Análise de material didático: Como se aborda o tema “Tráfico de animais silvestres nas escolas?”

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Mots-clés :

livro didático , tráfico de animais, escola, biodiversidade

Résumé

O presente trabalho procurou identificar se o tema “Tráfico de Animais Silvestres” faz parte do componente curricular de três escolas da microrregião de Senhor do Bonfim – BA, e quais os recursos didáticos utilizados para abordar o tema. Para este fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da análise dos livros de biologia e geografia, do 1° ao 3° ano, e aplicado um questionário estruturado aos docentes para verificar de que forma o material didático é utilizado e qual a percepção dos docentes sobre o tema. A temática foi encontrada nos livros intitulados como: LD03, LD06, LD09, LD10 e LD12. Tanto os livros de biologia quanto de geografia fazem um apanhado geral da biodiversidade e dos problemas que a natureza tem sofrido nos últimos anos, alguns em um único capítulo ou subdivididos. Os temas mais discutidos foram à preservação do meio ambiente e a extinção de espécies, visando esclarecer os danos ao qual a natureza tem sido exposta. Ocorre a abordagem sobre o tráfico de animais silvestres em alguns capítulos, mas ainda pouco contextualizada considerando o impacto que esta atividade ocasiona à biodiversidade. No geral não houve a utilização de outro material paradidático. Constatou-se que o tráfico de animais não é um conteúdo priorizado na grade curricular e nem faz parte das atividades dos docentes, mesmo sendo tão fundamental no processo educativo. Apesar dos professores considerarem o tema importante, não há relevância dentro do contexto escolar por não haver tempo suficiente dentro do programa de curso.

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Rosana Silva Peixoto, UNEB - DEDCVII

Departamento de Educação - Campus VII, LABZOO

 

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Publié-e

2023-11-22

Comment citer

Peixoto, R. S., & Souza, R. S. (2023). Análise de material didático: Como se aborda o tema “Tráfico de animais silvestres nas escolas?”. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 3(01). Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/17077