases no cotidiano afirmando e respeitando a diversidade e identidades de seu público. Chegou-se à conclusão que a ausência da EJA na BNCC abre um óbice que implica na dificuldade de se pensar um currículo específico pautado em políticas públicas que promovam propostas curriculares direcionadas à realidade e identidade dos sujeitos em prol da minimização das desigualdades, contribuindo com a permanência e conclusão dos estudantes que acessam e escolarizam com faixa etária desigual.

Palavras-chaves: Currículo, EJA, Base Nacional Curricular Comum.

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Biografia do Autor

José Douglas Abreu Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Bacharelado em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Iguatu (2018), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras (2015) e Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos Filosófico-Teológicos Redemptoris Mater (2010). Especialista em Ciências da Religião (UCAM), em Atendimento Educacional Especializado na Diversidade (UFERSA) e Orientação e Mobilidade (IFCE).

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

ABREU ARAUJO, J. D. Percebismo sobre a Óbice na BNCC para Construção de um Currículo que se Adeque aos Sujeitos da EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 193–202, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/11317. Acesso em: 9 maio. 2024.