Reflexões em Educação de Jovens e Adultos a Partir da Experiência Docente

Autores

  • Magali Suzana Santos Uefs

Palavras-chave:

Educação, Educação de Jovens e Adultos, Sujeitos, Saberes

Resumo

Este artigo intitulado “Educação de jovens e adultos: contexto, sujeitos e saberes necessários” sobre Educação de Jovens Adultos (EJA) constitui-se como um desdobramento de minha Pesquisa do Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), intitulada “Culturas juvenis na escola pública: contextos de uma instituição de ensino médio em Tucano-BA”, sob a orientação de Dr. Miguel Almir Lima de Araújo. A Educação de Jovens Adultos (EJA) configura-se como uma modalidade da Educação Básica e como um direito para os cidadãos brasileiros que não tiveram condições de cursar na idade adequada os estudos, a qual pode promover o acesso e o domínio da leitura e da escrita, bem como ascensão socioeconômica. Para compreender a Educação de jovens e adultos utilizamos a abordagem qualitativa com, aproximação etnográfica. O artigo foi estruturado objetivando realizar uma reflexão sobre a EJA no Brasil e no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (CELEM), além de construir um breve registro a partir de minhas experiências docente na rede pública de educação sobre educando deste segmento, assim, para melhor interpretar e construir o objeto de estudo, a EJA no CELEM, utilizamos dados da dissertação de mestrado e pesquisa bibliográfica. Nessa perspectiva, os resultados obtidos permitem concluir que a experiência educativa da EJA vem buscando valorizar a cultura, a formação intelectual, profissional e cidadã dos estudantes da EJA, visando uma aproximação entre escola e alunos, porém necessita abrir espaços dando voz aos sujeitos da EJA, considerando os contextos existenciais e assim suas condições de vida.

Palavras-chaves: Educação. Educação de Jovens e Adultos. Sujeitos. Saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Suzana Santos, Uefs

Doutorado em Educação pela Universidade Interamericana de Assunção/Paraguai (2022). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), 2019. Habilitada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO); Especialização em Metodologia Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB). Professora da Rede Pública de Educação da Bahia

Referências

AGÊNCIA IBGE. PNAD Educação 2019: mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Disponível em:< https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala- de

-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade- das

-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino- medio#:~:text=Em%202019%2C%20

a%20taxa%20de,dos%20cursos%20da%20educa%C3% A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica>.

Acesso em 01 de Nov./2020.

BAHIA. Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tempos Formativos – Eixo VI e Eixo VII. Disponível

em: <http://escolas.educacao.ba.gov.br/temposformativosadultos> Acesso em: 03 de Nov./2020.

BRASIL, Senado. Artigo 205. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_205_.asp#>.

Acesso em: 03 de Nov./2020.

CELEM. Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. Projeto Político-Pedagógico: a identidade da escola e dos sujeitos que a constituem. Tucano-BA, 2011.

CIAVATTA, Maria; RUMMERT, Sonia Maria. As implicações políticas e pedagógicas do currículo na

educação de jovens e adultos integrada à formação profissional. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p.

-480, abr.-jun. 2010.

FERREIRA, Edna Maria de Oliveira; VITORINO, César Costa. Passageiros da noite: do trabalho para a

EJA. Itinerários pelo direito a uma vida justa. Revista Brasileira de Educação. v. 24 e 240007. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.

GODINHO, A. C.; FISCHER, M. C. Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e

adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 75, p.

-354, mai./jun. 2019.

GOUVEIA, Daniele da Silva Maia; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA EJA: DILEMAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Ensaio: Belo Horizonte, v.17, n. 3, p. 749-767, setdez., 2015.

PAULA, Claudia Regina de; OLIVEIRA, Maria Cristina de. Educação de jovens e adultos: a educação

ao longo da vida. Curitiba: Ibpex, 2011.

RODRIGUES, Zwinglio Alves; José SANTOS, Jackson Reis dos. Educação de Pessoas Jovens, adultas e

idosas – Interfaces entre direito à educação, educação popular, currículo(s) e saberes experienciais.

Currículo(s) na EPJAI: considerações sobre o caráter multíplice e diferenciado dessa modalidade

educativa. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo. 2017

SANTOS, José Jackson Reis dos. Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas

jovens e adultas. Práxis Educacional. Vitória da Conquista v. 6, n. 8 p. 157-176, jan./jun. 2010.

SANTOS. Magali Suzana Santos. Culturas Juvenis na Escola Pública: contextos de uma instituição

de ensino médio em Tucano-BA. Dissertação do Mestrado em Educação/UEFS, 2019.

SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. O ensino jesuítico no período

colonial brasileiro: algumas discussões. Educar,Curitiba- Editora UFPR n. 31, p. 169-189, 2008.

SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Formação de educadores na educação de

jovens e adultos (Eja): alinhavando contextos e tecendo possibilidades Educação em Revista, vol.32

no.4, Belo Horizonte Oct./Dec. 2016.

SPOSITO, Marília Pontes; SOUZA, Raquel. Juventude e Educação: interações entre a educação escolar e a educação não-formal. Realidade & Educação, jul./dez., 2008, p. 83-97

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

THOMPSON, E.P. Educação e experiência. In: THOMPSON, E.P. Os românticos: a Inglaterra na era

revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 11-47.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-14

Como Citar

SANTOS, M. S. Reflexões em Educação de Jovens e Adultos a Partir da Experiência Docente. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 172–184, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/10146. Acesso em: 19 nov. 2024.