Percebismo sobre a Óbice na BNCC para Construção de um Currículo que se Adeque aos Sujeitos da EJA

Autores

Palavras-chave:

Currículo, EJA, Base Nacional Curricular Comum

Resumo

O presente ensaio científico objetiva problematizar as dificuldades em construir um currículo que se adeque ao sujeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ausente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontando as percepções sobre os prejuízos dessa omissão no direito de acesso a condições de aprendizagem e escolarização. O texto esboça, de forma sucinta, descrições sobre a EJA traçando um percurso que parte da Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e percorre os documentos que afirmam a necessidade histórica de uma modalidade de ensino que minimize a dívida social com as pessoas excluídas do sistema educacional. Em continuidade, se evidencia as especificidades necessárias para a construção de um currículo direcionado ao sujeito da EJA que seja construído com bases no cotidiano afirmando e respeitando a diversidade e identidades de seu público. Chegou-se à conclusão que a ausência da EJA na BNCC abre um óbice que implica na dificuldade de se pensar um currículo específico pautado em políticas públicas que promovam propostas curriculares direcionadas à realidade e identidade dos sujeitos em prol da minimização das desigualdades, contribuindo com a permanência e conclusão dos estudantes que acessam e escolarizam com faixa etária desigual.

Palavras-chaves: Currículo, EJA, Base Nacional Curricular Comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Douglas Abreu Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Bacharelado em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Iguatu (2018), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras (2015) e Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos Filosófico-Teológicos Redemptoris Mater (2010). Especialista em Ciências da Religião (UCAM), em Atendimento Educacional Especializado na Diversidade (UFERSA) e Orientação e Mobilidade (IFCE).

Referências

ANPED e ABdC. Exposição de Motivos sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/anped_abdc_contrabncc-emago2018final.pdf. Acesso em: jul.2018.

ARROYO, M. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Construção coletiva:

contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília, DF: UNESCO, MEC, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 35. ed. Brasília: Edições Câmara,

Disponível em: .Acesso em: 12 jul. 2017.

______. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Lei n° 9394/96.

LDB – Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

______. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Lei nº 13.005 de 25 de

junho de 2014.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer CNE/CEB

nº 11 de 10 de maio de 2000a.

______. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Resolução

CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000b.

______. Base Nacional Curricular Comum. Educação é a base. Brasília, 2016. Disponível em: http://

basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em 13.06.2019.

CAVALCANTI, A. S. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso

nas escolas públicas. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia. Vol. 1, nº 3, 172-186, 2011.

DI PIERRO, M. C. (Coord.). Centros públicos de educação de jovens e adultos no estado de São

Paulo. São Paulo: FEUSP, 2017. Disponível em: .

Acesso em: 30 jul. 2019.

FÓRUM EJA MINEIRO. Fórum Mineiro de EJA se manifesta sobre o Documento Base Nacional

Curricular Comum: A Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Minas Gerais, 2015. Disponível em: < http://forumeja.org.br/mg/node/1708>.

Acesso em: jun. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas,

MACEDO, E. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio

de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 285-296, 2006.

TORRES, R. M. Que (e como) é necessário aprender? Necessidades básicas de aprendizagem

e conteúdos curriculares. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

ABREU ARAUJO, J. D. Percebismo sobre a Óbice na BNCC para Construção de um Currículo que se Adeque aos Sujeitos da EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 193–202, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/11317. Acesso em: 19 nov. 2024.