A Concordância Verbal na Educação de Jovens e Adultos

reflexão e proposta metodológica

Autores

  • Daniel de Sousa dos Santos UNIR

Palavras-chave:

Concordância Verbal, Educação de Jovens e Adultos, Ensino

Resumo

A concordância verbal é um mecanismo sintático em que ocorre a seleção das marcas de reiteração entre sujeito e verbo. Através da pesquisa, pretende-se refletir sobre a concordância verbal na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como também propor metodologias para o ensino da concordância verbal (CV) com base em letras de músicas. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com BAGNO (2001 e 2002), BECHARA (2009), BORTONI-RICARDO (2008), BRANDÃO (2008), POSSENTI (1996), SCHERRE, NARO & CARDOSO (2014), VIEIRA (2008), entre outros, procurou-se enfatizar que o ensino dos mecanismos sintáticos da CV deve ser pautado não unicamente na gramática tradicional, mas em consonância com a variedade do falante (aluno). Concluiu-se que os chamados “erros” são passíveis de análise como afirmam as vertentes de análise linguística que consideram a variabilidade. Assim, as ocorrências de “erro” possuem algum fator condicionante que fez a oração apresentar a variação discordante das regras prescritas na gramática tradicional (GT). Em relação às metodologias de ensino, espera-se estar contribuindo para um ensino mais produtivo e atrativo nas aulas de Língua Portuguesa, no que se refere ao ensino da CV a alunos da EJA e assim fazer com que os alunos dessa modalidade aprendam com mais propriedade esse mecanismo sintático de concordância. Para isso, as metodologias foram desenvolvidas no intuito de servir como auxílio no ensino da concordância verbal e explicar os casos de sujeito posposto ao verbo e a outra destinada ao caso de sujeito coletivo. 

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Biografia do Autor

Daniel de Sousa dos Santos, UNIR

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2011), graduação em Letras – Inglês pela Universidade de Uberaba (2022), graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Internacional (2021) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2017). Atualmente é doutorando da Universidade Federal de Rondônia e professor temporário da Prefeitura Municipal de Santarém. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, concordância verbal, eja, gênero e lei 10.639/03.

Referências

BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? 14. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

__________. Português ou Brasileiro? Um Convite á Pesquisa. In. Linguagem; V. 1. São Paulo: Parábola

Editorial, 2001.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: A Sociolinguística na Sala de Aula. 5. ed.

São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRANDÃO, S. F. Concordância nominal. In. ____________. VIEIRA, S. R.: BRANDÃO, S. F. Ensino

de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. In. Coleção Leituras no Brasil. 61. ed.

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SCHERRE, M. M., NARO, A. J. & CARDOSO, C. R. O papel do tipo de verbo na concordância verbal no

português brasileiro. Disponível em:

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VIEIRA, S. R. Concordância verbal. In.: ____________.

VIEIRA, S. R.: BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

SANTOS, D. de S. dos. A Concordância Verbal na Educação de Jovens e Adultos: reflexão e proposta metodológica. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 185–192, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/11211. Acesso em: 9 maio. 2024.