Analysis of courseware: How the theme is approached “Wild animals trafficking in schools?”
Keywords:
livro didático , tráfico de animais, escola, biodiversidadeAbstract
O presente trabalho procurou identificar se o tema “Tráfico de Animais Silvestres” faz parte do componente curricular de três escolas da microrregião de Senhor do Bonfim – BA, e quais os recursos didáticos utilizados para abordar o tema. Para este fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da análise dos livros de biologia e geografia, do 1° ao 3° ano, e aplicado um questionário estruturado aos docentes para verificar de que forma o material didático é utilizado e qual a percepção dos docentes sobre o tema. A temática foi encontrada nos livros intitulados como: LD03, LD06, LD09, LD10 e LD12. Tanto os livros de biologia quanto de geografia fazem um apanhado geral da biodiversidade e dos problemas que a natureza tem sofrido nos últimos anos, alguns em um único capítulo ou subdivididos. Os temas mais discutidos foram à preservação do meio ambiente e a extinção de espécies, visando esclarecer os danos ao qual a natureza tem sido exposta. Ocorre a abordagem sobre o tráfico de animais silvestres em alguns capítulos, mas ainda pouco contextualizada considerando o impacto que esta atividade ocasiona à biodiversidade. No geral não houve a utilização de outro material paradidático. Constatou-se que o tráfico de animais não é um conteúdo priorizado na grade curricular e nem faz parte das atividades dos docentes, mesmo sendo tão fundamental no processo educativo. Apesar dos professores considerarem o tema importante, não há relevância dentro do contexto escolar por não haver tempo suficiente dentro do programa de curso.
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