A Concordância Verbal na Educação de Jovens e Adultos
reflexão e proposta metodológica
Palavras-chave:
Concordância Verbal, Educação de Jovens e Adultos, EnsinoResumo
A concordância verbal é um mecanismo sintático em que ocorre a seleção das marcas de reiteração entre sujeito e verbo. Através da pesquisa, pretende-se refletir sobre a concordância verbal na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como também propor metodologias para o ensino da concordância verbal (CV) com base em letras de músicas. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com BAGNO (2001 e 2002), BECHARA (2009), BORTONI-RICARDO (2008), BRANDÃO (2008), POSSENTI (1996), SCHERRE, NARO & CARDOSO (2014), VIEIRA (2008), entre outros, procurou-se enfatizar que o ensino dos mecanismos sintáticos da CV deve ser pautado não unicamente na gramática tradicional, mas em consonância com a variedade do falante (aluno). Concluiu-se que os chamados “erros” são passíveis de análise como afirmam as vertentes de análise linguística que consideram a variabilidade. Assim, as ocorrências de “erro” possuem algum fator condicionante que fez a oração apresentar a variação discordante das regras prescritas na gramática tradicional (GT). Em relação às metodologias de ensino, espera-se estar contribuindo para um ensino mais produtivo e atrativo nas aulas de Língua Portuguesa, no que se refere ao ensino da CV a alunos da EJA e assim fazer com que os alunos dessa modalidade aprendam com mais propriedade esse mecanismo sintático de concordância. Para isso, as metodologias foram desenvolvidas no intuito de servir como auxílio no ensino da concordância verbal e explicar os casos de sujeito posposto ao verbo e a outra destinada ao caso de sujeito coletivo.
Downloads
Referências
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? 14. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
__________. Português ou Brasileiro? Um Convite á Pesquisa. In. Linguagem; V. 1. São Paulo: Parábola
Editorial, 2001.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: A Sociolinguística na Sala de Aula. 5. ed.
São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRANDÃO, S. F. Concordância nominal. In. ____________. VIEIRA, S. R.: BRANDÃO, S. F. Ensino
de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. In. Coleção Leituras no Brasil. 61. ed.
Campinas, SP: Mercado de Letras-Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SCHERRE, M. M., NARO, A. J. & CARDOSO, C. R. O papel do tipo de verbo na concordância verbal no
português brasileiro. Disponível em:
mit.edu/cilene/www/DELTA-LOBATO/SCHERRENARO-CARDOSO.pdf>. Acesso em: 03 Abr. 2014.
VIEIRA, S. R. Concordância verbal. In.: ____________.
VIEIRA, S. R.: BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel de Sousa dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.