Reflexões em Educação de Jovens e Adultos a Partir da Experiência Docente
Palavras-chave:
Educação, Educação de Jovens e Adultos, Sujeitos, SaberesResumo
Este artigo intitulado “Educação de jovens e adultos: contexto, sujeitos e saberes necessários” sobre Educação de Jovens Adultos (EJA) constitui-se como um desdobramento de minha Pesquisa do Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), intitulada “Culturas juvenis na escola pública: contextos de uma instituição de ensino médio em Tucano-BA”, sob a orientação de Dr. Miguel Almir Lima de Araújo. A Educação de Jovens Adultos (EJA) configura-se como uma modalidade da Educação Básica e como um direito para os cidadãos brasileiros que não tiveram condições de cursar na idade adequada os estudos, a qual pode promover o acesso e o domínio da leitura e da escrita, bem como ascensão socioeconômica. Para compreender a Educação de jovens e adultos utilizamos a abordagem qualitativa com, aproximação etnográfica. O artigo foi estruturado objetivando realizar uma reflexão sobre a EJA no Brasil e no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (CELEM), além de construir um breve registro a partir de minhas experiências docente na rede pública de educação sobre educando deste segmento, assim, para melhor interpretar e construir o objeto de estudo, a EJA no CELEM, utilizamos dados da dissertação de mestrado e pesquisa bibliográfica. Nessa perspectiva, os resultados obtidos permitem concluir que a experiência educativa da EJA vem buscando valorizar a cultura, a formação intelectual, profissional e cidadã dos estudantes da EJA, visando uma aproximação entre escola e alunos, porém necessita abrir espaços dando voz aos sujeitos da EJA, considerando os contextos existenciais e assim suas condições de vida.
Palavras-chaves: Educação. Educação de Jovens e Adultos. Sujeitos. Saberes.
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